AULA | AUTORIA |
---|---|
“Taca-le pau, Marco veio”. O sotaque, a cultura e o pertencimento ao lugar
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa - Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira. - Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira. - Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que ... 27/05/2015 Quatro estrelas 3 comentário(s) 49952 acesso(s) |
IZABEL CASTANHA GIL Faculdades Adamantinenses Integradas ADAMANTINA SP Geografia |
Imigrantes europeus no Brasil – ciclo do café
Ensino Fundamental Final | História Identificar as principais regiões produtoras de café no Brasil no século XIX. Conhecer a mão de obra utilizada nas lavouras cafeeiras no Brasil. Pesquisar sobre a substituição da mão de obra escrava pela mão de obra imigrante na produção do café. Reconhecer as contribuições do... 22/01/2015 Cinco estrelas 4 comentário(s) 36714 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
A travessia do Atlântico: o tráfico negreiro
Ensino Fundamental Final | História Identificar o que foi o tráfico negreiro. Reconhecer as péssimas condições de transporte dos africanos para o Brasil. Identificar as justificativas para a prática comercial de humano. 22/01/2015 Quatro estrelas 4 comentário(s) 19095 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
O Movimento imigratório para o Brasil no século XXI
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Apontar as principais características do movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Refletir sobre as condições de vida e de trabalho encontradas pelos imigrantes no Brasil, na atualidade. Identificar e analisar políticas públicas, relativas à imigração, em debate no B... 04/12/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28344 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Trabalho escravo no Brasil contemporâneo: características e significados sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender o que é e quais são as principais características do trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Identificar a ocorrência de trabalho escravo no meio rural e urbano. Entender como uma pessoa livre se torna escrava na atualidade. Refletir sobre os significados sociais... 04/12/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 39669 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e Projeto de Lei (PL): instrumentos a serviço do processo político democrático
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender o que é uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), um Projeto de Lei (PL) e quais as suas características principais. Conhecer o Programa “Parlamento Jovem Brasileiro”, reconhecendo a sua relevância no estímulo à participação dos jovens no processo político do le... 04/12/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 12100 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Consumismo e obsolescência programada no capitalismo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Entender o consumismo como característica fundamental das sociedades capitalistas industrializadas. Analisar a relação existente entre consumismo e obsolescência programada. Diferenciar a obsolescência programada de outro processo de inutilização de produtos no capitalismo: a ... 24/11/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38401 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Os objetivos do milênio e o problema da fome no mundo atual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conhecer os "objetivos de desenvolvimento do milênio" firmados no ano de 2000 em evento organizado pela ONU. Analisar dados estatísticos relacionados ao problema da fome no mundo atual. Compreender e debater alguns dos argumentos defendidos por autores que discutem as causas d... 24/11/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7516 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Plebiscito ou Referendo: a participação popular em debate
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender e diferenciar os conceitos de Plebiscito e Referendo. Identificar e discutir sobre a utilização do recurso de consulta popular (plebiscito ou referendo) em outros contextos da História Política do Brasil. Refletir sobre a proposta de Reforma do Sistema Político Bra... 21/11/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4879 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
A luta das mulheres pela profissionalização
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia - Conhecer a realidade de mulheres brasileiras que estão no mercado de trabalho. - Pesquisar sobre a realidade das mulheres trabalhadoras da comunidade e propor alternativas para contribuir com esta realidade. - Discutir relações de gênero quando se trata de mercado de trabalho. 22/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 15034 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
O que é e como funciona uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender o que é e como funciona uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no âmbito federal, estadual e municipal. Identificar a origem e discutir experiências da CPI como instrumento importante de investigação e fiscalização sob a responsabilidade do Poder Legislativo n... 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 3127 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
O regime republicano presidencialista no Brasil: origens e características
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conhecer as origens e sistematizar os aspectos centrais da República, forma de governo adotada no Brasil a partir de 1889. Apontar as principais características do sistema presidencialista de governo adotado no Brasil após a instauração da República no final do século XIX. Com... 20/10/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13828 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Política e Cidadania no Brasil: o papel do Congresso Nacional
