Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 146 aulas para Filosofia (0.832 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
Ludwig Wittgenstein: o filósofo da modernidade

Ensino Médio | Filosofia

As teorias de Ludwig Wittgenstein sobre a Filosofia da Linguagem, a lógica e Filosofia da mente levam o estudante a perceber a importância da linguagem, das formas de expressão e introduz um conceito de Filosofia analítica na atualidade.

23/09/2008 Quatro estrelas 5 comentário(s) 16728 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

Origem e significado da filosofia

Ensino Médio | Filosofia

Conhecer a origem da filosofia, sobre os filósofos pré-socráticos e a filosofia clássica Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação Trabalhar em grupo produtivamente

12/01/2011 Quatro estrelas 13 comentário(s) 47604 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

Atitude filosófica e Senso comum

Ensino Médio | Filosofia

- Identificar atitudes filosóficas; - Diferenciar atitude filosófica de senso comum; - Refletir sobre as atitudes cotidianas.

18/01/2013 Quatro estrelas 7 comentário(s) 77164 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Filosofia

A Filosofia na Grécia Antiga

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- As principais questões abordadas pela Filosofia na Grécia Antiga. - Os principais filósofos e suas principais obras. - A transição da Filosofia e o seu contexto: da physis (natureza) ao estudo das sociedades humanas. - As diferentes formas em que se manifestavam os filósofos...

14/07/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 16743 acesso(s)

Bruno Pimenta Starling

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Diálogos com os Filósofos

Ensino Médio | Filosofia

Conhecer  os grandes filósofos Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação Trabalhar em grupo produtivamente

12/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18342 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

A questão do conhecimento: e surge a Filosofia!

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Conhecer os primeiros filósofos que se preocuparam com a questão do conhecimento Conhecer as teorias cosmológicas dos primeiros filósofos Compreender como se deu o surgimento da filosofia na Grécia Antiga Refletir sobre a percepção do mundo e sua relação com o surgimento da fi...

03/07/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 32387 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Sociologia

Introdução à Filosofia

Ensino Médio | Filosofia

Nesta atividade de introdução ao estudo da Filosofia os estudantes vão poder distinguir o pensamento filosófico do senso comum, estabelecendo relações com o seu cotidiano. Compreender o conceito de filosofia e sua importância na história da humanidade.

01/09/2008 Quatro estrelas 35 comentário(s) 136890 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

Porque a política é importante para o jovem?

Ensino Médio | Filosofia

O estudante compreenderá que a política é importante para a constituição da cidadania, compreendendo a importante de seus direitos e deveres. Noções básicas de filosofia política e a formação do Estado

27/08/2008 Quatro estrelas 13 comentário(s) 94017 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

O Mito hoje: o bem e o mal

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Reconhecer a existência de explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano. Perceber as relações das explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano com o mito grego.

22/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 35209 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Sociologia

Quais as vantagens e desvantagens das novelas filosóficas? – UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

 Compreender o que podemos aprender com as novelas filosóficas.   Conhecer um pouco do fundador deste método: Matthew Lipman;   Conhecer as vantagens e desvantagens do método “Filosofia para crianças”

24/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9052 acesso(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

O Racionalismo no dia a dia

Ensino Médio | Filosofia

Discutir o que é racionalismo Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo a argumentação Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum

12/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 22521 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

Platão: O mito da caverna

Ensino Médio | Filosofia

O mito da caverna de Platão e sua relação com os meios de comunicação da atualidade. O contexto histórico em que vivia Platão e a formação da consciência crítica.

02/10/2008 Quatro estrelas 34 comentário(s) 144745 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

Introdução à ética

Ensino Médio | Filosofia

Noções básicas de ética e o seu uso no cotidiano. Refletir sobre as ações humanas e o respeito à liberdade individual e coletiva.

