Sílvia Christina Madrid Finck – Editora Ibpex – Brasil – 1ª edição – 2010
Neste livro, por meio da fala dos professores, é possível constatar que a grande maioria dos alunos gosta das aulas de educação física. Sobretudo quando nelas há a prática de algumas modalidades esportivas (futebol, vôlei, basquete, handebol), fato que, muitas vezes, leva os professores a não lecionar outras atividades como a dança, a ginástica e o atletismo. Dessa forma, quais princípios devem permear o trabalho pedagógico do professor de educação física? Que tipo de saberes o professor deve proporcionar? Quais encaminhamentos metodológicos devem ser seguidos para o desenvolvimento de suas aulas? Como o professor deve trabalhar o esporte na escola numa perspectiva educacional? Questões como estas, entre outras mais, são debatidas amplamente nesta obra, que também tem por objetivo analisar o papel do professor de educação física no contexto escolar e traçar perspectivas para a ampliação de ações que favoreçam o desenvolvimento integral do aluno, em suas relações com os diferentes saberes da cultura corporal de movimento.