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JORNAL

Avaliações diárias ajudam alunos a progredir

Envolvimento em atividades extraclasse vale nota no Colégio Estadual Antenor Padilha.

No município de Ivolândia, em Goiás, que tem cerca de 2,7 mil habitantes, a avaliação é feita diariamente com base no envolvimento dos alunos. No Colégio Estadual Antenor Padilha, todo o conteúdo é repassado para os estudantes por meio de projetos interdisciplinares. O IDEB da escola nas séries iniciais (5,1) está acima da meta prevista. A receita, segundo o diretor da escola, Aparecido Roque da Silva, é simples. “Trabalhando com projetos, os conteúdos acabam sendo abordados sob várias óticas diferentes e a atenção dos professores se volta totalmente para o aprendizado dos alunos”, explica.

Segundo Silva, a metodologia exige que os professores estejam mais atentos. “A avaliação é feita de forma contínua e integral com base na participação dos alunos. Se eles estão se envolvendo, estão aprendendo”, garante. Com isso, tudo o que o aluno faz é valorizado. Na escola, 50% da nota dos alunos é baseada na avaliação dos trabalhos escritos pelos estudantes. O restante fica por conta das atividades desenvolvidas por eles, seja no laboratório de informática, na horta ou no projeto de reflorestamento da escola. “O importante é que o aluno tenha prazer em vir para a escola estudar”, ressalta.

Intervenções pedagógicas - Já na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira, em Minas Gerais, cada professor se reúne com a equipe pedagógica, semanalmente, para discutir o andamento das atividades escolares. Durante cerca de duas horas são levantadas as principais dificuldades e apontadas novas ações. Localizada no município de Araxá, na região do Triângulo Mineiro, a escola adotou esta estratégia para avaliar de perto o desempenho de seus mais de 1.400 alunos.

Com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 5,7, a metodologia está dando resultados positivos. “Fazemos uma avaliação contínua, diagnóstica e processual. Assim, conseguimos descobrir os pontos fortes e os fracos durante a aplicação dos projetos”, explica a diretora da escola mineira, Edna de Fátima Campos. Segundo ela, o acompanhamento semanal facilita o alcance das metas estabelecidas no início do ano. “Conforme o desempenho dos alunos, elaboramos planos de intervenção pedagógica que podem ser feitos até mesmo individualmente se for necessário”, conta.

Ambas as escolas foram ganhadoras da edição deste ano do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Educacional.

(Renata Chamarelli)