Logo Portal do Professor

JORNAL

Diretor explica iniciativas que levaram à conquista de dois prêmios

Diretor Danclar Rossato faz palestra na abertura do ano letivo 2015

Diretor há oito anos da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, no município gaúcho de Santa Maria, Danclar Jesus Rossato viu a instituição de ensino obter o título de destaque estadual no Prêmio de Gestão Escolar em 2009 e em 2013. Criado em 1998, pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o prêmio é um estímulo à melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

“É algo marcante em todo o Brasil, pois não é tão comum a mesma escola receber por duas vezes e sob a mesma direção essa premiação tão importante”, destaca Rossato. Em sua visão, a adoção de medidas como gestão democrática e participativa, descentralização, trabalho em equipe e avaliação periódica da escola contribuíram para os bons resultados. Ele acrescenta à lista a implementação de projetos regionais, como radioescola, jornal, xadrez e jogos de integração, além dos programas federais Escola Aberta para a Cidadania e Mais Educação.

Outros pontos importantes, segundo o diretor, são a realização de parcerias com instituições locais, regionais e estaduais, o emprego eficiente do dinheiro público, a capacitação e a formação de professores e funcionários e o incentivo ao esporte, à cultura e ao uso de tecnologia. “A escola tem dois laboratórios de informática e sistema de internet wi-fi em todas as dependências”, ressalta.

De acordo com Rossato, todos os programas e projetos em execução na escola serão mantidos em 2015. “Também continuaremos trabalhando nossa proposta pedagógica dentro do mesmo complexo temático construído em 2014 — qual é o meu valor?, qual é o seu valor?, quais são os nossos valores?”, explica.

Lideranças — Este ano, Rossato pretende identificar e preparar lideranças para o futuro da escola. “A caminhada educacional não pode parar após nossa gestão”, salienta. “Precisamos dar continuidade e, para isso, é necessário capacitar novas lideranças.” O diretor quer ainda compartilhar com outras escolas as práticas bem-sucedidas de sua gestão.

Com graduação em letras (língua portuguesa), administração de empresas e filosofia, Rossato tem especialização em gestão escolar. A escola Augusto Ruschi atende a cerca de 1,4 mil alunos, matriculados nos ensinos fundamental e médio. Funciona nos três turnos e fica aberta também nos fins de semana para a realização do programa Escola Aberta. (Fátima Schenini)

Saiba mais sobre o Prêmio Gestão Escolar