AULA | AUTORIA |
---|---|
Os Elementos Químicos em Nosso Cotidiano
Ensino Médio | Química Identificar os elementos químicos encontrados na natureza e conhecer os que são adquiridos artificialmente; Identificar as características dos elementos químicos citados no decorrer da aula. 17/06/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 217072 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE |
Como alterar a velocidade das reações químicas?
Ensino Médio | Química - Conceituar as teorias das colisões, energia de ativação e complexo ativado; - Identificar os fatores que alteram a velocidade das reações químicas; - Perceber o uso e a ação dos catalisadores. 05/09/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 14650 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE 2012 |
Elementos químicos e aplicações no cotidiano
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Química Identificar símbolos de elementos químicos em letra de músicas Escrever corretamente os símbolos dos elementos químicos Conhecer as aplicações dos elementos químicos utilizados no cotidiano 19/08/2012 Quatro estrelas 6 comentário(s) 14498 acesso(s) |
MARIA JOSE DE LIMA NOGUEIRA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA IMPERATRIZ MA Biologia |
Introdução ao Equilíbrio Químico: reversibilidade de reações e coexistência de espécies
Ensino Médio | Química Compreender a reversibilidade de reações em um sistema em equilíbrio químico. Utilizar a linguagem adequada para representar sistemas em equilíbrio químico. Compreender que reagentes e produtos coexistem em um sistema em equilíbrio químico. Compreender que reações reversíveis ... 28/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 11393 acesso(s) |
GABRIEL MATOS VIEIRA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Química |
Aditivos químicos X Saúde: O que podemos descobrir?
Ensino Médio | Química - Identificar os aditivos químicos mais utilizados nos alimentos, a saber: Acidulantes, Antioxidantes, Aromatizantes e flavorizantes, Conservador, Corantes, Edulcorantes, Estabilizantes, Espessantes, Umectantes e Antiumectantes; - Reconhecer os alimentos que possuem aditivos q... 19/02/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21961 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE 2012 |
Fatores que afetam o Equilíbrio Químico
Ensino Médio | Química · Compreender que perturbações no sistema afetam o Equilíbrio Químico. · Prever o efeito que as perturbações poderão causar em um sistema em Equilíbrio Químico. · Compreender que é possível controlar condições para que uma das reações, direta ou inversa... 28/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 4488 acesso(s) |
GABRIEL MATOS VIEIRA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Química |
Dinâmica do equilíbrio químico e relações matemáticas
Ensino Médio | Química · Compreender o aspecto dinâmico do equilíbrio químico. · Sistematizar o fenômeno por meio de relações matemáticas. · Diferenciar concentrações constantes de concentrações iguais. · Compreender o significado da constante de equilíbrio. 24/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 4681 acesso(s) |
GABRIEL MATOS VIEIRA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Química |
Uma proposta de atividade interdisciplinar sobre Geometria molecular (química e língua estrangeira)
Ensino Médio | Química Objetiva-se com esta aula proporcionar um ambiente de análise e síntese de informações referentes ao estudo da geometria molecular em uma atividade interdisciplinar da química com a língua estrangeira (inglês). 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6178 acesso(s) |
Emiliano Chemello Universidade Federal de São Paulo SAO PAULO SP Química |
Química do Amor
Ensino Médio | Química Introdução à Química Orgânica Fórmulas estruturais simplificadas 03/08/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 87102 acesso(s) |
ALEXANDRE RODRIGUES SOARES COL ESTADUAL PROFESSOR NICOLAU CHIAVARO NETO GRAVATAI RS Química |
Constante de Equilíbrio Químico
Ensino Médio | Química Conceituar constante de equilíbrio químico Analisar e compreender a ação química dos compostos 25/09/2008 Três estrelas 2 comentário(s) 46144 acesso(s) |
MARCO ANTONIO AMARAL SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Fatores que afetam as velocidades das reações químicas
Ensino Médio | Química · Compreender como a concentração de reagentes, superfície de contato e temperatura podem interferir na velocidade de uma reação química. · Compreender a teoria das colisões e utilizá-la para explicar como ocorre uma reação química. 17/12/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7153 acesso(s) |
GABRIEL MATOS VIEIRA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Química |
Ligações Químicas - Química Inclusiva - Deficiência Visual
Ensino Médio | Química Produzir e utilizar um material tátil e aproveitar as diversas texturas para distinguir diferentes tipos de ligações químicas. Conteúdo: Ligações químicas e sua importância, contextualizando com exemplos do cotidiano Classificação de ligação: iônica, covalente, coordenada e m... 09/01/2013 Cinco estrelas 4 comentário(s) 15949 acesso(s) |
Wania Aparecida Christinelli Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Química |
Utilizando um programa de modelagem molecular para o estudo de nomenclaturas
Ensino Médio | Química · Reconhecer as principais normas de nomenclatura de compostos orgânicos. · Reconhecer o nome de um composto como uma ferramenta representativa de algumas de suas propriedades e constituição. · Aprender a utilizar um programa de modelagem molecular. 28/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 3065 acesso(s) |
GABRIEL MATOS VIEIRA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Química |
Balanceando uma Reação Química
Ensino Médio | Química • Conceituar balanceamento de equações químicas; • Balancear algumas equações químicas utilizando uma simulação. 20/01/2009 Quatro estrelas 23 comentário(s) 57278 acesso(s) |
WESLEY PEREIRA DA SILVA Universidade de Brasília BRASILIA DF Química |
Química orgânica: o carbono nosso de cada dia
Ensino Médio | Química • Definir as propriedades gerais do carbono; • Distinguir e conhecer as estruturas orgânicas; • Recordar nomeação de estruturas orgânicas; • Descrever as funções orgânicas; • Conhecer os materiais desenvolvidos a partir das propriedades do átomo de carbono: polí... 19/12/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 56170 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE 2012 |
A química presente no shampoo
Ensino Médio | Química Identificar um sal. Saber construir a fórmula molecular do sal. Desenvolver uma fórmula básica de shampoo. Reconhecer os componentes químicos necessário à fabricação de shampoo. Compreender as reações químicas presente na fabricação de shampoo. 06/05/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 30846 acesso(s) |
MARCO ANTONIO AMARAL SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Onde está a Química na agricultura?
