15/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
“A criança aprende efetivamente quando relaciona o que aprende com seus próprios interesses”. (ROSSINI,2003)
O uso do gênero textual prescritivo em sala de aula, no caso em estudo, a receita culinária, é adequado para o ensino de conteúdos importantes não apenas de linguagem, mas também conteúdos relacionados com a alimentação, hábitos familiares, desenvolvimento de habilidades de criação, etc.
As aulas que aqui serão propostas têm os objetivos de:
1) desenvolver a integração e a descontração entre os alunos;
2) explorar o conhecimento de mundo deles;
3) ampliar a capacidade escrita a partir de textos não-verbais;
4) fazer com que os alunos sejam capazes de decodificar o gênero receita;
5) desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso de imagens;
6) aprender a atuar nas situações de escolha em grupos.
Indague aos alunos se eles gostam de cozinhar, se fazem essa atividade em casa, o que eles já fizeram que deu certo ou errado, se algo surpreendente já ocorreu. Comente sobre o hábito de algumas famílias almoçarem fora de casa nos finais de semana, feriados ou datas especiais. Pergunte quais as habilidades que precisamos ter para fazer uma boa comida e os cuidados que devemos ter ao manusear um fogão.
O objetivo desses questionamentos é aferir o que os alunos sabem sobre o gênero receitas, sobre a escrita de receitas, o passo-a-passo, e como prepará-las.
Preparação para a 1ª aula:
Professor, providencie recortes de receitas de comidas salgadas e/ou sobremesas (algumas revistas trazem receitas, dê preferência para as que tenham gravuras). Veja abaixo uma receita da revista CARAS (retirada do site abaixo relacionado):
http://www.caras.com.br/secoes/receitas/noticias/espaguete-com-molho-de-tomate/
(Acesso feito dia 6/9/2009)
Sugestão de como confeccionar seu material de trabalho.
Recorte várias receitas de comidas e suas respectivas gravuras. Cole tudo em pedaços de cartolina para que os alunos possam manusear melhor o material. Você terá, por exemplo, 10 retângulos com receitas coladas e 10 retângulos com as respectivas gravuras ( coloque o título da receita na parte da escrita, deixando nos retângulos apenas gravuras). Veja abaixo um exemplo:
ESPAGUETE COM MOLHO DE TOMATE IngredientesPara 4 porções: 4 col. (sopa) de óleo, 3 xíc. de abobrinha brasileira em cubos grandes, 1 xíc. de cebola em pedaços grandes, 2 xíc. de tomates-caqui sem pele picados, 2 col. (chá) de sal, 300 g de espaguete, lâminas crocantes de abobrinha, 2 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem. Como prepararNuma frigideira, aqueça o óleo. Refogue a abobrinha e a cebola. Ponha o tomate e metade do sal. Refogue, mexendo de vez em quando, por 1 min. Tire do fogo. Reserve. Cozinhe a massa numa panela em 3 litros de água fervente e a sobra de sal. Ao ficar al dente, tire do fogo. Escorra a água. Sirva a massa com o molho, lâminas crocantes de abobrinha brasileira e regado com o azeite. Pimenta-do-reino e manjericão decoram. |
Professor, peça que os alunos levem receitas para a sala de aula: receitas que venham em embalagens de produtos, caderno de receitas manuscritas da mãe, da avó...( com a autorização do responsável), receitas de revistas, receitas inventadas por eles mesmos e etc.
1ª aula
1ª etapa:
Faça grupos com os alunos e trabalhe o material que eles levaram para a sala de aula explorando a *estrutura de uma receita. Veja logo abaixo algumas dicas. Após essa atividade, solicite que organizem as receitas que eles levaram observando al guns critérios que p oderão ser estabelec idos por eles mesmos .Depois, trabalhe com o grupo a forma da triagem feita: comidas doces, salgadas, difíceis de preparar, rá pidas, gostosas, rui ns e etc. Pergunte se alguém trouxe a receita de sua comida preferida e se algum aluno tiver levado, peça-o para ir a frente e falar um pouco sobre ela, se ele mesmo a faz em casa e as dicas para um melhor preparo.
EXPLORANDO A ESTRUTURA DE UMA RECEITA
a) Com que objetivo alguém escreve uma receita?
b) Quem escreve receitas?
c) Onde podemos encontrar receitas?
d) Do que fala uma receita?
e) O que não pode faltar nesse tipo de texto?
Essa atividade focalizará o contexto de produção de uma receita – finalidade, características do autor e do leitor de receitas, e portadores de text os nos quais circulam as receita s - , seu conteúdo temático, as partes que compõem uma receita e sua forma de organização.
