Logo Portal do Professor

JORNAL

Jornal acabou, mas deixou saudades na escola...

Foto mostra Elizangela e dois alunos com o jornal EscolAção.

Apesar da pouca duração – foram apenas quatro edições no período de março de 2006 a dezembro de 2007 – o jornal EscolAção ainda traz boas lembranças àqueles que trabalharam em sua produção. Toda a equipe, inclusive pais, da Escola Municipal de Educação Fundamental Rosalina Borges, em Rio Verde, município de Goiás, se envolveu no projeto do jornal. Ele era fotocopiado e distribuído para os alunos, algumas escolas do município e a Secretaria Municipal da Educação.

“Sou apaixonada pelo projeto Escolação. Incentivava meus alunos a realizarem atividades significativas envolvendo a prática da leitura e da escrita”, diz a professora do 5º ano, Ana Lúcia Pierazo Tomé Evangelista. Segundo ela, alguns dos melhores momentos em equipe ficaram registrados no jornalzinho. Para Liliane Nascimento, que também dá aulas para uma turma de 5º ano, o projeto só veio ajudar. Ela conta que teve um aluno considerado de risco, que se envolveu muito com o trabalho e foi motivado a ler e escrever cada vez mais. “Ele participou das Olimpíadas de Língua Portuguesa e chegou a ser um dos finalistas. Toda a equipe se emocionou”, relembra Liliane.

O projeto do jornal foi criado pela coordenadora pedagógica da instituição, Elizangela Rodrigues Marins, juntamente com a gestora Marli Rodrigues de Souza. De acordo com Elizangela, o jornal abordava, em uma mesma edição, vários temas que haviam se destacado no período. Formada em letras, com especialização em educação infantil e em psicopedagogia, ela é professora há 16 anos, com experiência desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Em sua opinião, foram inúmeros os aspectos positivos trazidos pelo EscolAção: ter conseguido despertar os alunos para o hábito da leitura e da escrita, contribuído para elevar sua autoestima, além de motivá-los a desenvolver as atividades propostas, com entusiasmo, são alguns deles.

O EscolAção não teve continuidade devido à falta de patrocínio. Mas isso não significa que o tema jornal deixou de ser trabalhado na escola. “Os professores trabalham frequentemente com jornal na sala de aula, com notícias, entrevistas e outros assuntos”, relata Elizangela. Ela adianta que a Rede Municipal de Educação de Rio Verde está focada no tema jornal na sala de aula e tem promovido, inclusive, oficinas de capacitação para coordenadores. Ela participou de uma, neste mês de setembro, e depois repassou o conteúdo em uma reunião pedagógica onde participaram cerca de 80 professores de quatro escolas da rede municipal. (Fátima Schenini)