Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.






RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 428 aulas para | (2.343 segundos)
AULA AUTORIA
“Taca-le pau, Marco veio”. O sotaque, a cultura e o pertencimento ao lugar

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

- Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira. - Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira. - Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que ...

27/05/2015 Quatro estrelas 3 comentário(s) 49952 acesso(s)

IZABEL CASTANHA GIL

Faculdades Adamantinenses Integradas

ADAMANTINA SP

Geografia

Imigrantes europeus no Brasil – ciclo do café

Ensino Fundamental Final | História

Identificar as principais regiões produtoras de café no Brasil no século XIX. Conhecer a mão de obra utilizada nas lavouras cafeeiras no Brasil. Pesquisar sobre a substituição da mão de obra escrava pela mão de obra imigrante na produção do café. Reconhecer as contribuições do...

22/01/2015 Cinco estrelas 4 comentário(s) 36714 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

A travessia do Atlântico: o tráfico negreiro

Ensino Fundamental Final | História

Identificar o que foi o tráfico negreiro. Reconhecer as péssimas condições de transporte dos africanos para o Brasil. Identificar as justificativas para a prática comercial de  humano. 

22/01/2015 Quatro estrelas 4 comentário(s) 19095 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

O Movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Apontar as principais características do movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Refletir sobre as condições de vida e de trabalho encontradas pelos imigrantes no Brasil, na atualidade. Identificar e analisar políticas públicas, relativas à imigração, em debate no B...

04/12/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28344 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Trabalho escravo no Brasil contemporâneo: características e significados sociais

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o que é e quais são as principais características do trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Identificar a ocorrência de trabalho escravo no meio rural e urbano. Entender como uma pessoa livre se torna escrava na atualidade. Refletir sobre os significados sociais...

04/12/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 39669 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e Projeto de Lei (PL): instrumentos a serviço do processo político democrático

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o que é uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), um Projeto de Lei (PL) e quais as suas características principais. Conhecer o Programa “Parlamento Jovem Brasileiro”, reconhecendo a sua relevância no estímulo à participação dos jovens no processo político do le...

04/12/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 12100 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Consumismo e obsolescência programada no capitalismo

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Entender o consumismo como característica fundamental das sociedades capitalistas industrializadas. Analisar a relação existente entre consumismo e obsolescência programada. Diferenciar a obsolescência programada de outro processo de inutilização de produtos no capitalismo: a ...

24/11/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38401 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Os objetivos do milênio e o problema da fome no mundo atual

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer os "objetivos de desenvolvimento do milênio" firmados no ano de 2000 em evento organizado pela ONU. Analisar dados estatísticos relacionados ao problema da fome no mundo atual. Compreender e debater alguns dos argumentos defendidos por autores que discutem as causas d...

24/11/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7516 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Plebiscito ou Referendo: a participação popular em debate

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender e diferenciar os conceitos de Plebiscito e Referendo. Identificar e discutir sobre a utilização do recurso de consulta popular (plebiscito ou referendo) em outros contextos da História Política do Brasil. Refletir sobre a proposta de Reforma do Sistema Político Bra...

21/11/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4879 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

A luta das mulheres pela profissionalização

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

- Conhecer a realidade de mulheres brasileiras que estão no mercado de trabalho. - Pesquisar sobre a realidade das mulheres trabalhadoras da comunidade e propor alternativas para contribuir com esta realidade. - Discutir relações de gênero quando se trata de mercado de trabalho.

22/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 15034 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

O que é e como funciona uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o que é e como funciona uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no âmbito federal, estadual e municipal. Identificar a origem e discutir experiências da CPI como instrumento importante de investigação e fiscalização sob a responsabilidade do Poder Legislativo n...

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 3127 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

O regime republicano presidencialista no Brasil: origens e características

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer as origens e sistematizar os aspectos centrais da República, forma de governo adotada no Brasil a partir de 1889. Apontar as principais características do sistema presidencialista de governo adotado no Brasil após a instauração da República no final do século XIX. Com...

20/10/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13828 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Política e Cidadania no Brasil: o papel do Congresso Nacional

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Entender como funciona e como se organiza o Congresso Nacional. Identificar as principais atribuições dos senadores e dos deputados no Legislativo Federal. Refletir sobre o papel e a importância do Congresso Nacional na República Brasileira.

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4123 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Voto e cidadania na História do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Analisar a trajetória do voto no Brasil, da colônia à República, e a sua importância no processo de luta pela cidadania. Compreender os principais aspectos do processo de conquista do voto feminino na sociedade brasileira. Refletir sobre as relações entre voto e clientelismo n...

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 12903 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Luddismo, Cartismo e as primeiras associações operárias na Europa

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Refletir sobre como as mudanças ocorridas a partir da revolução industrial afetaram os trabalhadores europeus entre os séculos XVIII e XIX. Caracterizar o Luddismo, o Cartismo e as Trade Unions como movimentos de luta e resistência dos trabalhadores europeus ao processo de ind...

21/09/2014 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15722 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

O relógio e o controle do tempo na sociedade capitalista industrial

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o processo histórico de consolidação de uma nova concepção de tempo nas sociedades capitalistas industrializadas. Identificar o relógio como a medida do tempo na sociedade capitalista industrial. Refletir sobre os impactos da nova concepção de tempo no cotidiano at...

21/09/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11924 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Vamos conhecer os Deuses da Civilização Maia?

Ensino Fundamental Final | História

Identificar a localização da civilização Maia na América. Diferenciar religião politeísta de religião monoteísta. Conhecer os vários Deuses da civilização Maia. Identificar a importância da civilização Maia para a população americana. 

20/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 5186 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro e a Revolta da Vacina

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

  Reconhecer as mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro como parte do projeto de modernização. Identificar o que foi a reforma de Pereira Passos. Reconhecer os fatores que contribuíram para a culminância da Revolta da Vacina.

20/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7360 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Industrialização e Trabalho Feminino entre os séculos XIX e XX

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Analisar fontes históricas que permitam compreender e analisar as condições do trabalho feminino na indústria, entre os séculos XIX e XX, na Europa e no Brasil. Apontar as especificidades do trabalho feminino no contexto do processo inicial de industrialização no Brasil e do a...

20/09/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7208 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Ideário anarquista e movimento operário no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o conceito de anarquismo e apontar os fundamentos da teoria e do movimento anarquista. Caracterizar e refletir sobre a inserção do ideário anarquista no movimento operário brasileiro, no período entre o final do século XIX e início do século XX.

20/09/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5937 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Industrialização e exploração do trabalho infantil entre os séculos XIX e XX

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Analisar fontes históricas que permitam compreender e analisar as condições do trabalho infantil na sociedade industrial europeia do século XIX. Contextualizar e caracterizar as condições do trabalho Infantil na indústria brasileira, no período entre o final do século XIX e in...

18/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 15840 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

O movimento pela anistia no contexto da luta pela redemocratização do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Refletir sobre a conjuntura dos anos 70/80, identificando práticas de mobilização e resistência à ditadura, com vistas à redemocratização do Brasil. Compreender como se deu o processo de organização e fortalecimento do movimento em defesa da anistia, no período em questão. Dis...

21/08/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6576 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Censura e resistência na produção musical brasileira dos anos 60/80

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Analisar músicas e trajetórias de artistas brasileiros cuja produção foi atingida pela censura durante a ditadura no Brasil. Discutir a questão da acomodação e da resistência presentes na produção musical brasileira, no âmbito da conjuntura política do regime ditatorial.

20/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 13939 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

O movimento estudantil durante o regime ditatorial no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender a participação do movimento estudantil na conjuntura político-social do Brasil durante a vigência do regime ditatorial. Relacionar o movimento estudantil do passado ao tempo presente e refletir sobre as suas próprias experiências como estudante na atualidade.

19/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 10464 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Meios de comunicação e censura durante a ditadura no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender como os meios de comunicação foram afetados pelo estabelecimento de um regime ditatorial no Brasil a partir de 1964. Refletir sobre os impactos da censura que atingiu a imprensa, o rádio e a televisão durante a ditadura militar, identificando acomodações e resistên...

19/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 19518 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.