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JORNAL

Planejamento é fator importante em escolas do Pará e Alagoas

Escola Estadual Padre Aurélio Góis - Junqueiro (AL)

Na Escola Estadual Padre Aurélio Góis, localizada no município de Junqueiro, em Alagoas, a cerca de 100 Km de Maceió, o planejamento é uma tarefa conjunta, que tem como objetivo traçar metas para saber aonde chegar.

De acordo com a diretora da instituição, Maria Salete dos Santos Ribeiro, o planejamento do ano letivo é feito pelos diretores e coordenadores e depois repassado para os professores, em reuniões.

No início do segundo semestre do ano letivo, em agosto, é feita nova reunião para analisar os resultados obtidos e verificar o que pode ser melhorado e o que deve ser descartado.

“Os professores não ficam sós. A direção e os coordenadores pedagógicos estão sempre em contato com eles, incentivando-os e estimulando-os para que descubram novos meios de se aperfeiçoarem,” salienta Maria Salete.

A coordenadora pedagógica do ensino fundamental da Padre Góis, Rejane Maria Vieira da Silva, explica que a escola também promove encontros do conselho de classe. São duas reuniões por semestre, com a participação de diretores, coordenadores, professores, pais e alunos. Ela acredita que a participação do aluno, nesses encontros, é importante, pois ele é o sujeito que justifica a existência da escola. “O processo na escola acontece porque temos o aluno”, diz. Defende também a participação dos pais: “a comunidade confia na escola e a escola confia na família dos alunos”, justifica.

Com 908 alunos do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nos três turnos, a instituição deu um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De 3,1 em 2005 passou para 4,9 em 2007, atingindo o valor previsto para 2019.

Na Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa, em Santarém (PA), município situado na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, a 1.369 Km de Belém, o planejamento, amplo e detalhado, engloba a planificação dos instrumentos que propõem ações e metas a serem alcançadas – a proposta pedagógica, o plano anual de metas, e o plano de ação do conselho escolar.

De acordo com o vice-diretor da instituição, Ernany Santos de Almeida, no início de cada ano é realizada uma jornada pedagógica, onde os professores analisam os dados do rendimento escolar, os objetivos e metas previstos para o ano anterior e implementam novas ações. Ele explica que os dados estatísticos registrados a cada bimestre, como índices de aprovação, reprovação, evasão e faltas, são analisados em conjunto, pela equipe gestora da escola, pais e alunos. E a cada semestre, eles avaliam as práticas pedagógicas e propõem melhorias nas ações para o ensino aprendizagem.

A escola também promove inúmeras atividades curriculares e extracurriculares que contribuem para fortalecer o compromisso de professores e gestores com o plano de trabalho escolar e de crescimento profissional, tais como encontros pedagógicos e administrativos e reuniões do conselho escolar e do conselho de classe.

Compromisso – “A educação só vai mudar quando todos os envolvidos se conscientizarem de que também são responsáveis, incluindo aí professores, gestores, alunos, pais, vigias, serventes, enfim, a comunidade em geral,” diz a diretora da Ubaldo Corrêa, Naide Iraci Sousa da Silva. “Em nossa escola já está acontecendo de o pessoal responsável pela merenda perguntar se vamos precisar deles no sábado. Isso é se comprometer com a educação“, ressalta.

Maior escola da rede do município, a Ubaldo Corrêa atende 1.180 alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), distribuídos nos turnos matutino e vespertino. Com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,8 em 2005, atingiu, em 2007, o valor de 4,1, maior do que estava previsto para 2009, que era de 4,0.

As duas instituições receberam o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ciclo 2006-2007, promoção conjunta do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho.

(Fátima Schenini)