02/10/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 83287 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

Recortes do pensamento mitológico grego

Ensino Médio | Filosofia

O aluno, através de recortes sobre a descrição da origem do universo, elaborada por Hesíodo em Teogonia, perceberá a complexidade do pensamento mitológico grego, estabelecendo relações com a concepção de mito ainda existem em alguns povos na atualidade.

02/10/2008 Quatro estrelas 9 comentário(s) 26930 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

Karl Marx - O Filósofo

Ensino Médio | Filosofia

Conhecer a vida e obra de Karl Marx, sua importância para a atualidade, destacando alguns conceitos importantes de sua obra. Dado um conjunto de informações sobre a vida e obra de Karl Marx, contextualizar e ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fator...

03/10/2008 Quatro estrelas 8 comentário(s) 50255 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

Origens do Romantismo: Rousseau

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | Literatura

Conhecer o contexto histórico de Rousseau; Conhecer a crítica de Rousseau à sociedade industrial; Compreender a ambiguidade do progresso na filosofia de Rousseau.

20/09/2012 Cinco estrelas 6 comentário(s) 12626 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Filosofia

Como é possível a criança filosofar?– UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Descobrir o que é Filosofia;   Aprender o que significa filosofar;   Diferenciar Filosofia de filosofar.

24/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8865 acesso(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

Determinismo ou liberdade incondicional

Ensino Médio | Filosofia

Compreender o conceito de liberdade segundo a corrente determinista fazendo um contraponto com a liberdade incondicional.

01/09/2008 Quatro estrelas 13 comentário(s) 75981 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

Thomas Hobbes: O Estado Moderno

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer o filósofo inglês Tomas Hobbes; Conhecer o contexto histórico em que Thomas Hobbes produziu suas obras; Conhecer a teoria sobre o Estado de Hobbes; Refletir sobre a teoria de thomas Hobbes;

01/08/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26159 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Filosofia

Arte e Técnica

Ensino Médio | Filosofia

Compreender as transformações técnicas que revolucionaram a arte no século XX. Perceber a relação entre arte e técnica. Identificar as relações entre arte e política a partir da filosofia de Walter Benjamin.  

08/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12569 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Sociologia

Introdução à filosofia: os diversos tipos de conhecimento

Ensino Médio | Filosofia

1. Responder à questão "o que é conhecer?"; 2. Associar os atos de conhecer e pensar; 3. Descrever e caracterizar os diversos tipos de conhecimento humano (senso comum, mito, teologia, filosofia, ciência, tecnologia, artes); 4. Conceituar com mais especificidade o que é filoso...

20/08/2009 Quatro estrelas 29 comentário(s) 149583 acesso(s)

Wilson Correia

Fundação Universidade Federal do Tocantins

PALMAS TO

Filosofia

Qual é a diferença entre as novelas da televisão e novelas filosóficas? – UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Aprender o que é uma novela filosófica;   Conhecer diferentes tipos de novelas;   Diferenciar novelas da televisão com as novelas filosóficas;   Conhecer algumas novelas filosóficas de Matthew Lipman.

24/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9869 acesso(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

Você sabe fazer perguntas filosóficas?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer o auxílio da Filosofia na formulação de perguntas; Aprender a refletir para formular perguntas e dar respostas; Conhecer alguns tipos de perguntas; Formular hipóteses sobre o tema da aula; Conhecer a história da Esfinge Grega; Identificar as ideias do cientista Albe...

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4854 acesso(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

Aristóteles: A Política e o Bem Comum

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Identificar a origem da política no sentido Aristotélico. Entender a política como atividade virtuosa que visa o bem comum. Perceber-se como sujeito político.

21/05/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 35676 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Sociologia

Você sabe diferenciar senso comum, conhecimento filosófico e conhecimento científico? – UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer o significado do termo conhecimento;   Descobrir que informação é diferente de conhecimento;   Conhecer e diferenciar os conhecimentos: senso comum, conhecimento científico e conhecimento filosófico.

14/12/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 86249 acesso(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.