Ensino Médio | Química - Compreender os tipos, a composição química e os mecanismos de ação dos agrotóxicos; - Investigar o conhecimento das pessoas sobre os agrotóxicos e os alimentos orgânicos e informar a respeito do assunto; - Conceituar fertilizantes químicos, adubos orgânicos, adubação verde e... 07/03/2013 Três estrelas 1 comentário(s) 18371 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE 2012 |
Os halogênios em: oxidantes e redutores
Ensino Médio | Química O objetivo da aula é permitir ao aluno descobrir que existe uma ordem na tendência de uma substância ganhar ou perder elétrons. Por meio desta atividade, o aluno irá investigar qual halogênio é o melhor agente oxidante, será capaz de descrever os sistemas inicial e final após ... 28/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 9738 acesso(s) |
GABRIEL MATOS VIEIRA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Química |
Interpretação do deslocamento do equilíbrio químico
Ensino Médio | Química Após esta aula, o aluno será capaz de: - Prever e interpretar os efeitos do íon comum e não comum no equilíbrio químico cromato e dicromato. - Prever e interpretar os efeitos do íon comum e não comum no equilíbrio entre o bicarbonato e o dióxido de carbono. 23/02/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 15311 acesso(s) |
Emiliano Chemello Universidade Federal de São Paulo SAO PAULO SP Química |
Entendendo a química do amor
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Química Compreender a relação existente entre a Química e a Biologia neste (extremamente) complexo mundo das relações entre os indivíduos; Compreender como a Química enxerga e tenta racionalizar o amor e a relação entre indivíduos: identificando, analisando ou até mesmo sintetizando... 13/03/2013 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10045 acesso(s) |
NILCILENE DE FATIMA RESENDE EE SAO PIO X SAO GOTARDO MG Ciências Naturais |
Aprendendo química do cotidiano por meio do método científico: reaproveitando materiais e fabricando sabão
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Química Identificar os principais reagentes envolvidos na produção de sabão. Dimensionar a importância econômica, social e ambiental do reaproveitamento do óleo de cozinha. 06/07/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14032 acesso(s) |
Delma Faria Shimamoto ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Fermentadas ou destiladas? Descobrindo a química das bebidas
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Química O aluno poderá aprender a diferenciar bebidas fermentadas e destiladas e processos de fermentação e destilação fracionadas. Além disso, poderá dimensionar os problemas associados ao consumo abusivo de álcool, compreender as diretrizes da Lei Seca e o modo de funcionamento do “... 17/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9708 acesso(s) |
Delma Faria Shimamoto ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Reações químicas: evidências e aplicações
Ensino Médio | Química Identificar as principais características de uma reação química; Reconhecer as evidências para a ocorrência de uma reação química; Identificar as aplicações das reações químicas. 19/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 22674 acesso(s) |
WESLEY PEREIRA DA SILVA Universidade de Brasília BRASILIA DF Química |
A química do banho - UCA.
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Reconhecer o banho como um momento marcado por reações químicas Identificar as diferentes reações químicas presentes no banho. Avaliar os critérios para escolha de produtos a serem utilizados no banho. 03/06/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11722 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
Exercitando a matemática da Química
Ensino Médio | Química • Relacionar a grandeza quantidade de matéria com a massa molar; • Efetuar cálculos químicos utilizando simulações computacionais com situação-problema. 23/06/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8554 acesso(s) |
WESLEY PEREIRA DA SILVA Universidade de Brasília BRASILIA DF Química |