Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 15173 aulas (0,987 segundos)
AULA AUTORIA
O jogo da divisão celular

Ensino Médio | Biologia

Objetivos Identificar e diferenciar os dois tipos principais de divisão celular em eucariontes e seus respectivos estágios; Entender os processos de divisão celular e a formação de novas células; Compreender as funções da mitose e da meiose.

23/03/2020 Sem estrelas 0 comentário(s) 16443 acesso(s)

LUIZA XAVIER PINHEIRO

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Biologia

Sólidos Geométricos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Objetivos Objetivo Geral: Conhecer os sólidos geométricos e a planificação do Cubo, Pirâmide, Cone e Paralelepípedo. Além de conseguir relacionar as formas obtidas com objetos presentes no dia a dia de cada um. Objetivos Específicos: Recortar e montar os sólidos geométricos; E...

03/04/2019 Sem estrelas 0 comentário(s) 50348 acesso(s)

MATEUS RODRIGO PAFUME

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

Equações do 2º Grau - Criando Meu Aplicativo - MIT App Inventor

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

- criar um programa que calcula as raízes reais de uma equação do segundo grau e fazê-lo funcionar em dispositivos móveis como smartphones e tablets; - propiciar ao estudante meios de fixar as definições mais usadas nos processos de resolução de problemas envolvendo equação do...

11/08/2016 Cinco estrelas 1 comentário(s) 40606 acesso(s)

MARCOS ALBERTO BARBOSA

ESCOLA MUNICIPAL JOAO MENDONCA

TEIXEIRA DE FREITAS BA

Matemática

Criar e trabalhar com jogos para a criação de consciência fonológica

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

O que o aluno poderá aprender com esta aula Realizar jogos na internet envolvendo a leitura e escrita; Conhecer as letras do alfabeto; Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras; Desenvolver a consciê...

11/08/2016 Sem estrelas 0 comentário(s) 50643 acesso(s)

ANDERSON LUIZ CHIPAK

ESCOLA CIRANDA DO SABER

RUA OLIVIO TOZZO PR

Informática

ONDE EU ENCONTRO ESSA PALAVRA?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ao final da aula o professor identificará: a) Se a compreensão sequencial das consoantes e vogais para encontrar vocábulos no dicionário está satisfatória para idade e maturidade do estudante. b) A performance interpretativa do(a) aluno(a) para a escolha do significado ideal d...

10/08/2016 Sem estrelas 0 comentário(s) 53603 acesso(s)

SOLIMAR FERREIRA

INSTITUTO DE ENSINO DOM BOSCO DO TOCANTINS LTDA

PALMAS TO

Línguas

Ecologia e Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

·          Conhecer os agrotóxicos e as substâncias aditivadas ao leite; ·          Conhecer os danos causados a própria saúde, à saúde do produtor e a do consumidor e ao ambiente; ·          Compreender o mecanismo de ação dos agrotóxicos, a ação do formol, soda cáustica e ág...

15/06/2015 Cinco estrelas 7 comentário(s) 43177 acesso(s)

ADRIANA MARTH

ESC EST ENS MED ITALIA

PORTO ALEGRE RS

Língua Portuguesa

Animais em risco de extinção: conhecendo e preservando

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Os alunos conhecerão os animais e plantas em risco de extinção que habitam o bioma da região em que a comunidade escolar está inserida. Também conhecerão as características do bioma, hábitos e habitat dos animais e plantas, para, posteriormente,  promover atos de conscientizaç...

15/06/2015 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38915 acesso(s)

LINDSAI SANTOS AMARAL BATISTA

Secretaria Municipal de Educação de JUAZEIRO

JUAZEIRO BA

Estudo da Sociedade e da Natureza

A quem dedicarei o meu primeiro livro como autor?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

- Exercitar a escrita criando narrativas a partir de temas inspirados em sua experiência de vida, registradas em imagens feitas com aparelhos de telefonia móvel, câmera fotográfica, publicadas em redes sociais ou fotos reveladas. - Selecionar imagens, a partir dos registros pe...

29/05/2015 Cinco estrelas 3 comentário(s) 31974 acesso(s)

IZABEL CASTANHA GIL

Faculdades Adamantinenses Integradas

ADAMANTINA SP

Geografia

“Taca-le pau, Marco veio”. O sotaque, a cultura e o pertencimento ao lugar

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

- Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira. - Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira. - Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que ...

27/05/2015 Quatro estrelas 3 comentário(s) 49952 acesso(s)

IZABEL CASTANHA GIL

Faculdades Adamantinenses Integradas

ADAMANTINA SP

Geografia

Canteiros e jardins internos: o espaço da escola como local de aprendizado e diversão

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

- Exercitar os princípios básicos do raciocínio científico: ordenar, identificar, agrupar, classificar, comparar, avaliar, entre outros. - Reconhecer o ambiente da escola (e qualquer outro) como local apropriado para se construir o conhecimento. - Confeccionar joguinhos educat...

