23/01/2015
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Não são necessários conhecimento prévios.
Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012). Essa aula também atende as exigências da lei 10.639, que tem por objetivo estudar a cultura africana, a história da África e a história da cultura afro-brasileira.
Espera -se com essa aula que o aluno do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental Inicial possa conhecer a localização da África, dos seus países e um pouco da cultura africana, geralmente vista de forma preconceituosas em nossa sociedade. Nesse sentido, a aula proporcionará um olhar de alteridade para com a cultura africana e afro - brasileira.
Professor organize a sala em círculo, inicie a aula com a apresentação da letra da música, África do grupo Palavra Cantada, por meio de uma projeção com o data show. Letra da música disponível em: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/africa.html. Acesso em 09/10/2014. Em seguida, solicite que cada criança leia um trecho música, após todos realizarem a leitura, exibir a gravação da música em vídeo, África – DVD 3D “Show Brincadeiras Musicas da Palavra Cantada". Duração 3min39seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yGv47mv7874. Acesso em 09/10/2014.
Após a execução da música, propor um debate com o objetivo de apresentar o continente Africano e os seus vários países.
Sugestão de questão para o debate.
Professor, após a fala dos alunos explique que a África é um continente, assim como o continente americano, e que ela tem diferentes países. Na música, são citados, oito países dos 53 existentes na África atualmente.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-hNjIi576TwE/TlWIYoZcQ6I/AAAAAAAADso/wHNDYwsLmKY/s640/omelhorimagem.jpg. Acesso em 21/11/2014.
Segundo momento
Depois de ouvir a música África, apresentar no data show, o mapa do mundo. Após apresentação do mapa, solicitar que os alunos identifiquem o continente africano. Nesse momento, é importante relembrar o conceito de continente e salientar o nome de outros continentes como o Americano, Europeu, Asiático e a Oceania.
Sugestão de mapa interativo:
IBGE. Países@, disponível em:http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php. Acesso em 11/10/2014.
Mapa Mundi
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-CGdeu-ZN1EY/UctcXZ0gSqI/AAAAAAAACTE/RbSj9a4i2YM/s1600/002.jpg . Acesso em 09/11/2014.
Professor, após a visualização do mapa do mundo, apresentar também, o mapa político do continente Africano. Solicitar que cada aluno identifique no mapa os países mencionados na música, África. Em seguida, organizar os alunos em duplas, e disponibilizar uma fotocópia do mapa político da África com a sugestão de atividade.
Disponível em: http://neusapereira.zip.net/images/MAPA.JPG. Acesso em 09/11/2014.
Atividade
Solicite aos alunos que localizem no mapa abaixo os países Africanos citados na música África em seguida pinte:
1- O Senegal de verde.
2- A Nigéria de amarelo.
3- O Gabão de alaranjado.
4- O Sudão do Sul de cinza.
5- A Tanzânia de vermelho.
6- A Namíbia de rosa.
7- A Guiné-Bissau de marrom.
Terceiro Momento
No Laboratório de informática da escola, organizar os alunos em duplas. Em seguida, propor que cada dupla pesquise sobre um país citado na música. São eles: Senegal, Nigéria, Gabão, Sudão do Sul, Tanzânia, Namíbia e Guiné-Bissau.
Cada dupla deverá pesquisar as seguintes informações de cada país.
a) Dialeto.
b) Costumes.
c) Como se vestem.
d) Condições de vida.
e) O que tem em comum com os brasileiros.
Após a pesquisa, sugerir a elaboração de um texto informativo sobre a África. É importante orientar os alunos, que esse texto, deverá contemplar todas as discussões realizadas em sala de aula sobre a África.
Sugestões de sites para pesquisa dos alunos:
CENTRO DE NEGÓCIOS, CULTURA E COOPERAÇÃO NIGÈRIA-BRAZIL. Instituto de Arte e Cultura Yoruba, disponível em: http://nigeriabrazil.org/site/instituto-de-arte-e-cultura-yoruba/. Acesso em 14/11/2014.
WIKIPÉDIA. Guiné-Bissau, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guin%C3%A9-Bissau. Acesso em 14/11/2014.
