Logo Portal do Professor

JORNAL

Bahia lidera oferta de vagas para licenciaturas de professores

O Estado da Bahia é o que oferece o maior número de vagas em cursos de licenciatura para professores da rede pública. São 18.805 vagas geradas a partir da criação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, somente para o segundo semestre de 2009. Elas estão distribuídas em três universidades federais, quatro estaduais e dois institutos federais de educação tecnológica.

De acordo com o presidente do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Penildon Silva Filho, a grande oferta de vagas na Bahia é resultado de inúmeros fatores. Um deles é o processo de mobilização que vem ocorrendo no instituto, desde janeiro de 2007. “O instituto vem se reunindo com todas as universidades públicas da Bahia com o objetivo de fazer um plano estrutural de formação de profissionais da educação”, diz.”

A criação de um consórcio da Universidade Aberta do Brasil com todas as instituições públicas do estado é outro fator destacado por Penildon. “Isso foi muito importante, pois permitiu que as universidades dividissem o território baiano de acordo com suas localidades, para poder oferecer essas vagas”.

No Brasil inteiro, já passa de 50 mil o número de vagas destinadas exclusivamente ao atendimento de professores em exercício em escolas públicas, que não possuem formação de nível superior. A meta do plano é formar, até 2011, cerca de 330 mil professores. Na Bahia, a proposta é atingir a oferta de 54 mil vagas para a formação inicial e de 30 mil para a formação continuada. De acordo com os números do Educacenso, na Bahia, atualmente, 75% dos professores das redes municipais não têm graduação. Na rede estadual, esta situação atinge 15% dos docentes.

Na região Nordeste, sete dos nove estados aderiram ao plano. Além da Bahia, participam Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. São mais de 47 mil vagas, até o momento, em 22 instituições públicas de ensino superior.

(Fátima Schenini)