CLASE | AUTORÍA |
---|---|
Ludwig Wittgenstein: o filósofo da modernidade
Ensino Médio | Filosofia As teorias de Ludwig Wittgenstein sobre a Filosofia da Linguagem, a lógica e Filosofia da mente levam o estudante a perceber a importância da linguagem, das formas de expressão e introduz um conceito de Filosofia analítica na atualidade. 23/09/2008 Quatro estrelas 5 comentario(s) 20993 visita(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
Origem e significado da filosofia
Ensino Médio | Filosofia Conhecer a origem da filosofia, sobre os filósofos pré-socráticos e a filosofia clássica Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação Trabalhar em grupo produtivamente 12/01/2011 Quatro estrelas 13 comentario(s) 60066 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
Atitude filosófica e Senso comum
Ensino Médio | Filosofia - Identificar atitudes filosóficas; - Diferenciar atitude filosófica de senso comum; - Refletir sobre as atitudes cotidianas. 18/01/2013 Quatro estrelas 7 comentario(s) 94656 visita(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Filosofia |
A Filosofia na Grécia Antiga
Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - As principais questões abordadas pela Filosofia na Grécia Antiga. - Os principais filósofos e suas principais obras. - A transição da Filosofia e o seu contexto: da physis (natureza) ao estudo das sociedades humanas. - As diferentes formas em que se manifestavam os filósofos... 14/07/2011 Quatro estrelas 7 comentario(s) 20876 visita(s) |
Bruno Pimenta Starling Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Diálogos com os Filósofos
Ensino Médio | Filosofia Conhecer os grandes filósofos Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação Trabalhar em grupo produtivamente 12/01/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 23703 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
A questão do conhecimento: e surge a Filosofia!
Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Conhecer os primeiros filósofos que se preocuparam com a questão do conhecimento Conhecer as teorias cosmológicas dos primeiros filósofos Compreender como se deu o surgimento da filosofia na Grécia Antiga Refletir sobre a percepção do mundo e sua relação com o surgimento da fi... 03/07/2012 Quatro estrelas 2 comentario(s) 47403 visita(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Sociologia |
Introdução à Filosofia
Ensino Médio | Filosofia Nesta atividade de introdução ao estudo da Filosofia os estudantes vão poder distinguir o pensamento filosófico do senso comum, estabelecendo relações com o seu cotidiano. Compreender o conceito de filosofia e sua importância na história da humanidade. 01/09/2008 Quatro estrelas 35 comentario(s) 161781 visita(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
Porque a política é importante para o jovem?
Ensino Médio | Filosofia O estudante compreenderá que a política é importante para a constituição da cidadania, compreendendo a importante de seus direitos e deveres. Noções básicas de filosofia política e a formação do Estado 27/08/2008 Quatro estrelas 13 comentario(s) 114623 visita(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
O Mito hoje: o bem e o mal
Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Reconhecer a existência de explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano. Perceber as relações das explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano com o mito grego. 22/05/2012 Cinco estrelas 1 comentario(s) 49640 visita(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Sociologia |
Quais as vantagens e desvantagens das novelas filosóficas? – UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender o que podemos aprender com as novelas filosóficas. Conhecer um pouco do fundador deste método: Matthew Lipman; Conhecer as vantagens e desvantagens do método “Filosofia para crianças” 24/11/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11841 visita(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
O Racionalismo no dia a dia
Ensino Médio | Filosofia Discutir o que é racionalismo Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo a argumentação Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum 12/01/2011 Três estrelas 2 comentario(s) 34239 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
Platão: O mito da caverna
Ensino Médio | Filosofia O mito da caverna de Platão e sua relação com os meios de comunicação da atualidade. O contexto histórico em que vivia Platão e a formação da consciência crítica. 02/10/2008 Quatro estrelas 34 comentario(s) 162743 visita(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
Recortes do pensamento mitológico grego
Ensino Médio | Filosofia O aluno, através de recortes sobre a descrição da origem do universo, elaborada por Hesíodo em Teogonia, perceberá a complexidade do pensamento mitológico grego, estabelecendo relações com a concepção de mito ainda existem em alguns povos na atualidade. 02/10/2008 Quatro estrelas 9 comentario(s) 29981 visita(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
Karl Marx - O Filósofo
Ensino Médio | Filosofia Conhecer a vida e obra de Karl Marx, sua importância para a atualidade, destacando alguns conceitos importantes de sua obra. Dado um conjunto de informações sobre a vida e obra de Karl Marx, contextualizar e ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fator... 03/10/2008 Quatro estrelas 8 comentario(s) 55863 visita(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
Introdução à ética
Ensino Médio | Filosofia Noções básicas de ética e o seu uso no cotidiano. Refletir sobre as ações humanas e o respeito à liberdade individual e coletiva. 02/10/2008 Quatro estrelas 10 comentario(s) 107122 visita(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
Origens do Romantismo: Rousseau
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | Literatura Conhecer o contexto histórico de Rousseau; Conhecer a crítica de Rousseau à sociedade industrial; Compreender a ambiguidade do progresso na filosofia de Rousseau. 20/09/2012 Cinco estrelas 6 comentario(s) 15671 visita(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Filosofia |
Como é possível a criança filosofar?– UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Descobrir o que é Filosofia; Aprender o que significa filosofar; Diferenciar Filosofia de filosofar. 24/11/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10593 visita(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
Determinismo ou liberdade incondicional
Ensino Médio | Filosofia Compreender o conceito de liberdade segundo a corrente determinista fazendo um contraponto com a liberdade incondicional. 01/09/2008 Quatro estrelas 13 comentario(s) 83334 visita(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
Thomas Hobbes: O Estado Moderno
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conhecer o filósofo inglês Tomas Hobbes; Conhecer o contexto histórico em que Thomas Hobbes produziu suas obras; Conhecer a teoria sobre o Estado de Hobbes; Refletir sobre a teoria de thomas Hobbes; 01/08/2012 Cinco estrelas 1 comentario(s) 34607 visita(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Filosofia |
Arte e Técnica
Ensino Médio | Filosofia Compreender as transformações técnicas que revolucionaram a arte no século XX. Perceber a relação entre arte e técnica. Identificar as relações entre arte e política a partir da filosofia de Walter Benjamin. 08/05/2012 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17422 visita(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Sociologia |
Introdução à filosofia: os diversos tipos de conhecimento
Ensino Médio | Filosofia 1. Responder à questão "o que é conhecer?"; 2. Associar os atos de conhecer e pensar; 3. Descrever e caracterizar os diversos tipos de conhecimento humano (senso comum, mito, teologia, filosofia, ciência, tecnologia, artes); 4. Conceituar com mais especificidade o que é filoso... 20/08/2009 Quatro estrelas 29 comentario(s) 168062 visita(s) |
Wilson Correia Fundação Universidade Federal do Tocantins PALMAS TO Filosofia |
Qual é a diferença entre as novelas da televisão e novelas filosóficas? – UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Aprender o que é uma novela filosófica; Conhecer diferentes tipos de novelas; Diferenciar novelas da televisão com as novelas filosóficas; Conhecer algumas novelas filosóficas de Matthew Lipman. 24/11/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 12461 visita(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
Você sabe fazer perguntas filosóficas?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer o auxílio da Filosofia na formulação de perguntas; Aprender a refletir para formular perguntas e dar respostas; Conhecer alguns tipos de perguntas; Formular hipóteses sobre o tema da aula; Conhecer a história da Esfinge Grega; Identificar as ideias do cientista Albe... 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentario(s) 7662 visita(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
Aristóteles: A Política e o Bem Comum
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Identificar a origem da política no sentido Aristotélico. Entender a política como atividade virtuosa que visa o bem comum. Perceber-se como sujeito político. 21/05/2012 Cinco estrelas 3 comentario(s) 47975 visita(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Sociologia |
Você sabe diferenciar senso comum, conhecimento filosófico e conhecimento científico? – UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer o significado do termo conhecimento; Descobrir que informação é diferente de conhecimento; Conhecer e diferenciar os conhecimentos: senso comum, conhecimento científico e conhecimento filosófico. 14/12/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 100964 visita(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |