CLASE | AUTORÍA |
---|---|
Limerique: uma forma divertida de aprender sobre gênero textual
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer o gênero textual Limerique; Estabelecer relações entre as imagens e os textos; Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; Produzir Limeriques; Compreender a estrutura de um Limerique; Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; Utilizar diferentes gêne... 19/06/2014 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18550 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Interseções de leitura e de escrita: a elaboração textual e a imagem fotográfica
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar, problematizar e analisar mostras de diferentes formas de expressão artísticas: pintura, desenhos, grafites, fotografia. Perceber-se como sujeito de saber, reconhecendo-se a partir do próprio conhecimento de mundo. Identificar, analisar e compreender as diferentes ... 21/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6000 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Articulação dos sentidos do texto e os fatores de textualidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Analisar os fatores de textualidade e a articulação de sentido do texto. Analisar a importância do título e a sua função estratégica na articulação do texto. Desenvolver e rever o texto, pelas ideias veiculadas a partir do título. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 16690 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Produção Textual - As pistas textuais presentes nos trailers dos filmes
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Os alunos poderão: construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). desenvolver interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si. inferir sobre os propósitos do autor ao escolher imagens ou uma determinada form... 21/06/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 14839 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Gênero Textual: O debate
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar as características desse gênero textual; analisar um debate assistido; participar de um debate; discutir a respeito da importância da alimentação saudável nas escolas; exercitar a prática do debate por meio de argumentos. 14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 29753 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Jornal ambiental: meio ambiente e produção textual.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização · Ampliar a habilidade de interpretação textual; · Trabalhar a capacidade de leitura e produção de um texto jornalístico; · Produzir textos em concordância com a proposta e gênero textual. · Discutir questões ambientais. 23/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 14807 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Gênero Textual: enviando carta
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa · Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; · Ler e interpretar cartas; · Perceber e comparar a finalidade de uma carta; · Reconhecer diferentes tipos de cartas; · Relacionar o assunto principal da carta com histórias infantis; · ... 21/07/2014 Cinco estrelas 2 comentario(s) 63691 visita(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Harry Potter na escola: desafio e produção textual
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Desenvolver histórias a partir de textos preferidos dos alunos. Entender a complexidade da criação textual que exige uma coerência lógica e ortográfica. Publicar histórias e receber feedbacks de seus enredos. Poder produzir textos colaborativamente na web. 21/03/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 20730 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Trabalhado com o gênero textual bilhete
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Reconhecer a estrutura e a finalidade do gênero textual bilhete; Elaborar bilhetes; Identificar no texto, o assunto abordado; Identificar a finalidade de um texto; Relacionar os diferentes tipos de mensagens e suas características; Utilizar a letra maiúscula em frases e textos... 24/03/2014 Quatro estrelas 8 comentario(s) 449809 visita(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
UCA – Orações subordinadas na construção textual
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa reconhecer a importância da utilização adequada de orações subordinadas no processo de produção textual; diferenciar anúncio publicitário de campanha publicitária; reconhecer a existência de um padrão textual em uma campanha publicitária; produzir texto utilizando consciente e... 01/12/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 45326 visita(s) |
Giuliana Ribeiro Carvalho ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
100 Bilhetinhos de desculpas: Trabalhando o Gênero textual bilhete
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer a estrutura e a finalidade do gênero textual bilhete; Elaborar bilhetes; Identificar no texto, o assunto abordado; Identificar a finalidade de um texto; Localizar informações explicitadas no texto; Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiênci... 24/05/2013 Quatro estrelas 7 comentario(s) 49126 visita(s) |
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Onde circulam os gêneros textuais?