25/05/2015 Cinco estrelas 2 comentário(s) 36416 acesso(s)

IZABEL CASTANHA GIL

Faculdades Adamantinenses Integradas

ADAMANTINA SP

Geografia

Discutindo a questão das cotas raciais nas universidades

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- Discutir o programa de cotas raciais nas universidades. - Debater e analisar os prós e contras deste sistema. - Sensibilizar para as desigualdades sociais e as diferentes formas de diminui-las. 

28/04/2015 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31093 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

Trabalhando o gênero em sala de aula

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

- Discutir a questão de gênero em nossa sociedade. - Analisar conceitos e as relações de gênero que se dão no ambiente escolar. - Debater porque ainda existem diferenças de gênero consideráveis em nossa sociedade.

28/04/2015 Quatro estrelas 4 comentário(s) 116915 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

O xadrez como projeto na hora do recreio

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

- Pesquisar a história do jogo de xadrez. - Conhecer melhor o jogo de xadrez. - Elaborar projeto de xadrez no recreio como forma de socialização e prevenção de conflitos. 

28/04/2015 Cinco estrelas 4 comentário(s) 42248 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

Quem faz sua escola funcionar? Conhecendo melhor sua escola

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- Conhecer melhor a escola e seu funcionamento. - Valorizar a escola bem como as relações no ambiente escolar. - Pesquisar dados e fatos sobre sua escola.

28/04/2015 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22874 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

A história da pobreza

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

- Debater as causas históricas da pobreza. - Analisar a questão da conceituação de pobreza em suas diferentes concepções.  - Trabalhar com a comunidade a questão da pobreza. - Propor alternativas  para sua comunidade que contribuam  para que a pobreza seja evitada ou minimizada.

28/04/2015 Cinco estrelas 1 comentário(s) 27820 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Ensino Médio | Geografia

A relação entre elementos do clima e o ciclo da água. Determinar e avaliar a umidade relativa do ar. Relacionar a umidade do ar com a formação de nuvens.

19/03/2015 Quatro estrelas 12 comentário(s) 52937 acesso(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

Voleibol: origem e evolução histórica

Ensino Médio | Educação Física

- Conhecer a história do voleibol desde seus primórdios, a partir de atividades que reproduzam os primeiros jogos deste esporte; - Reconhecer como que ao longo dos anos, desde sua criação, o voleibol foi evoluindo até chegar à estrutura de jogo que temos hoje.

26/02/2015 Cinco estrelas 8 comentário(s) 48828 acesso(s)

Kátia Josiany Segheto

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Mobilidade urbana: refletindo sobre os trajetos cotidianos

Ensino Fundamental Final | Geografia

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos ...

03/02/2015 Quatro estrelas 8 comentário(s) 24998 acesso(s)

SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

Desastres naturais: os eventos mais comuns no Brasil

Ensino Fundamental Final | Geografia

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", especificamente na competência de área 6, que é compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço ...

03/02/2015 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25595 acesso(s)

SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

FUTURE - WILL OR GOING TO?

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Identificar os diferentes usos e aplicações de duas formas verbais futuras: will e going to. Decidir adequadamente entre o uso de will ou going to para falar do futuro. Dramatizar situações cotidianas que falam do futuro.

02/02/2015 Quatro estrelas 5 comentário(s) 41644 acesso(s)

ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Estrangeira

Onde estão os juros? Parte 1

Educação Profissional | Gestão e Negócios

Ensino Fundamental Final | Matemática

A fim de desenvolver as competências da área 4 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, são propostos para essa aula os seguintes obj...

02/02/2015 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15121 acesso(s)

SILENE RODOLFO CAJUELLA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Onde estão os juros? Parte 2

Educação Profissional | Gestão e Negócios

Ensino Fundamental Final | Matemática

A fim de desenvolver as competências da área 4 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, são propostos para essa aula os seguintes obj...

29/01/2015 Sem estrelas 0 comentário(s) 9528 acesso(s)

SILENE RODOLFO CAJUELLA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Música Indígena

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | História

Conhecer as músicas indígenas guarani. Identificar os instrumentos musicais indígenas. Conhecer a cultura indígena. Explorar a produção do gênero textual bilhete e a oralidade.

26/01/2015 Quatro estrelas 15 comentário(s) 63188 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

A diversidade da África e os africanos

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Identificar, no mapa político do mundo, a localização da África e seus países. Conhecer sobre os grupos étnicos Yorubá e Bantu. Conhecer sobre a cultura africana: língua falada, alimentação e vestuário. Avançar no processo da escrita.

23/01/2015 Quatro estrelas 17 comentário(s) 130445 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Imigrantes europeus no Brasil – ciclo do café

Ensino Fundamental Final | História

Identificar as principais regiões produtoras de café no Brasil no século XIX. Conhecer a mão de obra utilizada nas lavouras cafeeiras no Brasil. Pesquisar sobre a substituição da mão de obra escrava pela mão de obra imigrante na produção do café. Reconhecer as contribuições do...

22/01/2015 Cinco estrelas 4 comentário(s) 36715 acesso(s)

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.