Logo Portal do Professor

JORNAL

Linguagem simples ajuda a promover o aprendizado

Para incentivar seus alunos do ensino médio a aprender física, o professor Geraldo Marcello Horta busca conquistar a amizade e a confiança da turma e ensinar a matéria de forma clara e objetiva. “Quando é ensinada por meio de uma linguagem simples e com a utilização de exemplos do dia-a-dia, a física é mais bem aceita pelos estudantes”, destaca.

Há 15 anos no magistério, Geraldo Marcello leciona na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no município mineiro de Dom Silvério, a 180 quilômetros de Belo Horizonte. Como a escola não tem laboratório de física e química, o professor costuma desenvolver experiências na própria sala de aula, além de usar vídeos bem elaborados.

Geraldo Marcello acredita que um bom professor de física precisa ter boa relação com os alunos, repassar os conhecimentos de maneira criativa e, principalmente, fazer tudo isso com amor e dedicação. Ele também defende a necessidade de atualização frequente dos professores. Nesse sentido, costuma participar dos cursos promovidos pela Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Há alguns anos, ele criou um blogue para divulgar o ensino da física de forma simples e descomplicada. Com a ferramenta, o professor procurou promover uma aproximação virtual entre alunos, ex-alunos e pessoas que se interessam pelo assunto em qualquer lugar do mundo.

Geraldo Marcello tem licenciatura plena em matemática e física, graduação em ciências contábeis e pós-graduação em administração financeira de empresas. Além de lecionar física, dá aulas de empreendedorismo e gestão no programa Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Educação mineira. O programa foi criado para reformular o ensino médio por meio da ordenação curricular e do uso de estratégias didático-pedagógicas inovadoras. (Fátima Schenini)

Saiba mais no blogue do professor Geraldo Marcello