Logo Portal do Professor

JORNAL

Prêmio Vivaleitura destaca melhores experiências

Promovido pelos ministérios da Educação e da Cultura, o Prêmio Vivaleitura tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências de promoção de leitura desenvolvidas no Brasil por bibliotecas, escolas, sociedade e indivíduos. A coordenação é da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

Os premiados na sétima edição do Prêmio Vivaleitura foram:

Categoria 1– Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Privadas — Tânia Maria Piacentini, Biblioteca Comunitária Barca de Livros, Florianópolis (SC).

Categoria 2 – Escolas Públicas e Privadas — Érica Rodrigues, Ação Integrada para o Letramento, Colombo (PR).

Categoria 3 – Práticas Continuadas de Leitura em Contextos e Espaços Diversos Desenvolvidos pela Sociedade — Dante Marcello Claramonte Gallian, Humanizando a Saúde Através da Leitura, Escola Paulista de Medicina (Unifesp), São Paulo (SP).

Categoria 4 – Promotor de Leitura (Pessoa Física) — Projeto Grupo Atitude, por uma Cidade Leitora, coordenado por Jocelino Tomaz de Lima, Caiçara (PB).

O projeto Rodas de Leitura no Ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa, de São Luís (MA), de Simei Aranha Dantas, recebeu a menção honrosa José Mindlin.

A premiação foi realizada em 16 de dezembro de 2014, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O vencedor de cada categoria recebeu R$ 25 mil em dinheiro, além de diploma e troféu.

O prêmio tem apoio da Fundação Santillana, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). (Fátima Schenini)

Acesse a página do Prêmio Vivaleitura na internet