CLASE | AUTORÍA |
---|---|
Where is the LOVE? Discutindo racismo e xenofobia através da música
Ensino Médio | Língua Estrangeira O aluno aprenderá a identificar, na música Where is the love?, situações que indicam preocupação com o racismo e xenofobia ao redor do mundo. 31/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18828 visita(s) |
Luana Vieira de Assis ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
De onde vem o racismo?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Elaborar conceitos sobre o racismo Conhecer sobre origens do racismo e suas consequências na sociedade atual Entender as bases legais sobre a lei do racismo Identificar atitudes de racismo no seu cotidiano e propor alternativas para superá-lo 20/09/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 9205 visita(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
O impacto do racismo na educação
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia - Investigar a questão do racismo e sua relação com a educação. - Aprofundar a discussão sobre racismo. - Investigar a lei do racismo e seus desdobramentos. - Pesquisar a questão do racismo no ambiente escolar. 21/09/2013 Sem estrelas 0 comentario(s) 4066 visita(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
O racismo científico
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural - Promover o debate em torno da temática do racismo científico. - Contextualizar, historicamente, a origem científica do racismo. - Discutir as influências atuais desta teoria. 22/04/2014 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6345 visita(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Copa do Mundo de Futebol: Racismo no Esporte
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Compreender o conceito do racismo. - Identificar os fatos de racismo ocorridos em eventos esportivos em geral. - Destacar ações da FIFA e outras entidades esportivas para coibir atos de racismo em eventos esportivos internacionais. 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7430 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
O preconceito, o racismo e a violência como expressão de algumas tribos urbanas brasileiras - UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Aprenderá sobre o problema do preconceito, das práticas violentas e do racismo praticado por algumas tribos urbanas. 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 4558 visita(s) |
Luciana Xavier de Castro ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
Discriminação e Racismo
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural O aluno deve compreender que a discriminação e o racismo, presentes em nosso cotidiano, trazem consequências gravíssimas para a sociedade. No caso do Brasil, é preciso que o aluno perceba como o preconceito racial contra os negros afeta nossa sociedade. 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 10915 visita(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
Racism (using suffixes)
Ensino Médio | Língua Estrangeira O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso de sufixos que acompanham substantivos, adjetivos e verbos. Além disso, vão poder discutir questões que envolvem o racismo, desenvolvendo uma visão crítica sobre o assunto. 02/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 12273 visita(s) |
Danilo Duarte Costa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
Superando o racismo na escola: por uma cidadania multicultural
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • Localizar na atualidade situações de discriminação, racismo, preconceito e estigma; • Identificar a construção social e histórica do conceito de “raça”; • Refletir sobre os conceito de “raça”/etnia, preconceito, racismo, estereótipos; • Desmistificar a idéia da existência da... 02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17983 visita(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Diálogos contra o racismo: o valor da diferença
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História • Desmistificar o mito de democracia racial; • Identificar a importância da discussão e da necessidade de combate do racismo; • Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática; • Desenvolver valores básicos ... 10/12/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 32594 visita(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
As marcas da escravidão africana no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil. 07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 27378 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Uma pesquisa genética sobre a cor da pele em seres humanos
Ensino Médio | Biologia Investigar os fatores genéticos relacionados à determinação da cor da pele em seres humanos. Identificar os diferentes genótipos e fenótipos para cor da pele em seres humanos. Compreender a combinação de gametas envolvidos na determinação do genótipo e fenótipo. Utilizar a Web... 03/07/2012 Cinco estrelas 2 comentario(s) 26720 visita(s) |
Ariane de Souza Siqueira Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências |
Igualdade perante a diversidade cultural: desconstruindo o racismo na escola
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia • Reconhecer a multiplicidade de influências culturais em nossa história de vida; • Compreender a necessidade de uma sensibilização para a pluralidade de valores e universos culturais distintos, cada vez mais presentes em nosso cotidiano; • Combater o preconceito a fim de erra... 22/03/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 8741 visita(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Sou afrodescendente sim ... e sou brasileiro! – A cultura africana e afrobrasileira na escola – UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia O valor da população negra na história do país; Sobre as diferenças étnicas; Trabalhar a questão das relações étnicas no contexto escolar; Contextualizar o racismo na história de nosso país. 30/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 4156 visita(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Rompendo o silêncio: Superando o racismo no cotidiano escolar
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • Refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo. • Praticar atitudes cotidianas mais conscientes em relação a manifestações de racismo, preconceito e discriminação. • Conhecer o negro como sujeito histórico com desejos e vontades rompendo c... 21/03/2010 Cinco estrelas 9 comentario(s) 22021 visita(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Refletindo sobre algumas questões etnicorraciais em nosso meio
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer sobre lenda do Negrinho do Pastoreio; Aprender o significado de tolerância racial; Compreender o conceito de racismo e suas origens históricas; Aprender sobre a chegada dos negros no Brasil; Conhecer a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares; Valorizar a raça ne... 20/10/2014 Quatro estrelas 1 comentario(s) 12451 visita(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
Racismo e ensino de Ciências no contexto escolar: implicações nas relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Essas aulas possuem um caráter de ações educativas de combate ao racismo e a discriminação. Dessa forma, o professor enquanto mediador poderá contribuir para que os alunos desconstruam estereótipos de inferioridade étnico-racial, valorizando a diversidade existente em nossa so... 10/11/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 35694 visita(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Ética e Preconceito Racial
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1- Identificar e relatar situações de preconceito e discriminação em relação aos negros. 2- Analisar a questão do preconceito, racismo e discriminação e os efeitos produzidos na vida das pessoas, de forma crítica e reflexiva, tendo por referência os relatos, depoimentos e ví... 12/01/2011 Quatro estrelas 9 comentario(s) 131246 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Discutindo a questão das cotas raciais nas universidades
Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Discutir o programa de cotas raciais nas universidades. - Debater e analisar os prós e contras deste sistema. - Sensibilizar para as desigualdades sociais e as diferentes formas de diminui-las. 28/04/2015 Cinco estrelas 1 comentario(s) 31187 visita(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
África – que país é esse, tão longe e tão perto de nós?
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Perceber o quanto a cultura africana está presente no cotidiano do brasileiro. Identificar as contribuições africanas no vocabulário, costumes, religiosidade, música, gastronomia, vestuário, artesanato e danças na formação do povo brasileiro. Conhecer personalidades negras ou ... 06/12/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 15069 visita(s) |
Mª Emília Rodrigues PREF MUN DE SANTOS SANTOS SP Alfabetização |
Juventude negra no Brasil
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia - Discutir a questão da Juventude Negra no Brasil. - Conhecer um pouco mais sobre as políticas para os jovens negros do país. - Elaborar material para campanha de conscientização sobre o contexto da juventude negra no Brasil. 22/10/2014 Quatro estrelas 4 comentario(s) 4759 visita(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Desmitificando a democracia racial no Brasil através da pesquisa
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Sociologia - Conhecer o significado histórico e social da expressão “mito da democracia racial”; - Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil; - Refletir se mais de cem anos após a Abolição de Escravatura no Brasil, os negros já tê... 28/05/2012 Quatro estrelas 2 comentario(s) 14332 visita(s) |
ALEXIA PADUA FRANCO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
A Abolição da Escravatura na canção popular brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Os alunos irão aprender como a memória do movimento pela Abolição da Escravatura no Brasil foi apropriada e cantada pelos compositores populares durante o século XX. 22/06/2012 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13133 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Segregação Racial
Ensino Médio | Geografia • Conceituar racismo e apartheid • Estabelecer relações entre esses conceitos 24/11/2008 Cinco estrelas 2 comentario(s) 8500 visita(s) |
Nilton Goulart de Sousa Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
Lei Maria da Penha: é melhor educar do que punir
Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Valorizar a mulher Ver a mulher como parceira na construção da sociedade Analisar situações em que os agressores de mulheres podem ser punidos Produzir textos dissertativos envolvendo temas polêmicos e atuais Prevenir-se contra a prática de agressões físicas, entre outras Tom... 27/04/2011 Cinco estrelas 7 comentario(s) 30701 visita(s) |
FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE CE GOVERNADOR ARCHER IMPERATRIZ MA Língua Portuguesa |