09/10/2012
A coleção composta por 19 aulas pretende mostrar a possibilidade da utilização da literatura na formação de conceitos matemáticos, já que imaginação e fantasia fazem parte do cotidiano infantil. Ressalta- se, porém, o cuidado em não didatizar as histórias. As aulas 1 a 4 desenvolvem o conceito de dezena e contagem partindo de diferentes gêneros textuais. As aulas 5 a 8 trabalham a noção de medidas de tempo, massa, capacidade e comprimento. Das aulas 9 a 12 os alunos, a partir das histórias, brincam com a matemática. As aulas 13 e 14 abordam a ideia combinatória da multiplicação e exercitam os cálculos mentais. As 15 e 16 envolvem a descoberta e aplicação de elementos matemáticos em poesias e textos. A aula 17 oportuniza o uso da probabilidade e, na aula 18 o texto leva à análise de gráficos e tabelas. Na aula 19, os alunos resolvem situações- problema envolvidos pelo clima das 1001 noites.
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
matemática, literatura infantil
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A contagem de 1 a 10 e os dez sacizinhos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Perceber que a Matemática também está presente nas histórias. Realizar a sequência numérica de 1 a 10. Construir, a partir de um texto dramatizado, a noção do zero. 12/01/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 52922 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
2 |
Como ensinar o conceito de dezena por meio de Literatura? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Fazer inferências a partir de dados da história; Relacionar o conceito de dezena com a quantidade; Subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos; Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada; Utilizar os recursos digitais na apropriação de con... 26/08/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 87717 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Como trabalhar os números de 1 a 10 com a parlenda "A galinha do vizinho"
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico. Desenvolver a expressão oral. Relacionar o número a quantidade. Participar de brincadeiras coletivas. 28/10/2011 Quatro estrelas 42 comentário(s) 482107 acesso(s) |
Ana Franciele Nhaia MARIDALVA DE F PALAMAR E M PROF E I E F UNIAO DA VITORIA PR Alfabetização |
4 |
LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: APRENDENDO O CONCEITO DE DEZENA COM CRIATIVIDADE
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Fazer inferências a partir de dados da história; Relacionar o conceito de dezena com a quantidade; Subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos; Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada. 11/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49141 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Aula 1: O pescador e o gênio- Noções de tempo: hora, dia, ano ...
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Perceber que a Matemática está presente nas histórias. -Identificar a duração de um dia, uma semana, uma quinzena, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre, um ano, uma década e um século. -Exercitar o cálculo mental. 27/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10746 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Trabalhando com receitas: O Bonequinho Doce _ UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Objetivos: Reconhecer o livro enquanto portador de texto; Entender a estrutura textual de uma receita; Utilizar os conhecimentos lógico-matemáticos de parte/todo, mais/menos, muito/pouco, sistema de medidas e quantidades; Conhecer algumas receitas, presentes tanto em alguns si... 06/07/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 59210 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Tic Tac – Parte 1 - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver habilidades linguísticas, lógicas e corporais. Ampliar as competências relativas à noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas. Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral. Vivenciar atividade significativa sobre medida de ... 29/06/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12044 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
Como trabalhar com as noções de peso e medidas na sala de aula? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética ·Explorar uma história literária; ·Conhecer formas de medir o peso e altura; ·Compreender unidades de medida como Kg (quilogramas), m (metros) e cm (centímetros); ·Construir gráficos e tabelas; ·Resolver situações-problema que envolvam adição e subtração; ·Dialogar e interag... 14/12/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 172304 acesso(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
A Matemática na Literatura Popular
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ Reconhecer o folclore como cultura popular criada, reinventada e acumulada através dos tempos. ◦ Identificar o uso da Matemática na literatura popular em seus contos, adivinhas, trovas com trava-línguas, frases-feitas, parlendas e ditados populares brasileiro, a... 28/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13069 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Aula 4: Abre-te, Sésamo! Multiplicação e divisão até 9.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Resolver cálculos utilizando o algoritmo da multiplicação e da divisão. - Exercitar o cálculo mental e a estimativa, fundamentais nos cálculos que utilizamos no nosso cotidiano. 10/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7945 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
APRENDENDO COM DONA BARATINHA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Professor/a os contos de fadas e as fábulas são essenciais no cotidiano infantil, pois sua imaginação e fantasia ainda são muito presentes em sua relação com o mundo. Vamos aproveitar a capacidade da criança de viajar no mundo do imaginário, utilizando como recurso motivador a... 14/12/2009 Quatro estrelas 19 comentário(s) 140549 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Brincando e Aprendendo com Pinóquio no Mundo da Fantasia
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Tomar gosto pela leitura. Reprodução oral e escrita através do Clássico Pinóquio. Compreensão global do texto, através da análise do tema. Ampliar vocabulário. Reestruturar e digitar suas reproduções na STE. Desenvolver criatividade e coordenação motora. Identificar figuras ge... 01/02/2010 Quatro estrelas 48 comentário(s) 339308 acesso(s) |
MARINA BARBOSA SANTOS CASTRO EE ARACILDA CICERO CORREA DA COSTA PARANAIBA MS Outros |
13 |
Aula 5: O jardim dos encantos – Ideia combinatória da multiplicação.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Utilizar a árvore das possibilidades e a tabela de dupla entrada como estratégia de solução de problemas. -Resolver problemas envolvendo a idéia combinatória da multiplicação. 21/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 21028 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
14 |
Aula 1: Uma viagem a Bagdá – Cálculos mentais.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Resolver situações ligadas ao tema desenvolvido, utilizando cálculo: mental, escrito, exato e aproximado. -Exercitar estratégias de resolução do cálculo escrito. 18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6152 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
15 |
Poemas matemáticos
Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Conhecer e compreender que a matematica escolar pode ser construída a partir de atividades culturais e lúdicas. Buscar aproximações entre os conteúdos matemáticos e a poesia. 26/07/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 78388 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
16 |
A Matemática e a literatura: buscando aproximações...
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática § Compreender a matemática por meio da literatura. § Produzir textos literários que envolvam elementos matemáticos. 27/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14254 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
17 |
Aula 4: A escolha de Ali Kwazur- Probabilidade
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - O aluno aprenderá que a ideia de chance faz parte do cotidiano. - Usando a lógica, o aluno pensará na impossibilidade ou possibilidade de um fato e, neste caso, na sua probabilidade ou no fato de ser possível, mas improvável. - O aluno perceberá que é possível a medida de um... 21/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4279 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
18 |
Os duendes e o sapateiro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver a capacidade de classificação por cor, estilo, material, etc. Apresentar dados selecionados por meio de gráficos. 29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 19025 acesso(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
19 |
Aula 2: Aladim e a lâmpada maravilhosa- Criação e resolução de problemas.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Perceber, numa gravura, elementos desencadeadores de situação- problema. Criar uma situação- problema respeitando as etapas necessárias para sua resolução. Utilizar diferentes estratégias na resolução de uma situação- problema. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11652 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Cinco estrelas 2 classificações - 31070 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/04/2013
Cinco estrelasMARAVILHOSO, PODERIAM SEGUIR A GRADE CURRICULAR DO FUNDAMENTAL 1 EFAZEREREM AS AULAS DENTRO DOS CONTEUDOS. MESMO ASSIM ACHEI ÓTIMO.
01/04/2013
Cinco estrelasA criatividade das aulas possibilita o aprendizado e trazendo o l[udico e a ciencia como fonte de conhecimento [e possivel aprender com mais facilidade.