KIMBIZA. Bantu, duração 6min35seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7teu652AJmo#t=18. Acesso em 14/11/2014.
DICIONÁRIO INFORMAL. Bantu, disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/bantu/. Acesso em 14/11/2014.
WIKIPÉDIA. Mitologia bantu, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_bantu. Acesso em 14/11/2014.
Quarto momento
Organizar os alunos em círculo, nesse momento, solicitar as duplas que realizem a leitura em voz alta do texto produzido. Na sequencia, talvez seja interessantes propor que os alunos ilustrem o seu texto com imagens representando a cultura africana e a sua contribuição para a cultura brasileira. Em seguida, o professor deverá disponibilizar os textos no blog da turma ou da escola. É importante que antes de divulgar as produções dos alunos no blog eles escolham conjuntamente um título para os trabalhos. Sugestão: “Conhecendo a África”, “A Cultura africana” e “Um continente: África”.
CARVALHO. Leandro. Lei 10.639 e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/lei-10639-03-ensino-historia-cultura-afro-brasileira-africana.htm. Acesso em 09/11/2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade2_MIOLO.pdf. Acesso em 09/11/2014.
A avaliação é processual e gradativa, o professor deverá observar o interesse dos alunos pelas atividades propostas, a organização e elaboração das respostas dadas aos questionamentos do professor. Avalie também o texto, observando se há coerência nas informações relatadas com a pesquisa realizada. Observe também, através do conteúdo da exposição oral e dos textos de cada dupla, se os alunos conseguiram ampliar o seu conhecimento sobre a cultura da África e sua contribuição para com o povo brasileiro.
Quatro estrelas 17 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/01/2016
Cinco estrelasEssa sugestão de Aula está maravilhosa, servirá muito para o meu trabalho como coordenadora pedagogia. servirá de modelo para os nossos professores trabalharem as relações étnicos-raciais. Uma vez que, esse Ano estaremos implantando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
17/11/2015
Cinco estrelasTrabalho maravilhoso!!!!
16/11/2015
Cinco estrelasÓtima aula!!!
04/07/2015
Quatro estrelasGostei muito da aula porque trabalha com musica, mapa e trabalhja bem a questão das TIC que é muito importante no momento.
25/06/2015
Cinco estrelasBoa tarde, Excelente plano professora. Penso que o professor que almeja elevar o conhecimento dos alunos, é fundante trabalhar com formação humana. Assim um plano tem que ter definido: Objetivos , metodologia, referencial, avaliação de forma sistematizado. Essa é forma que atua na minha disciplina de atuação. Parabéns
19/06/2015
Cinco estrelasTrabalho excelente, muito bom...
19/06/2015
Cinco estrelasExcelente
17/06/2015
Cinco estrelasEstive dando uma olhada nas atividades divercificadas e gostei.
14/06/2015
Cinco estrelasObjetivo claros. Avaliação já está sendo processual no ato da atividade. Gosto desse alinhamento, pois os alunos devem saber como serão avaliados. O que estudarão, como será feito esse percurso e como serão avaliados.
10/06/2015
Cinco estrelasExcelente!
09/06/2015
Quatro estrelasEsse plano de aula ficou muito bem elaborado! Eu tenho trabalhado com minha turma do 1º ano ensino fundamental a música Pindorama,eles gostam muito.
09/06/2015
Cinco estrelasExcelente
01/06/2015
Cinco estrelasExcelente aula..vou utilizá-la com meus alunos da EJA, tenho certeza que será um sucesso!...Obrigada pela contribuição.
13/02/2015
Cinco estrelasSou graduando do curso de história na UFPI no campus de Picos -PI e durante a graduação percebo a necessidade de aprofundamento sobre a Africa, juntamente com o PIBID, percebo o quanto é importante e necessário o estudo sobre o continente africano. Gostei muito da proposta da professora. Parabéns.
12/02/2015
Quatro estrelasAula criativa , e prazerosa . Parabéns!
26/01/2015
Quatro estrelasCriativa a forma de abordagem sobre um tema de grande importância para a conhecimento e valorização da cultura africana na constituição da sociedades brasileira.
23/01/2015
Cinco estrelasExcelente, explorou muito bem o tema com uma diversidade de atividades. Parabéns