Logo Portal do Professor

JORNAL

Competição ajuda estudantes a entender importância e utilidade da matemática

Alunos participam de jogo de matemática na sala de aula

Um torneio de matemática faz parte dos recursos adotados pela Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, de Dourados (MS), desde o início dos anos 1990, para estimular o interesse dos estudantes pela disciplina. A competição, chamada de Tornemática, envolve turmas desde o sexto ano do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio.

O torneio foi criado para despertar nos alunos o gosto e o prazer pela matemática, além de desmitificar a matéria e mostrar sua importância e utilidade na solução de problemas do cotidiano. "Os alunos aprendem a olhar a matemática de uma maneira diferente, passam a vê-la além de fórmulas e decorebas e também se desprendem do livro didático", enfatiza o diretor da instituição, José Carlos Severiano de Souza. "Projetos como esse contribuem para despertar no aluno um olhar diferenciado pela rainha das ciências, que na maioria das vezes é rotulada como algo distante e impossível de ser alcançado."

Com licenciatura em matemática, pós-graduação em educação matemática e em gestão escolar, Souza tem experiência de oito anos como professor de matemática no ensino médio e de nove anos na direção.

A Tornemática é realizada em duas fases. Na primeira, os estudantes passam por avaliação individual, de acordo com o ano (ou série). Na segunda, as questões são respondidas coletivamente. Cada equipe é composta por sete alunos, um de cada série. São premiados um estudante por série e as três equipes mais bem colocadas. Os três melhores alunos recebem prêmios especiais e o campeão geral, um notebook.

A avaliação contém 20 questões que têm como prioridade aferir o raciocínio lógico, sem preocupação com o domínio de regras ou fórmulas. "Observamos que nem sempre aqueles alunos que tiram as melhores notas se sobressaem nesse tipo de avaliação", ressalta o diretor.

Ampliação — Criada como uma disputa interna, a Tornemática foi ampliada a partir de 2010, por iniciativa do diretor. Ele abriu espaço para a participação de outras escolas e transformou a atividade em competição municipal. "Com a ampliação, firmamos parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para que acadêmicos e professores formulem as questões para a prova", revela.

Outra parceria foi firmada com a Secretaria de Educação do estado para o patrocínio do projeto. “Todos os anos, criamos um logotipo diferente e confeccionamos camisetas do torneio”, diz Souza. "O logotipo é criado pelos alunos." (Fátima Schenini)

Acesse o blog da EE Ministro João Paulo dos Reis Veloso