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JORNAL

Integração com as famílias é uma prioridade para as professoras

Mulheres participam de curso de bolos e tortas

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Ilka Maria de Lima, em Rio Branco, Acre, empenha-se na busca de uma maior integração com as famílias de seus mais de 700 alunos e com a própria comunidade em geral. “O desafio da escola, hoje, é promover educação e informação para toda a vida e ela precisa romper seus muros e estar plenamente inserida no seu tempo e na comunidade à qual pertence”, diz a pedagoga Jarcilene da Silva Castro Moraes, gestora da escola.

Com 24 anos de magistério, cinco deles dedicados à gestão, Jarcilene defende um envolvimento mais amplo da comunidade nas ações escolares, tanto pedagógicas quanto administrativas.

Para a professora Lucineide Cabral de Melo da Silva, abrir as portas da escola à participação de famílias e da comunidade ajuda os alunos a ter sucesso na vida escolar e colabora para diminuir a evasão e a violência. “Em nossa escola, o trabalho com a comunidade é bem expressivo”, destaca Lucineide. Formada em pedagogia, ela está há 12 anos no magistério.

Na visão da professora Maria Aurilena Domingos da Silva, presidente do Conselho Escolar, a participação da comunidade é parte importante no processo de desenvolvimento da cidadania e pode trazer contribuições para a melhoria da qualidade do ensino e da escola. Segundo ela, a comunidade tem se beneficiado com os programas e parcerias em atividades de formação para o trabalho que a escola desenvolve, há quatro anos, com parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), organizações não governamentais, faculdades e instituições das redes públicas estadual e municipal.

“Isso tem modificado a vida profissional, financeira e familiar de pais e familiares de nossos alunos”, justifica a professora. Há 24 anos no magistério, Maria Aurilena tem graduação em pedagogia.

Projeto — A pedagoga Maria José da Silva Oliveira, coordenadora de ensino na escola Ilka Maria, chama a atenção para o projeto Família e Escola, realizado há cinco anos com o objetivo de apoiar ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida das crianças e de suas famílias. “Se a família tem como melhorar sua renda, acreditamos que ela vai estar mais feliz e, consequentemente, vai melhorar também a qualidade da escola”, salienta. Por isso, explica, procuram apoiar as famílias nesse sentido. Cursos de preparação de bolos e tortas, por exemplo, foram promovidos em parceria com o Senac.

Maria José revela ainda que a escola promove a realização de consultas médicas, exames preventivos, corte de cabelo e serviços de manicure, entre outras ações oferecidas à comunidade por meio de parcerias com instituições de saúde e justiça, igrejas e instituições do Sistema S, como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Senac.

De acordo com a gestora da escola, a interação entre a família e a escola contribui para a redução de conflitos; a parceria entre pais e professores favorece o diálogo aberto. “Pais participativos geram melhores resultados do que pais ausentes”, enfatiza Jarcilene. (Fátima Schenini)

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