2ª etapa:
Divida os alunos em grupos e entregue para cada grupo uma gravura de comida do material que você preparou. Peça que façam, conjuntamente, uma análise da gravura e depois, cada um responde em seu caderno as seguintes perguntas de acordo com a concepção que eles criaram da imagem:
EXPLORANDO A ESTRUTURA DA IMAGEM
1- Essa comida é salgada ou doce?
2- Pense que você fará essa receita. Escreva quais ingredientes você acredita que foram usados.
3- Escreva o modo de fazer.
4- Dê um nome para sua receita.
Estipule com os alunos um tempo para que eles possam escrever seus textos e discutir entre os colegas do grupo.
3ª etapa:
1º passo:
Convide alguns alunos para ir à frente da sala e ler sua receita para os colegas. Esse momento, certamente, será de distração e entretenimento para os alunos.
2º passo:
Coloque as respectivas receitas (parte escrita) em cima de uma mesa. Cada grupo deverá escolher um representante para encontrar a receita correta de sua gravura.
Os alunos deverão ir à frente e de acordo co m sua leitura, escolher uma receita, levar ao seu grupo, discutir entre eles e quando, em conjunto, decidirem que aquela é a respectiva receita, eles deverão levar ao seu professor para certificarem- se.
3º passo:
Quando todos encontrarem suas receitas, peça que eles façam a comparação do que realmente há em comum nela e a que eles criaram a partir da imagem. Pergunte quem não acertou nenhum ingrediente ou quem acertou muitos e o que os levaram a pensar que realmente tinha aquele ingrediente.
Convide um aluno de cada grupo para relatar co mo conseguiram localizar a receita original, quantas tentativas fizeram, se o título ajudou, se foi algum ingrediente na gravura, etc.
Converse, previamente, com a direção da escola sobre a possibilidade dos alunos usarem a cozinha para fazerem alguma s receitas e em caso p ositivo, proponha ao s alunos a formação de grupos.
Peça que cada um leve para a sala de aula uma rece ita, pode ser a sua favorita,mas que sej a fácil de preparar e não gaste tantos ingredientes.
Se possível, passe alguns vídeos de receitas. Seguem abaixo alguns links onde é passado para o telespectador o passo-a-passo de uma receita e seus ingredientes. Todas as receitas são atrativas para as crianças.
http://www.youtube.com/watch?v=jCHrLigCOzY
http://www.youtube.com/watch?v=sS2lGxfKs1M
(os sites foram acessados dia 8/9/20 09)
http://semvagas.com/wp-content/receita-ana-maria-braga.jpg
(Acesso feito dia 02/09/2009)
http://1senhorsabor.files.wordpress.com/2009/07/receitas-do-edu-guedes.jp g
(acesso feito dia 02/09/2009)
2ª aula
Peça que cada um sente-se formando seu grupo e analisem as receitas que cada um levou. Eles deverão discutir e escolher a melhor receita a ser feita na escola levando em consideração a praticidade, a segurança ( se necessário, utilizar apenas o forno) a quantidade de ingredientes, a facilidade e o sabor. Após a escolha, o grupo estipula o que cada membro deverá levar e qual papel cada um do grupo irá desempenhar no dia da apresentação.
Será necessário que os alunos das equipes levem para a aula os ingreditentes que irão utilizar e caso não haja na escola o material a ser usado em suas receitas, eles deverão levar de casa: liquidificador, batedeira e etc. Explique que os alunos apenas farão a receita, mas caso necessitem de usar o forno, apenas um adulto poderá fazê-lo.
Faça um sorteio para a ordem de apresentação dos trabalhos.
3ª aula
Durante as apresentações, oriente os alunos a dar o passo a passo de uma receita, ou seja, a sequência ordenada de procedimentos que deverão ser realizados, conforme sugestões dos vídeos citados na 3ª atividade da 1ª aula. Nesse momento, o professor deverá solicit ar que os alunos copiem tudo o que for ensinado pelos colegas: os ingredientes, o modo de preparo,ou seja, a sequência dos acontecimentos. Todos deverão ter o registro de todas as receitas que serão apresentadas. Sugiro que os alunos tenham em mãos um caderno, ou folhas específicas feitas pelo professor ou criadas pelos próprios alunos, para escreverem todas as receitas,ilustrarem e depois confeccionarem um "Caderno de receitas manuscritas".
Após todas as apresentações, sugira a criação de um "caderno de receitas digital", a partir do vídeo gravado, onde constarão todas as apresentações das receitas feitas pelos alunos. O livro de receitas pode ser salvo em CD ou em DVD e dados de presente aos pais ou mães como um bom presente para o dia desses.
