Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como trabalhar os números de 1 a 10 com a parlenda "A galinha do vizinho"

 

28/10/2011

Autor y Coautor(es)
Ana Franciele Nhaia
imagem do usuário

UNIAO DA VITORIA - PR MARIDALVA DE F PALAMAR E M PROF E I E F

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico.
  • Desenvolver a expressão oral.
  • Relacionar o número a quantidade.
  • Participar de brincadeiras coletivas.
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibam contar oralmente até 10, pra facilitar a relação entre número e quantidade.

Estratégias e recursos da aula
  • AULA 1

Iniciar a aula com a brincadeira "Galinha choca", de preferência ao ar livre ou na quadra, pois é uma brincadeira que exige espaço para correr.

 

Descrição da brincadeira:

      Fazer um círculo com as crianças, elas ficam sentadas no chão. Por fora da roda, uma criança fica com uma bola nas mãos, um lenço, ou outro objeto qualquer simbolizando o “ovo”. A criança por fora da roda diz: “A galinha chocou”. As crianças da roda respondem: “Não podemos dizer nem para vovó, nem para o vovô.” 
      As crianças no círculo olham para frente, pois a que está com o “ovo” na mão deseja colocá-lo atrás de um colega distraído. Quando isto acontecer, a criança deverá perceber, pegar o “ovo” e correr atrás da criança que estava andando fora do circulo. Quando alguém fica com o ovo e não percebe, normalmente os seus colegas do círculo podem avisar, caso este consiga pegar o colega que colocou o “ovo”, este irá para o meio da roda e todos cantarão: "Galinha Choca botou um ovo, comeu minhoca" , caso contrário o antigo dono do “ovo” sentará no lugar daquele que estava sentado. 
 
Após todas as crianças ter oportunidade de participar da brincadeira, retornar para a sala e deixar as crianças falarem o que sabem sobre as galinhas, quem já viu uma, para que ela é útil para o nosso dia-a-dia.
 
Assistir o vídeo "A galinha do vizinho, bota ovo amarelinho..."
 
 
Explicar as crianças que o que assistiram é uma parlenda. Que parlendas são versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira.
 
Coletivamente montar um cartaz, ilustrando a parlenda trabalhada. Cada aluno deve colar uma tampinha de garrafa pet representando os ovos da galinha do vizinho.
 
 
Após o cartaz estar confeccionado, contar oralmente a quantidade de tampinhas coladas em cada linha, e registrar o numeral ao lado.
   
  • AULA 2

Relembrar a parlenda trabalhada, fazer leitura coletiva do cartaz confeccionado na aula anterior.
Entregar a cada criança a parlenda para observar, ler e pintar. Explicar que deverão procurar na parlenda as palavras e os números que estão faltando e completar. Desenhar a quantidade de ovos que a galinha botou em cada verso.
Atividade    at.1
FONTE: acervo da autora
 
Na próxima atividade, os alunos deverão pintar a quantidade de ovos que a galinha do vizinho botou.
Pintar ovos   at.2
FONTE: acervo da autora
 
  • AULA 3

Mostrar o slide "Vamos aprender a contar com a Galinha pintadinha", pedindo que as crianças contem coletivamente a quantidade de ovos que a galinha pintadinha botou.
 
 Entregar a cada criança 10 ovos para pintar e recortar.
ovos  
FONTE: acervo da autora
 
Explicar que precisam colar os ovos da galinha na ordem correta, começando do 1 até chegar ao 10.
GALINHA   at.3
FONTE: acervo da autora
 
  • AULA 4

 
Fazer a dobradura da galinha.
dobradura
 
Entregar a cada criança uma folha de atividade e solicitar que colem sua dobradura no centro da folha e, que enfeitem com lápis de cor a sua galinha.
Entregar papel crepon amarelo e solicitar que façam bolinhas, para representar os ovos da galinha.
Colar a quantidade de bolinhas em cada conjunto.
. atividade   at.4
FONTE: Acervo da autora
 
Outra sugestão é usar a dobradura da galinha e os ovos numerados para trabalhar essa parlenda, recortando e colando os ovos de acordo com a ordem crescente ou até mesmo decrescente.
at.5
 
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação consiste na observação do professor no desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades realizadas. Pois assim o professor será capaz de perceber se seus alunos conseguiram estabelecer relação entre os números de 1 a 10 a sua quantidade.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 42 calificaciones

  • Cinco estrelas 27/42 - 64,29%
  • Quatro estrelas 14/42 - 33,33%
  • Três estrelas 1/42 - 2,38%
  • Duas estrelas 0/42 - 0%
  • Uma estrela 0/42 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.