Logo Portal do Professor

JORNAL

Jogos e objetos tecnológicos dão reforço ao aprendizado

Aluno observa imagem no computador

No período de dois anos em que trabalhou na Sala de Recursos da Escola Municipal Profª Maria Cristina Ozório Tavares, em Natal, a professora Marta Gomes das Neves usou diversas tecnologias e jogos voltados para o aprendizado de matemática. Entre eles, a atividade pedagógica Fazenda Rived e os jogos Tux of Math Command, Feche a Caixa e Montando o Tangram.

“Com os recursos, as crianças puderam aprofundar o aprendizado”, salienta a professora. Ela destaca também a realização de trabalhos em grupos e a prática de atitudes de cordialidade e de solidariedade. Marta leciona a turmas de segundo ano do ensino fundamental em duas escolas municipais. Mesmo sem ter agora a oportunidade de adotar os jogos nas aulas, ela os considera de grande importância. “Todos brincam, competem e aprendem”, destaca.

Há 30 anos no magistério, Marta tem graduação em pedagogia e pós–graduação em psicopedagogia e em atendimento educacional especializado. O conhecimento e o acesso a jogos virtuais ocorreram em cursos na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em pesquisas no Portal do Professor do Ministério da Educação.

“A Escola Maria Cristina busca formas eficientes para tornar o aluno interessado, capacitado e estimulado a usar os conhecimentos matemáticos presentes no cotidiano, construindo uma dinâmica entre a teoria e a prática, entre o concreto e o abstrato, através de jogos diversos”, diz a diretora da unidade de ensino, Maria de Fátima da Silva. Segundo ela, os resultados desse trabalho podem ser observados no bom desempenho dos alunos nas demais áreas do conhecimento, bem como em suas atitudes com relação ao cumprimento das regras da escola.

Com pós-graduação em educação infantil, Maria de Fátima tem 27 anos de magistério, seis dos quais na direção da escola, que atende 704 alunos em turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. (Fátima Schenini)