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JORNAL

Uma idéia na cabeça e uma câmera digital na mão

No ritmo do amor foi o melhor filme da Escola Professor Geraldo Costa Alves, de Vila Velha (ES).

Professora há 25 anos, Ângela Cristina Sartorio Lovatti, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Geraldo Costa Alves, de Vila Velha (ES), desenvolve, a cada ano, um novo projeto para trabalhar a disciplina de língua portuguesa com seus alunos. Em 2008, pela primeira vez utilizou o vídeo como ferramenta. Com o projeto Uma idéia na cabeça e uma câmera digital na mão, ela possibilitou que suas quatro turmas de primeiras séries do ensino médio produzissem e gravassem, cada uma, um vídeo diferente.

A organização e criatividade dos 120 estudantes para criar roteiros, dirigir e atuar como atores, surpreendeu. O resultado foram vídeos que envolvem verdade e ficção: No ritmo do amor (escolhido melhor filme), Uma lição de vida, Pegando uma onda, e Acima de qualquer suspeita.

Com esse projeto, Ângela Lovatti buscou defender uma maior permanência dos estudantes na escola e também ocupar o tempo vazio dos estudantes. Além disso, ela queria que os jovens voltassem os olhos para a região onde a escola está localizada, considerada violenta. “Temos que correr atrás de nossos sonhos e acreditar que é possível,” justifica.

O projeto foi desenvolvido o ano inteiro. No primeiro semestre os alunos escreveram os roteiros. No segundo, fizeram as filmagens e a edição. Os estudantes utilizaram câmeras digitais comuns, com poucos recursos. “Eles filmavam pedacinho por pedacinho, colocavam as imagens no computador e depois montavam, como se fosse uma colcha de retalhos,” explica.

Em novembro foi realizada a festa da premiação, com a entrega do Troféu Casaca, que reproduz um instrumento musical típico capixaba, que tem esse nome. “Foi muito bacana. Teve prêmio até de efeitos especiais”, diz a professora, que pretende dar continuidade ao trabalho com vídeos no decorrer de 2009.

Em 2007, Ângela Lovatti desenvolveu um projeto na área da poesia. O trabalho gerou três livros com sonetos escritos pelo alunos, a partir de temas escolhidos por eles mesmos.

(Fátima Schenini)