Logo Portal do Professor

JORNAL

Professora coleciona prêmios nacionais

Apresentação da banda dos alunos da professora Maria Auxiliadora.

Nascida no município de Várzea Grande (MT), localizado há seis quilômetros de Cuiabá, Maria Auxiliadora de Oliveira é professora há 23 anos. Na família, além dela, suas três irmãs também dedicaram a carreira à educação. “Lá em casa é assim: todas as mulheres são professoras. Minha mãe, apesar de não ser professora, fez questão que fizéssemos Pedagogia”, contou. Segundo Maria Auxiliadora, quando tem almoço de família, a casa se transforma numa sala dos professores, onde elas trocam experiências e discutem projetos e metodologias.

Apaixonada pela profissão, ela carrega na bagagem três prêmios nacionais, entre eles o Prêmio Professores do Brasil de 2007. “Cada ano procuramos inovar, trazendo um projeto diferente. Já estamos inscritas no concurso deste ano”, disse ao ressaltar que sem a ajuda da professora Isabel Cristina Corrêa Ribeiro, com quem realiza os projetos há mais de 10 anos, não teria conseguido.

Para Maria Auxiliadora, trabalhar com projetos é a melhor forma de envolver alunos, pais e a comunidade escolar. “Já chegamos a um patamar em que as próprias crianças propõem as atividades”, contou. Ela ressaltou ainda que os projetos ajudam as crianças a desenvolver seu senso crítico e a ter opinião própria.

Ela acredita que o segredo para tanto sucesso é simples: basta associar brincadeiras ao processo de ensino e aprendizagem. Em Cuiabá, na Escola Municipal de Educação Básica Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, onde leciona há 14 anos, ela desenvolveu o projeto “Cor e Som: Há vida em suas mãos”. Aproximadamente 40 crianças de sete anos de idade foram alfabetizadas com música. “Nosso objetivo era estimular o interesse e a curiosidade das crianças, ampliando seu conhecimento e as situações de aprendizagem. Com os gêneros musicais refletimos sobre as relações de respeito, amizade, auto-estima e propiciamos às crianças o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social”, explicou.

Tendo como base o projeto político pedagógico da escola, que prima pela interdisciplinaridade, Maria Auxiliadora elaborou inúmeras atividades. Os alunos produziram um CD e um DVD com músicas para o Dia das Mães; conheceram danças de diferentes épocas; trabalharam com as letras de músicas de vários estilos; passearam pelo centro cultural da UFMT e ao Sesc Arsenal para conhecer um pouco sobre música e os instrumentos musicais; pesquisaram sobre a evolução da música (LP, compact disc, fita K7, fita de vídeo, CD, DVD, etc.); entre várias outras.

Além do prêmio do ano passado, os projetos da professora mato-grossense renderam prêmios nacionais em 2004 e 2001. Para ela, ganhar os prêmios significa que está trabalhando na direção certa. “É gostoso saber que estamos caminhando no rumo certo. Se queremos mudar o mundo precisamos trabalhar com as crianças”, afirmou. (Renata Chamarelli)