Professor, você também poderá trabalhar outros gêneros prescritivos como: instrução de jogo, instrução de montagem, bula de remédio, regulamento, leis e etc.
No Blog abaixo há a uma referência de um livro de receitas para crianças, que poderá ser indicado aos pais. http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.bemparana.com.br/vossoblogdecomida/wp-content/uploads/2008/05/livro-100-receitas-para-criacas-felizes1.jpg&imgrefurl=http://www.bemparana.com.br/vossoblogdecomida/index.php/2008/05/26/culinaria-infantil/&usg=__f5iocx8eu_QEdZetwZaa2RT69Ik=&h=600&w=496&sz=252&hl=ptBR&start=10&um=1&tbnid=DVcZMltyox3tCM:&tbnh=135&tbnw=112&prev=/images%3Fq%3Dlivros%2Bde%2Breceitas%2Bcomidinhas%2Bde%2Brua%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br:IE-SearchBox%26rlz%3D1I7SUNA_pt-BR%26um%3D1
(acesso feito dia 8/9/2009)
*Uma outra dica é a criação de cardápios: manuscritos ou eletrônicos ( se possível e necessário, faça uma parceria com o professor de informática para esse recurso tecnológico).
Avalie a capacidade que os alunos tiveram ao criar seus próprios critérios para classificar e seriar as receitas levadas por eles. Aproveite e observe,a capacidade deles em resolver situações-problema oportunizadas a partir das discussões e escolhas em grupos.
As produções escritas darão ao professor a oportunidade para avaliar a utilização do repertório linguístico para a construção coerente dos textos solicitados a partir das falas dos colegas, observando-se as características do texto instrucional ( receita) gênero textual em estudo e se eles estão empregando corretamente as regras ortográficas de acordo com seu ano escolar.
Quatro estrelas 14 classificações
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25/05/2014
Cinco estrelassimplesmente maravilhoso esse plano de aula!
27/10/2013
Quatro estrelasParabéns! Muito interessante a forma de passa esse gêneros para nossos alunos.
30/05/2012
Cinco estrelasAdorei a dica da aula, com ela possa trabalhar varios conteúdos
02/04/2012
Cinco estrelasOlá, estava procurando no google aulas que utilizassem receitas culinária para EJA e achhei ideal essa atividade, Agora é aplicar para ver que bicho dá.
16/03/2012
Quatro estrelasADOREI, AS DICAS.. E VOU UTILIZAR COM MINHA TURMA DE EJA, TENHO CERTEZA QUE SERÁ UM SUCESO...
01/12/2011
Quatro estrelasParabéns! Muito interessante a aula. Vou realiza-la com meus educandos.
31/08/2011
Cinco estrelasAdorei! Gostei. Porque posso trabalhar passo a passo a proposta e envolver a classe neste trabalho e fazer com que interajam com os colegas.
22/10/2010
Cinco estrelasMuito bom, realmente vcs estão inovando, as aulas da EJA serão totalmente renovadas. Parabéns.
25/08/2010
Cinco estrelasQue MARAVILHA!!!,adorei a sugestão,trabalho com EJA-quarta etapa-Colégio Iracy-ITAMOTINGA-JUAZEIRO-BA,e a terceira unidade é para também trabalhar com receitas,eu estava sem ideias,mas agora,lendo essa sugestão sua,clareou muiiiiiiiito,vou trabalhar sua sugestão com minha turma,tenho certeza que vai da certo e que os meus alunos vão gostar.
29/06/2010
Cinco estrelasEu trabalho com crianças especiais no Atendimento Educacional Especializado em Campo Grande MS no CEDE/APAE com centro de interesses dos alunos e tenho visto muito crescimento no que diz respeito a quantificação leitura e escrita mesmo aqueles que não escrevem , trabalho com rótulos. tem havido muito sucesso. obrigada.
28/04/2010
Cinco estrelasÓtimo trabalho! Parabéns pela idéia! Sou professora de Ed. religiosa e tive a idéia de pedir aos alunos algo referente a matéria que estou lecionando que no momento são os valores. Pedi então que eles criassem receitas para : ser um bom amigo, ser um bom aluno, ser amigo do planeta, receita de ser feliz, assim por diante... e acho que saiu muito legal. bjs
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a dica e concerteza vou aplicar em sala de aula. já fiz uma vez, mas não foi com tantos recursos como você desenvolveu. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasFeliz ideia cara professora! Toda vez que conseguimos trazer o conteúdo pta realidade de nossos alunos faremos com que o saber realmente tenha sabor! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente dica! Parabéns!