AULA | AUTORIA |
---|---|
História em Quadrinhos e Segunda Guerra Mundial
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos poderão desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de discursos em um meio pouco trabalhado nas salas de aula: a História em Quadrinhos. Além disso, os alunos poderão ter uma nova perspectiva de um conteúdo programático muito explorado. Os alunos, também, ... 29/08/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17618 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
História do Carnaval no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História - História do carnaval no Brasil. - História das relações entre cultura e sociedade no Brasil. - História da canção brasileira. 20/12/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 24867 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
A pré-história: cultura e sociedade
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Nessa aula, os alunos poderão identificar as diferentes fases da pré-história a partir de mudanças materiais e reconhecer as transformações biológicas nos seres humanos e suas adaptações culturais. Dessa forma, os educandos estarão aptos a situar a forma de organização social ... 31/07/2012 Quatro estrelas 7 comentário(s) 89514 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
Capitão América e a História dos Estados Unidos no século XX
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender com esta aula alguns aspectos históricos da História dos Estados Unidos da América no século XX por meio da figura do Capitão América, famoso personagem das Histórias em Quadrinhos. Com esta aula, espera-se que o aluno seja capaz de estabelecer relações... 26/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15046 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Nosso Cotidiano por meio de Histórias em Quadrinhos – UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler e interpretar Histórias em Quadrinhos; Compreender o gênero narrativo; Organizar, selecionar e priorizar o registro do cotidiano por meio da escrita; Interpretar textos não verbais; Criar histórias em quadrinhos utilizando fatos do cotidiano. 18/05/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 8273 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
História do automóvel no Brasil: cultura e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Por meio de um objeto de estudo inusitado, o automóvel, o aluno poderá ter contato com uma diversidade de temas relevantes na história do Brasil. Desde as modificações culturais e de comportamento, decorrentes do advento e da ocupação da cidade pelos carros, até as importantes... 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7738 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Patrimônio histórico! Vamos viajar no tempo? UCA/ Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Descobrir o significado da expressão patrimônio histórico; Investigar a importância do patrimônio histórico para a nossa história; Conhecer os cuidados necessários com os patrimônios históricos; Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando cons... 20/08/2012 Cinco estrelas 4 comentário(s) 63993 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
A concepção de “fim da história” em Francis Fukuyama
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender o problema central presente no polêmico artigo publicado no fim da década de 1980 – bem como a sua extensão em livro, publicado no início dos anos 1990. Tal compreensão tem por objetivo demonstrar uma das formas de entusia... 19/12/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 8767 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Cultura e História japonesa por meio dos mangás
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender com esta aula aspectos da cultura e da História do Japão por meio dos mangás (termo empregado para designar as Histórias em Quadrinhos produzidas no Japão). Os mangás estão intrinsecamente inseridos na cultura japonesa. Sendo assim, acabam por reproduzi... 25/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11112 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Fontes históricas iconográficas na escrita da história
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as fontes históricas iconográficas. Analisar pinturas e fotografias. Relacionar imagens a escrita da história. Avançar na prática da escrita. Desenvolver a oralidade. 20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 13820 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
UCA- Histórias de princesas negras
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Discutir sobre as diferentes formas de preconceito; Pesquisar sobre as histórias de princesas negras. 22/12/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 11180 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Contos de fadas: histórias atrapalhadas - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Ética Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as. Ampliar o vocabulário. Identificar vários contos de fadas, através de imagens. Reconhecer as características próprias de cada história. Criar, oralmente e ou por escrito, histórias compl... 20/06/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 68706 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Histórias em Quadrinhos e Ditadura Civil-Militar (1964-1985)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender o papel dos quadrinistas (isto é, roteiristas e desenhistas de Histórias em Quadrinhos) durante o regime ditatorial instalado no País a partir de 1964. Poderão ter conhecimento acerca das formas de resistência encontra... 04/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16842 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
O que é um sítio arqueológico? Dialogando com a História e a Arqueologia.
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Definir o que é um sítio arqueológico. Pesquisar vários sítios arqueológicos brasileiros. Identificar o que é pintura rupestre. Avançar no processo de leitura e escrita. Desenvolver atividades em grupo e de interação. Aprimorar sua linguagem oral. 20/05/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 13294 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
A escrita da história de vida por meio de fontes históricas escritas
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as diferentes fontes históricas escritas. Identificar a importância do uso fontes para a escrita da História. Analisar as fontes históricas escritas. Desenvolver a linguagem oral. Avançar no processo de escrita. 20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 8821 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Fontes históricas materiais na produção do conhecimento histórico em sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as diferentes fontes históricas materiais; Desenvolver a linguagem oral. Avançar no processo da escrita. Relacionar os objetos com a produção de conhecimento histórico. Elaborar fichas de identificação. Organizar acervos virtuais. 20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 25300 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
UCA - Museus e Arquivos como espaços de preservação da memória
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Reconhecer e apreciar os diferentes tipos de textos. Definir os objetivos dos museus e arquivos históricos. Segundo Objetivo Reconhecer as diferenças e semelhanças entre arquivos históricos e museus históricos. T... 02/05/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4100 acesso(s) |
JAQUELINE MAISSIAT Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Informação e Comunicação |
A fotografia : uma fonte histórica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa · Perceber a importância da fotografia como fonte histórica e resgate da história; · Reconhecer as fotografias como documento histórico; · Perceber que a fotografia é um documento capaz de retratar uma história; · Desenvolver habilidades de leit... 20/05/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 34418 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
História e música - Blues Norte-Americano
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos poderão analisar como a música possui diferentes apropriações (usos e sentidos) dentro da sociedade em que ela está inserida. A partir dessa análise, os alunos poderão compreender melhor a sociedade norte-americana no início do século XX e serão capazes de ter uma ... 25/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4394 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Nosso bairro, nossa história
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos; integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração. 22/09/2008 Quatro estrelas 14 comentário(s) 34623 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
A “música nordestina” e a história do Brasil
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Conhecer relevantes músicas e artistas nordestinos e sua relação com a história do Brasil. Exercitar a prática de análise histórico-musical. Entender temas ligados à história do Nordeste brasileiro. 23/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23523 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Marx e sua contribuição para os estudos históricos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Compreender e refletir sobre o pensamento marxista; debater sobre ideias como luta de classes, a teoria da Mais-valia, socialismo e comunismo; identificar o contexto histórico em que Marx desenvolveu suas teorias, avaliando suas implicações na vida política, econômica, social ... 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9005 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
O Partido Comunista Brasileiro e a Questão da Terra
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Nestas aulas os alunos conhecerão um pouco sobre a história das lutas pela terra no Brasil, que tiveram o apoio e/ou orientação do Partido Comunista Brasileiro. 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4046 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Museu do Futebol: personagens históricos das quatro linhas
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | Sociologia Reconhecer e analisar o futebol por meio de alguns elementos históricos; Refletir sobre a inserção do futebol em nossa cultura na atualidade; 24/05/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6662 acesso(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
Construindo a história de nossa região - projeto colaborativo estre escolas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Por meio dessa sequência didática, os alunos aprenderão a: - Realizar pesquisas por meio da ferramenta Webquestion. - Debater um tema com fundamentação teórica. - Compreender a história da cidade em que vivem, bem como as semelhanças e diferenças em relação à outras cidades. -... 09/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54488 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |