Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 3152 aulas para historia (2.257 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
História em Quadrinhos e Segunda Guerra Mundial

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  Os alunos poderão desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de discursos em um meio pouco trabalhado nas salas de aula: a História em Quadrinhos. Além disso, os alunos poderão ter uma nova perspectiva de um conteúdo programático muito explorado. Os alunos, também, ...

29/08/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17618 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

História do Carnaval no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

- História do carnaval no Brasil. - História das relações entre cultura e sociedade no Brasil. - História da canção brasileira.

20/12/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 24867 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

A pré-história: cultura e sociedade

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Nessa aula, os alunos poderão identificar as diferentes fases da pré-história a partir de mudanças materiais e reconhecer as transformações biológicas nos seres humanos e suas adaptações culturais. Dessa forma, os educandos estarão aptos a situar a forma de organização social ...

31/07/2012 Quatro estrelas 7 comentário(s) 89514 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

Capitão América e a História dos Estados Unidos no século XX

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender com esta aula alguns aspectos históricos da História dos Estados Unidos da América no século XX por meio da figura do Capitão América, famoso personagem das Histórias em Quadrinhos. Com esta aula, espera-se que o aluno seja capaz de estabelecer relações...

26/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15046 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Nosso Cotidiano por meio de Histórias em Quadrinhos – UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler e interpretar Histórias em Quadrinhos; Compreender o gênero narrativo; Organizar, selecionar e priorizar o registro do cotidiano por meio da escrita; Interpretar textos não verbais; Criar histórias em quadrinhos utilizando fatos do cotidiano.

18/05/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 8273 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

História do automóvel no Brasil: cultura e sociedade

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Por meio de um objeto de estudo inusitado, o automóvel, o aluno poderá ter contato com uma diversidade de temas relevantes na história do Brasil. Desde as modificações culturais e de comportamento, decorrentes do advento e da ocupação da cidade pelos carros, até as importantes...

01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7738 acesso(s)

Augusto Carvalho Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Patrimônio histórico! Vamos viajar no tempo? UCA/ Metodologia Científica

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Descobrir o significado da expressão patrimônio histórico; Investigar a importância do patrimônio histórico para a nossa história; Conhecer os cuidados necessários com os patrimônios históricos; Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando cons...

20/08/2012 Cinco estrelas 4 comentário(s) 63993 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

A concepção de “fim da história” em Francis Fukuyama

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender o problema central presente no polêmico artigo publicado no fim da década de 1980 – bem como a sua extensão em livro, publicado no início dos anos 1990. Tal compreensão tem por objetivo demonstrar uma das formas de entusia...

19/12/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 8767 acesso(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Cultura e História japonesa por meio dos mangás

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender com esta aula aspectos da cultura e da História do Japão por meio dos mangás (termo empregado para designar as Histórias em Quadrinhos produzidas no Japão). Os mangás estão intrinsecamente inseridos na cultura japonesa. Sendo assim, acabam por reproduzi...

25/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11112 acesso(s)

Augusto Carvalho Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Fontes históricas iconográficas na escrita da história

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar as fontes históricas iconográficas. Analisar pinturas e fotografias. Relacionar imagens a escrita da história. Avançar na prática da escrita. Desenvolver a oralidade.

20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 13820 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

UCA- Histórias de princesas negras

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Discutir sobre as diferentes formas de preconceito; Pesquisar sobre as histórias de princesas negras.

22/12/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 11180 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

Contos de fadas: histórias atrapalhadas - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as. Ampliar o vocabulário. Identificar vários contos de fadas, através de imagens. Reconhecer as características próprias de cada história. Criar, oralmente e ou por escrito, histórias compl...

20/06/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 68706 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Histórias em Quadrinhos e Ditadura Civil-Militar (1964-1985)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender o papel  dos quadrinistas (isto é, roteiristas e desenhistas de Histórias em Quadrinhos) durante o regime ditatorial instalado no País a partir de 1964. Poderão ter conhecimento acerca das formas de resistência encontra...

04/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16842 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

O que é um sítio arqueológico? Dialogando com a História e a Arqueologia.

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  Definir o que é um sítio arqueológico. Pesquisar vários sítios arqueológicos brasileiros. Identificar o que é pintura rupestre. Avançar no processo de leitura e escrita. Desenvolver atividades em grupo e de interação. Aprimorar sua linguagem oral.

20/05/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 13294 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

A escrita da história de vida por meio de fontes históricas escritas

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer as diferentes fontes históricas escritas. Identificar a importância do uso fontes para a escrita da História. Analisar as fontes históricas escritas. Desenvolver a linguagem oral. Avançar no processo de escrita.

20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 8821 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Fontes históricas materiais na produção do conhecimento histórico em sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar as diferentes fontes históricas materiais; Desenvolver a linguagem oral. Avançar no processo da escrita. Relacionar os objetos com a produção de conhecimento histórico. Elaborar fichas de identificação. Organizar acervos virtuais.

20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 25300 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

UCA - Museus e Arquivos como espaços de preservação da memória

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Reconhecer e apreciar os diferentes tipos de textos. Definir os objetivos dos museus e arquivos históricos. Segundo Objetivo Reconhecer as diferenças e semelhanças entre arquivos históricos e museus históricos. T...

02/05/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4100 acesso(s)

JAQUELINE MAISSIAT

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Informação e Comunicação

A fotografia : uma fonte histórica

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

·         Perceber a importância da fotografia como fonte histórica e resgate da história; ·         Reconhecer as fotografias como documento histórico; ·         Perceber que a fotografia é um documento capaz de retratar uma história; ·         Desenvolver habilidades de leit...

20/05/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 34418 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

História e música - Blues Norte-Americano

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  Os alunos poderão analisar como a música possui diferentes apropriações (usos e sentidos) dentro da sociedade em que ela está inserida. A partir dessa análise, os alunos poderão compreender melhor a sociedade norte-americana no início do século XX e serão capazes de ter uma ...

25/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4394 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Nosso bairro, nossa história

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos; integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração.

22/09/2008 Quatro estrelas 14 comentário(s) 34623 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

A “música nordestina” e a história do Brasil

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Conhecer relevantes músicas e artistas nordestinos e sua relação com a história do Brasil. Exercitar a prática de análise histórico-musical. Entender temas ligados à história do Nordeste brasileiro.

23/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23523 acesso(s)

GETULIO RIBEIRO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Marx e sua contribuição para os estudos históricos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Compreender e refletir sobre o pensamento marxista; debater sobre ideias como luta de classes, a teoria da Mais-valia, socialismo e comunismo; identificar o contexto histórico em que Marx desenvolveu suas teorias, avaliando suas implicações na vida política, econômica, social ...

13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9005 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

O Partido Comunista Brasileiro e a Questão da Terra

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Nestas aulas os alunos conhecerão um pouco sobre a história das lutas pela terra no Brasil, que tiveram o apoio e/ou orientação do Partido Comunista Brasileiro.

16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4046 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Museu do Futebol: personagens históricos das quatro linhas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | Sociologia

Reconhecer e analisar o futebol por meio de alguns elementos históricos; Refletir sobre a inserção do futebol em nossa cultura na atualidade;

24/05/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6662 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Construindo a história de nossa região - projeto colaborativo estre escolas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Por meio dessa sequência didática, os alunos aprenderão a: - Realizar pesquisas por meio da ferramenta Webquestion. - Debater um tema com fundamentação teórica. - Compreender a história da cidade em que vivem, bem como as semelhanças e diferenças em relação à outras cidades. -...

09/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54488 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.