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JORNAL

Estudantes discutem formas de tornar as escolas sustentáveis

Alunos em auditório

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente reuniu este ano mais de mil pessoas para tratar do tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. O evento foi realizado de 23 a 28 de novembro, no Centro de Treinamento Educacional (CTE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), no município goiano de Luziânia, no entorno do Distrito Federal. Participaram 673 estudantes com idades entre 11 a 14 anos (delegados) e cerca de 250 educadores de todo o Brasil.

Realizada desde 2003, a conferência tem como proposta fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com a participação ativa das escolas na construção de políticas públicas. Além do tema da conferência, os participantes discutiram os subtemas Terra, Água, Fogo e Ar. Também participaram de oficinas e de atividades culturais. Foram oferecidas 13 oficinas sobre técnicas de rádio, teatro, publicidade e fotografia.

“A conferência nos oferece a oportunidade de aprender muitas coisas sobre o meio ambiente e sobre a cultura de outros estados”, destaca o estudante Welton Sousa Silva, 13 anos, delegado da Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro, de Boa Vista, Roraima. “Abre ainda a possibilidade de fazermos novos amigos.”

Welton ficou entusiasmado com a oportunidade de participar da oficina de rádio: “Vou aplicar o que aprendi, pois nossa escola vai criar uma rádio comunitária, e poderei ajudar nesse trabalho”, adianta o jovem, aluno do sétimo ano do ensino fundamental. Com o projeto Horta na Escola, a instituição em que Welton estuda propõe o cultivo de legumes e hortaliças para a merenda escolar. A implantação está prevista para o início do próximo ano letivo. A escola dispõe de uma pequena horta com plantas medicinais.

Em Taquara, Rio Grande do Sul, a Escola Municipal Rudi Lindenmeyer desenvolve o projeto Água nossa de cada dia. Uma das ações é o aproveitamento da água da chuva, armazenada em cisternas, para regar a horta escolar. De acordo com o delegado da instituição na conferência, Robson da Silva Alves, 11 anos, estar da conferência foi uma experiência excelente. Ele aproveitou a oportunidade para participar da oficina de teatro.

O estudante Afonso Murilo Ferreira Silva, 14 anos, delegado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Sodré, do município paraense de Moju, na região do Baixo Tocantins, apreciou a oportunidade de participar da conferência. “É bom conhecer um pouco mais do Brasil e de sua diversidade cultural”, enfatiza. A instituição de ensino também desenvolveu projeto de aproveitamento da água da chuva — Irrigação Sustentável para a Horta da Escola. De acordo com Afonso, o processo ocorre por gotejamento (pequenos canos com furos) ou com mangueira. As hortaliças são usadas na merenda escolar.

Regionais — Os temas debatidos em Luziânia pelos delegados foram discutidos previamente em escolas de todo o país, nas conferências municipais ou regionais e nas estaduais.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente foi promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente. (Fátima Schenini)