Logo Portal do Professor

JORNAL

Estudantes aderem ao uso de modernas tecnologias de ensino

A Escola Estadual de Ensino Médio José Ribamar Batista, em Rio Branco, Acre, está conectada com as tecnologias modernas, especialmente as digitais. Por isso, os 910 alunos são estimulados a usá-las nos trabalhos pedagógicos, bem como a participar do blogue e da rádio da escola.

“A importância de estimular a cultura digital na escola está em proporcionar aos alunos novas formas de aprendizagem, que podem desenvolver neles um maior interesse por aquilo que está sendo ensinado”, diz a diretora da escola, Sirlene Pereira Luz. “De certa forma, ao estimular a cultura digital, a escola está valorizando o conhecimento que os alunos têm, já que esse universo faz parte de suas realidades.”

A rádio, implantada recentemente, funciona nos horários de intervalo das aulas, com músicas, informações da escola e da comunidade. Todos os assuntos tratados são debatidos anteriormente por membros do grupo responsável pelo funcionamento da emissora, formado por alunos, professores, funcionários, pais e equipe gestora. Para Sirlene, isso pode contribuir para que a escola estabeleça um vínculo mais profundo com os estudantes. Com graduação em letras (português e espanhol), ela exerce a direção há três anos e está há dez no magistério.

Pedagoga, com mestrado em tecnologia educacional, Fátima Suzuki, coordenadora de ensino na mesma escola, acredita que o uso das tecnologias torne mais atrativa a relação entre professores e alunos e desperte nos estudantes o interesse pela busca de conhecimento. “É importante que os professores fiquem mais próximos da realidade dos jovens e, ao mesmo tempo, facilitem o trabalho pedagógico de ambos os lados”, ressalta.

Blogue — Para a apresentação de trabalhos, os alunos pesquisam e montam slides, fazem entrevistas, produzem vídeos, gravam as apresentações e passam ao professor para avaliação. “Isso já é uma ação natural em nossa escola”, salienta Fátima. Ela coordena o desenvolvimento do blogue da escola, ainda em construção, destinado a divulgar e valorizar o trabalho feito, além de resgatar as atividades realizadas a partir de 2012. Professores e alunos colaboram com informações, fotos e registros das atividades desenvolvidas na escola e na comunidade. “Os alunos são participativos, e grande parte do material dos anos de 2012 a 2014 foi resgatada graças a eles, inclusive ex-alunos, além dos professores”, diz.

A escola tem parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Rio Branco, que promove oficinas para professores e alunos no laboratório de informática. Em maio deste ano, os estudantes participaram de uma oficina de blogues. A escola vai concorrer no 1º Concurso de Blog Educacional, promovido pelo NTE, com premiação prevista para outubro, na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Com experiência de 37 anos na área da educação, Fátima participa de atividades pedagógicas com os alunos. Ela participa, como mediadora, das aulas interdisciplinares e de reuniões pedagógicas mensais com professores. (Fátima Schenini)