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JORNAL

Professor usa criatividade para incentivar alunos

Novas tecnologias deixam alunos mais interessados.

A busca por novos materiais que pudessem despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado de álgebra levou ao computador o professor de matemática e ciências naturais das séries finais do ensino fundamental, Jaime Pereira Antunes Campos, do Centro de Ensino Fundamental da Vila Planalto, no Distrito Federal. Em 2007, navegando na internet, ele encontrou uma apresentação de power point sobre “produtos notáveis”. Adaptou este conteúdo, destinado à sétima série, para a linguagem html, dando início a uma nova etapa em suas aulas.

“Os alunos ficaram mais interessados e mais concentrados. Ficaram também mais solidários, prontos a ajudar os colegas e os professores em caso de dúvidas relativas à informática” , diz Jaime Campos. Ele destaca que a apresentação dos trabalhos foi uma oportunidade para os alunos revelarem seus talentos. “Até então, não tínhamos idéia da desenvoltura que alguns estudantes tinham.” Os alunos trabalharam com planilhas excel e construção de gráficos e os resultados obtidos foram publicados no blog do professor (http://prof-jaime-matematica.blogspot.com/).

Jaime Campos explica que, neste ano, vai aproveitar a realização das Olimpíadas, na China, para trabalhar conteúdos de matemática. O tema também será aproveitado pelas demais disciplinas. “Os estudantes vão conhecer os países participantes das Olimpíadas, na ótica de cada disciplina. Nas aulas de matemática vão produzir gráficos mostrando dados de renda e população dos países participantes do evento”, diz. Os trabalhos serão feitos em equipe e, no final, serão apresentados em forma de seminário, para todos os professores, valendo como uma das notas do bimestre. No final, serão publicados na internet.

O professor acredita que o uso do computador e da internet na escola reforça a auto-estima dos alunos, possibilita acesso a informações atualizadas, desperta novas habilidades, e abre portas para o descobrimento de vocações, apontando caminhos para o futuro dos jovens estudantes. “Aproveitamos também para abordar outras questões, como direitos autorais. Explicamos aos alunos que as pesquisas na internet não devem ser só na base de copiar e colar, e que é preciso resguardar os direitos dos autores”. (Fátima Schenini)