Logo Portal do Professor

JORNAL

Identificação com alunos motiva professora do Acre

Professora Mageana, de blusa verde, com alunos de EJA da Escola Djalma Teles.

Apaixonada pelo trabalho que desenvolve com Educação de Jovens e Adultos, Mageana Souza Carvalho diz que sua maior satisfação é observar, a cada etapa cumprida, o brilho nos olhos daqueles que um dia haviam desistido de estudar. Integrante de uma família de professores - mãe, tias, e avó – ela acredita que consegue fazer um bom trabalho por que se identifica com seus alunos.

“Sou sonhadora e gero sonhos, expectativas, vontade de estudar em meus alunos, ‘não porque sou boa’, mas porque sei o valor da educação para o ser humano”, ressalta a professora de Rio Branco (AC), que leciona desde os 17 anos e lutou com dificuldades para conseguir se formar em geografia. Essa vivência fez com que ela se voltasse ao ensino de pessoas que “sofrem pela falta de qualificação profissional, com dificuldades de voltar a estudar devido a problemas sociais e financeiros”.

No magistério há 16 anos, há quatro Mageana trabalha com EJA. “Estou em começo de carreira, mas as minhas experiências, os meus alunos e amigos, a minha educação, e os meus sonhos realizados são minhas maiores ‘competências e habilidades’ até então”, salienta a professora que fez especialização em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Em 2010, ela trabalhou na Escola Estadual de Ensino Fundamental Zuleide Pereira de Souza, com alunos de EJA do ensino fundamental e do ensino médio, de 20 a 68 anos. O êxito obtido no vestibular, por alguns alunos, leva Mageana a destacar o valor de “vê-los adquirir sua autoestima e se sentirem importantes”. Ela quer, com seu trabalho, dar oportunidades e construir pontes a fim de gerar professores, doutores e outros bons profissionais.

Ela trabalha com projetos, pois acredita que é importante buscar conhecer a realidade do estudante e partir desse pressuposto para criar as ideias necessárias à construção do conhecimento. Entre os projetos que já desenvolveu, destaca o Minha Cidade, Minha História, realizado com alunos do Colégio Serafim Salgado, onde estimulou os estudantes a conhecerem a geografia através das mudanças ocorridas ao longo dos anos. Para isso utilizou um mural fotográfico, realizou passeios turísticos a lugares históricos e também incentivou os alunos a entrevistarem pessoas da própria família, que pudessem contar fatos ocorridos no passado de Rio Branco.

Outro projeto que destaca é: A minha identidade, em que procurou fazer com que os alunos refletissem sobre quem são dentro da família, do bairro, da sociedade. De acordo com ela, foram trabalhados os valores morais, as expectativas para o futuro e cada um enquanto agente em transformação em um mundo competitivo.

(Fátima Schenini)