Educação Profissional | Informação e Comunicação Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Diferenciar suporte textual e gênero de texto; conhecer diferentes tipos de suporte textual; relacionar gêneros que predominam em suportes específicos; analisar o suporte e as implicações sociais e ideológicas. 19/05/2010 Quatro estrelas 10 comentario(s) 54803 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Composição e organização textual de um "Jornal de Sonhos"
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Fazer a leitura de jornais variados, diferenciando o tipo de linguagem utilizado em cada um, conhecendo os elementos que o compõem (cadernos, primeira página, artigos, editorial, tirinha, charge). Selecionar os assuntos e os tipos de notícias veiculados nos jornais diariamente... 04/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6384 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
UCA – Funções da linguagem na construção textual
Ensino Médio | Língua Portuguesa conhecer as diferentes funções da linguagem; reconhecer a(s) função(s) da linguagem predominante(s) em diferentes textos; refletir sobre a relação existente entre gênero textual, intencionalidade discursiva e funções da linguagem; produzir textos observando a situação de comun... 10/10/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 11004 visita(s) |
Giuliana Ribeiro Carvalho ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
UCA - Coesão referencial por reiteração: a questão da sinonímia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Aprender que as palavras sinônimas funcionam como elemento coesivo no texto. Analisar a relação sinonímica entre o referente e o seu sinônimo. Analisar a importância da identidade referencial no contexto textual. Empregar em exercícios palavras sinônimas como mecanismo coesivo... 14/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 9282 visita(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O tipo textual argumentativo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender com essa aula as principais características dos textos argumentativos, a discernir o que é uma tese e a rever seus argumentos para julgá-los como válidos ou inconsistentes. Tal saber será aplicado em uma produção textual que é realmente o objetivo para ... 30/10/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7067 visita(s) |
Saulo Sales de Souza ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
A CRIAÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS: EXERCITANDO A ARTICULAÇÃO TEXTUAL
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os alunos aprenderão com essa dinâmica as diferenças entre um texto escrito e um texto oral. Perceberão que os recursos de articulação de um texto escrito são diferentes na fala e que para se escrever um texto bem articulado é preciso conhecer bem os elementos coesivos dispon... 26/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11462 visita(s) |
LUCILENE HOTZ BRONZATO Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Horóscopo: conhecendo e produzindo os gêneros discursivos do cotidiano
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa o gênero horóscopo, bem como suas características estruturais; as funções sociais, bem como os sentidos que emergem desse gênero; o efeito ideológico que o horóscopo exerce na sociedade; produção de um texto adequado às características do gênero em questão. 14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 37238 visita(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Navio Negreiro: elaboração textual de um diário de bordo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Desenvolver habilidades de inferências, de extrapolação a partir do uso da poesia de Castro Alves. Ler e conhecer o poema épico de Castro Alves, ‘Navio Negreiro’. Relacionar os fatos cantados pelo poeta em seus versos com aqueles vivenciados historicamente no Brasil. Produzir ... 19/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 25403 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
UCA - O gênero discursivo carta argumentativa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa conhecer o gênero textual carta argumentativa; identificar tese e argumentos utilizados em cartas argumentativas; selecionar argumentos a serem utilizados em uma produção desse gênero; produzir uma carta argumentativa. 22/09/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 14474 visita(s) |
NELI EDITE DOS SANTOS EM PROF EURICO SILVA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Explorando o gênero textual editorial
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Esta aula tem o objetivo de fazer o aluno conhecer o gênero textual “editorial” tanto nas habilidades de leitura quanto nas de produção escrita. 15/05/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 24342 visita(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Os pronomes e a coesão textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa reconhecer e conceituar pronome; verificar, por meio de atividades propostas, a função estilística do pronome na construção do texto; observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados ao pronome em situações de interação verbal. 18/11/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 40874 visita(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Qual a referência textual?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Estabelecer relações associativas e conceituais em busca da referência; aprender as noções de anáfora e catáfora; conhecer quais classes de palavras podem servir como formas referenciais e sua implicação semântica; identificar elementos de coesão referencial; calcular o sentid... 02/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 24058 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Construindo e reportando realidades (UCA)
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa o Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas; o Reconhecer, analisar e interpretar reportagens em geral; o Identificar e analisar as ideologias difundidas por esse gênero textual; 27/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 2715 visita(s) |
Luiz Fernando de Carvalho CESEC CLEMENTE DE FARIA CONTAGEM MG Língua Portuguesa |
Trabalhando com gênero textual: aprendendo com a receita da poção salvadora – “Chico na Ilha dos Jurubebas” - TV Escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Saúde Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; Localizar informações no texto; Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais; Refletir sobre o sistema de escrita alfabético; Reconhecer o gênero textual receita culinária; Avançar ... 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentario(s) 40616 visita(s) |
VANEIDE CORREA DORNELLAS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |