Logo Portal do Professor

JORNAL

Portal do Professor auxilia a planejar aulas

 Carmem Prata, coordenadora do Portal do Professor

Sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina, além de recursos multimídia como vídeos, fotos, mapas, áudios e textos, que tornam o conteúdo mais dinâmico e interessante para o aluno, estão nas seções Espaço da Aula e Recursos Educacionais, do Portal do Professor. À disposição dos professores, os conteúdos podem auxiliar no preparo das aulas e enriquecer a aprendizagem dos estudantes.

Os professores das diferentes regiões brasileiras podem compartilhar suas idéias, propostas e sugestões metodológicas sobre o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais. “Queremos criar um intercâmbio de experiências para o desenvolvimento criativo de novas estratégias de ensino e aprendizagem”, diz a coordenadora do Portal do Professor, Carmem Prata.

Ela destaca que, o importante é fortalecer a colaboração entre os professores, de modo a que um possa ajudar a outro. "Uma idéia simples, colocada em prática por um professor, poderá estimular a outro ou fazer com que desperte para novas possibilidades de uso de uma ferramenta de aprendizagem”, salienta.

O Portal dispõe, no momento, de 270 sugestões de aulas em diferentes disciplinas de ensino fundamental e médio. Elas podem ser lidas, comentadas, classificadas e baixadas por qualquer interessado. Para acessá-las, as opções são muitas: por nível de ensino, componente curricular, tema, ordem de publicação, mais comentadas e melhor classificadas.

Caso o professor queira criar sua própria aula, deverá fazer sua inscrição e login no ambiente do Portal, podendo também inserir recursos disponíveis no menu Recursos Educacionais, como mapas ou vídeos.

Aprenda a criar sua própria aula.

(Fátima Schenini)