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Entender como funciona e como se organiza o Congresso Nacional. Identificar as principais atribuições dos senadores e dos deputados no Legislativo Federal. Refletir sobre o papel e a importância do Congresso Nacional na República Brasileira. 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4123 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Voto e cidadania na História do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Analisar a trajetória do voto no Brasil, da colônia à República, e a sua importância no processo de luta pela cidadania. Compreender os principais aspectos do processo de conquista do voto feminino na sociedade brasileira. Refletir sobre as relações entre voto e clientelismo n... 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 12903 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Luddismo, Cartismo e as primeiras associações operárias na Europa
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Refletir sobre como as mudanças ocorridas a partir da revolução industrial afetaram os trabalhadores europeus entre os séculos XVIII e XIX. Caracterizar o Luddismo, o Cartismo e as Trade Unions como movimentos de luta e resistência dos trabalhadores europeus ao processo de ind... 21/09/2014 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15722 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
O relógio e o controle do tempo na sociedade capitalista industrial
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender o processo histórico de consolidação de uma nova concepção de tempo nas sociedades capitalistas industrializadas. Identificar o relógio como a medida do tempo na sociedade capitalista industrial. Refletir sobre os impactos da nova concepção de tempo no cotidiano at... 21/09/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11924 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Vamos conhecer os Deuses da Civilização Maia?
Ensino Fundamental Final | História Identificar a localização da civilização Maia na América. Diferenciar religião politeísta de religião monoteísta. Conhecer os vários Deuses da civilização Maia. Identificar a importância da civilização Maia para a população americana. 20/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 5186 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro e a Revolta da Vacina
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Reconhecer as mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro como parte do projeto de modernização. Identificar o que foi a reforma de Pereira Passos. Reconhecer os fatores que contribuíram para a culminância da Revolta da Vacina. 20/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7360 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Industrialização e Trabalho Feminino entre os séculos XIX e XX
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Analisar fontes históricas que permitam compreender e analisar as condições do trabalho feminino na indústria, entre os séculos XIX e XX, na Europa e no Brasil. Apontar as especificidades do trabalho feminino no contexto do processo inicial de industrialização no Brasil e do a... 20/09/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7208 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Ideário anarquista e movimento operário no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender o conceito de anarquismo e apontar os fundamentos da teoria e do movimento anarquista. Caracterizar e refletir sobre a inserção do ideário anarquista no movimento operário brasileiro, no período entre o final do século XIX e início do século XX. 20/09/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5937 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Industrialização e exploração do trabalho infantil entre os séculos XIX e XX
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Analisar fontes históricas que permitam compreender e analisar as condições do trabalho infantil na sociedade industrial europeia do século XIX. Contextualizar e caracterizar as condições do trabalho Infantil na indústria brasileira, no período entre o final do século XIX e in... 18/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 15840 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
O movimento pela anistia no contexto da luta pela redemocratização do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Refletir sobre a conjuntura dos anos 70/80, identificando práticas de mobilização e resistência à ditadura, com vistas à redemocratização do Brasil. Compreender como se deu o processo de organização e fortalecimento do movimento em defesa da anistia, no período em questão. Dis... 21/08/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6576 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Censura e resistência na produção musical brasileira dos anos 60/80
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Analisar músicas e trajetórias de artistas brasileiros cuja produção foi atingida pela censura durante a ditadura no Brasil. Discutir a questão da acomodação e da resistência presentes na produção musical brasileira, no âmbito da conjuntura política do regime ditatorial. 20/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 13939 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
O movimento estudantil durante o regime ditatorial no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender a participação do movimento estudantil na conjuntura político-social do Brasil durante a vigência do regime ditatorial. Relacionar o movimento estudantil do passado ao tempo presente e refletir sobre as suas próprias experiências como estudante na atualidade. 19/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 10464 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Meios de comunicação e censura durante a ditadura no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender como os meios de comunicação foram afetados pelo estabelecimento de um regime ditatorial no Brasil a partir de 1964. Refletir sobre os impactos da censura que atingiu a imprensa, o rádio e a televisão durante a ditadura militar, identificando acomodações e resistên... 19/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 19518 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |