28/04/2015
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
- Conhecer melhor a escola e seu funcionamento.
- Valorizar a escola bem como as relações no ambiente escolar.
- Pesquisar dados e fatos sobre sua escola.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Esta aula tem como objetivo trabalhar com o aluno uma visão mais ampla e mais completa da escola como um sistema integrado por diferentes pessoas, diferentes atividades, uma engrenagem. O propósito é conhecer todos aqueles que fazem a escola funcionar, sensibilizando os alunos para a valorização dos colaboradores para que haja um ambiente propício ao ensino.
Aulas 1 e 2 - Iniciando a conversa
a) Inicie a aula questionando os alunos a respeito do funcionamento da escola e das pessoas que a fazem funcionar:
1) Você sabe para que serve a escola?
2) A sua escola é particular ou pública?
3) Vocês sabem quem financia e fiscaliza para saber se a escola está cumprindo sua finalidade?
4) Você sabe o valor do orçamento destinado para a manutenção da escola?
5) Vocês sabem quem administra a escola?
6) Vocês conhecem a diretora, a vice-diretora, a coordenadora, a assessora, a supervisora, o secretário, a cozinheira, o porteiro e qual a função de cada um?
7) Vocês sabem quantos alunos têm em sua escola?
8) Vocês sabem quantos são os professores desta escola? Vocês conhecem todos?
9) Vocês sabem como e quem escolhe os professores e funcionários administrativos para trabalhar na sua escola?
10) Qual é a idade da sua escola? Qual o nome do seu fundador?
11) Quem decide sobre as questões pedagógicas e administrativas da sua escola?
b) Após estes questionamentos, proponha aos alunos uma pesquisa para que possam melhor conhecer a escola. Planeje essa pesquisa juntamente com os alunos. É importante conhecer uma escola para entender como funciona o sistema educacional brasileiro, para a valorização da educação, os espaços educativos e os profissionais que trabalham para que tudo isto possa acontecer. É importante o aluno saber que a escola não se reduz somente a aluno, professor e sala de aula.
1) Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos. Cada grupo ficará responsável por uma parte da pesquisa. 2) Pergunte aos alunos o que gostariam de pesquisar e conhecer melhor sobre a escola. Seguem abaixo, sugestões sobre o que pesquisar, caso os alunos precisem de sugestões:
3) Dê um tempo de 50min para que os alunos planejem esta pesquisa, circule entre os grupos oferecendo ajuda. Os grupos devem pensar sobre:
- Os materiais necessários para a pesquisa (cadernos, lápis, caneta, notebook, câmeras, celulares etc.).
- A metodologia de pesquisa: pesquisa documental, pesquisa de campo, pesquisa entrevistando pessoas, pesquisa na comunidade colhendo fotos, fatos, buscando fontes, prever a metodologia de coleta, análise e sistematização dos dados da pesquisa.
Sugestão de site sobre metodologia de pesquisa:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Metodologia da pesquisa científica. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf, acesso em 17 de novembro de 2014. Os alunos vão ler a partir da página 30.
- O tempo necessário para esta pesquisa.
- A atividade de cada um: agendamento de entrevistas, busca de documentos, organização do material, compilação dos dados, edição dos vídeos, organização de fotos.
c) Terminada esta fase, cada grupo apresenta o plano de pesquisa para o professor em 10 minutos.
d) Para auxiliar os alunos na pesquisa, segue endereço eletrônico com informações detalhadas sobre etapas da pesquisa proposto por Franco Noce, intitulado Planejamento de Projetos: fases e etapas, disponível em: http://www.aleixomkt.com.br/fisio/41.pdf, acesso em 10 de novembro de 2014.
e) Orientar os alunos sobre o horário de realização da pesquisa, pois a mesma deverá acontecer fora do horário de aula e também da escola. Oriente também sobre a busca de documentos e fotos.
Imagem disponível em: http://www.sismmar.com.br/noticias/ler/460/7_de_agosto___dia_estadual_do_a_funcionario_a_de_escola, acesso em 01 de abril de 2015.
Aula 3 - O documentário
Nesta aula, os alunos irão assistir a um documentário para que possam pensar um pouco mais sua pesquisa.
a) Leve os alunos para o Laboratório de Informática.
b) Cada grupo assistirá ao documentário juntos.
c) Solicite que acessem o documentário postado no Youtube Documentário - Escola Municipal Rosa da Fonseca, duração: 6min19seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c-HaA8i6dkY, acesso em 30 de outubro de 2014.
d) Enquanto assistem ao documentário, os grupos irão registrar informações, observar qual foi a metodologia usada e outros aspectos que possam chamar a atenção.
e) Terminada a exibição do vídeo, os grupos, de posse de seus planejamentos, reveem os mesmos fazendo as devidas alterações, se necessário.
Imagem disponível em: https://atemeducacao.wordpress.com/2014/06/23/sobre-o-recesso-escolar-para-os-funcionarios-de-escola/, acesso em 01 de abril de 2015.
Aulas 4 e 5 - A realização da pesquisa
Nestas aulas, os grupos irão coletar as informações, buscar fontes, entrevistar pessoas, enfim realizar as etapas necessárias da pesquisa. Dê aos grupos o suporte necessário para a organização dos dados e de toda informação coletada durante a pesquisa.
Aulas 6 e 7 - Apresentação da pesquisa
Nesta aula, os alunos irão apresentar os resultados da pesquisa feita fora do horário da aula. O professor instruirá os grupos para que preparem o material e marcará a data desta socialização dos materiais que coletaram: os registros, fotos, gravações etc.
Solicite a cada grupo que contemple nas suas apresentações a opinião do grupo sobre a contribuição da pesquisa para que conhecessem um pouco mais sobre a escola, sua história e sobre os profissionais que a fazem a funcionar.
a) Cada grupo terá 20 minutos para apresentar seus resultados.
b) O professor fará um sorteio da ordem de apresentação dos grupos.
c) Terminadas as apresentações, realize um fórum com os alunos para discutir e avaliar a experiência vivenciada.
Sugestão:
- O professor ficará como presidente do fórum com 3 alunos mediadores.
- A turma se reúne em forma de círculo e cada um terá 3min para se manifestar.
- Os mediadores controlam o tempo de fala, a ordem de inscrição para a fala e o andamento do fórum.
- O professor dá o direito de fala e sempre faz as conclusões chamando a turma para a tomada de decisões.
- Um mediador faz a ata e registra as decisões tomadas, compila este material e apresenta para a turma.
Roteiro:
a) Quais foram os maiores obstáculos ao fazer a pesquisa?
b) O que foi mais fácil na pesquisa?
c) Houve algo marcante na experiência, algo curioso, algo inusitado?
d) Houve dados que vocês não conseguiram obter?
e) Quem mais facilitou o trabalho de vocês?
d) Socializar a pesquisa com a comunidade escolar em uma apresentação programada ou uma exposição dos dados em painéis.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_QFsaXlnZubI/TNuWC7t7fwI/AAAAAAAAAGI/iiF0f0QmZv8/s200/ELEI%25C3%2587%25C3%2583O+EEAF+2010+-+OK.png, acesso em 30 de outubro de 2014.
1. FERREIRA, Ruy. O que é pesquisa científica. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAp2UAA/que-pesquisa-cientifica, acesso em 09 de novembro de 2014.
2. DINIZ, Debora e GUILHEM, Dirce. O que é ética em pesquisa. Brasiliense, 2008.
O ideal é que esta avaliação ocorra ao longo das aulas ao acompanhar os alunos nas etapas do desenvolvimento da pesquisa. Faça fóruns regulares com os alunos após cada etapa da aula e durante a realização da pesquisa para acompanhar a evolução dos mesmos.
Utilize o documentário para avaliar a qualidade do conhecimento produzido pelos alunos e se os objetivos propostos para esta aula foram alcançados.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/05/2015
Cinco estrelasMuito boa mesmo!
30/04/2015
Quatro estrelasAChei Muito Bacana O Tema Proposto E A Metodologia Do Trabalho. É De Extrema Importância Que Os Alunos Conheçam A História Da Escola Através De Uma Pesquisa Concreta Feita Por Eles. Isso Ganha Mais Sentido. A Ideia Do Documentário Demostra Na Prática Como Poderiam Realizar Essa Pesquisa, Considero Ter Esclarecido Qual A Proposta Do Trabalho. O Roteiro Do Final Da Pesquisa Ajuda A Pontuar Aspectos Importantes De Uma Pesquisa De Campo. E Podem Analisar Elementos Que Permitiram Compor A Pesquisa.