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JORNAL

Diretora defende atuação conjunta em cidade gaúcha

Professora da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul há 14 anos, nove deles na direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederica Schütz Pacheco, no município de Novo Hamburgo, Carmen Maria Koetz define como imprescindíveis para o bom desenvolvimento da escola o comprometimento e a participação dos professores em todas as atividades e a atuação conjunta da comunidade.

“Cada professor tem muitos dados dos seus alunos; o diretor tem inúmeros dados de sua escola, dados sobre os quais a comunidade escolar precisa se debruçar e refletir”, diz Carmen. “São informações relevantes para proporcionar à comunidade escolar uma nova visão a respeito de seu próprio trabalho e sobre a própria escola, visando a criar estratégias com vista à melhoria da educação.”

De acordo com a professora, a melhoria da qualidade da educação, em todos os seus aspectos, é o principal benefício que uma atuação conjunta leva para a escola.

Em seu trabalho, Carmen conta com a participação do Conselho Escolar, encarregado de deliberar, acompanhar e fiscalizar o trabalho realizado pela gestão. “São em torno de 18 mães, com seus companheiros, que atuam fortemente na escola, tanto no Conselho quanto no Círculo de Pais e Mestres (CPM)”, explica. Em todas as comemorações, elas colaboram nas atividades de ornamentação, busca de brindes e atendimento aos convidados. “São pessoas voluntárias, que normalmente passam todos os dias na escola para se inteirar das novidades ou do andamento dos trabalhos.”

Segundo Carmen, o grupo também discute os acontecimentos da escola pelo whatsapp. Uma vez por mês, há reuniões para discussão e apresentação de sugestões de atividades que venham a favorecer o bom andamento do espaço escolar.

Para que os trabalhos realizados na escola sejam conhecidos na comunidade, Carmen pediu a colaboração de uma igreja próxima. Assim, durante as missas, são divulgadas as ações a serem realizadas por professores e alunos. Além disso, a diretora convocou a comunidade e seu entorno para participar das reuniões do orçamento participativo do município e formou uma associação de bairro para tratar de assuntos como segurança, manutenção e iluminação adequada da praça em frente à escola.

Com licenciatura em pedagogia e em ciências físicas e biológicas, Carmen já deu aulas de matemática, ciências e ensino religioso a alunos do ensino fundamental e atuou também na biblioteca da escola. Aluna de doutorado em educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), tem mestrado em educação, com linha de pesquisa em políticas e gestão democrática da educação, com foco no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Rio Grande do Sul (Saers), além de pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional e em gestão escolar. (Fátima Schenini)