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JORNAL

Docente gaúcha se apaixona pela tecnologia e atrai seguidores

Professora Suely e alunos trabalhando em computadores

Professora de literatura e língua portuguesa, Suely Aymone sempre buscou alternativas que tornassem menos artificiais as práticas de escrita dos alunos. E o blog, com sua capacidade de atrair leitores e colaborar para a interação entre diferentes pessoas, despertou a atenção da professora do Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, em Uruguaiana (RS). Ela passou a utilizar a ferramenta tecnológica como um espaço de reflexão pessoal sobre o mundo e a vida e também como um suporte de aprendizagem para seus alunos do Curso Normal (formação de professores).

Seu interesse começou no dia em que conheceu um blog criado pela educadora Marly Dagnese Fiorentin – a Blogosfera Marli –, com temas de educação e tecnologia. “Me encantei: era isso que procurava”, conta Suely, que é formada em letras, com especialização em ensino de língua portuguesa e em tecnologias em educação. Daí para a criação de seu primeiro blog foi um passo. Com o Ufa! Bloguei! ela se propôs “ensaiar - descobrir as linguagens dos blogs - para depois estrear.” Em seguida, veio o Espichando a conversa, blog dos estudantes do Curso Normal, como “uma primeira tentativa de uso da web como mediadora de aprendizagem”.

Mas suas experiências não pararam por aí. E ela também criou os blogs Curso Normal – Aproveitamento de Estudos 2009/2010 e o @prender_fazendo, onde os alunos são autores. “Descobri que blogar é uma forma de chegar mais perto da minha utopia: “espalhar que todos podemos (e devemos) ser autores, não só de textos escritos e orais, mas da nossa história, nossa vida”, salienta.

De acordo com ela, o que mais tem observado a partir dessas experiências é a alegria dos estudantes ao terem um texto publicado: “os alunos se sentem valorizados; são lidos por outras pessoas, além do professor”, ressalta. Além disso, avalia, eles passam a manifestar uma preocupação maior com o uso da língua escrita, com a clareza das idéias, o entrelaçamento do texto com imagens, entre outros pontos.

“Há muito o que construir, especialmente, o diálogo, exercitado nos comentários”, diz Suely, que acredita que os estudantes ainda ficam meio inibidos de colocar comentários em blogs que visitam. “Volta e meia refletimos sobre a necessidade de desenvolver uma atitude blogueira; ou seja, publicar, conversar, trocar ideias, interagir com autonomia, pois todos temos coisas para dizer e devemos dizê-las”, destaca a professora, que atua no magistério há cerca de 25 anos.

Grupo de estudos - Responsável pela coordenação do laboratório de informática do Instituto de Educação, desde junho último, Suely tem planos de formar um grupo de estudos voltado ao uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação. “Pretendo refletir com os colegas sobre a necessidade desses usos, ao mesmo tempo em que faremos experiências com interfaces da web que permitem/facilitam a construção coletiva de conhecimento”, explica.

Para ela, é importante que o professor fomente a ampliação da presença online dos alunos através de blogs, para que eles percebam a web, também, como possibilidade de aprendizagem colaborativa e que utilizem as TIC criticamente, como produtores de conhecimento e não, apenas, como consumidores.

(Fátima Schenini)