Logo Portal do Professor

JORNAL

Telejornal na escola incentiva alunos

Ministro da Educação entrega o prêmio à professora Tatiana

O interesse de um grupo de alunos da Escola de Ensino Básico Júlia Lopes de Almeida, de Blumenau (SC), em repassar os conteúdos aprendidos nas aulas de ciências e história para os demais colegas da instituição, levou a professora Tatiana Bianca Basso a criar o projeto Telejornal na Escola. O projeto deu tão certo que foi um dos vencedores da Quarta Edição do Prêmio Professores do Brasil.

Desenvolvido nas turmas A e B do 5º ano (4ª série), a partir de abril de 2009, o projeto começou como uma experiência piloto, com o nome de Repórter por um Dia. Os alunos das duas turmas, divididos em equipes, ficaram responsáveis pela seleção dos conteúdos a serem apresentados. A professora ficou encarregada de fazer a gravação das apresentações, com uma câmera digital. O sucesso foi tão grande que o projeto não só continuou como foi ampliado. “Então surgiu a ideia de fazermos um noticiário educativo, a ser apresentado no pátio da escola, no horário do almoço, com assuntos de interesse de todos os estudantes, como dicas e curiosidades, além de informações sobre os trabalhos que estavam sendo feitos na escola”, conta Tatiana.

Os alunos passaram a fazer entrevistas com diferentes personagens, tais como o diretor da escola, professores, alunos, e merendeiras, incluindo temas como a história da escola e assuntos ligados à preservação ambiental. Os estudantes ficaram mais entusiasmados e sugeriram à professora colocar o telejornal na internet. Assim, todo o conteúdo foi disponibilizado na rede de relacionamentos Orkut, com fotos e vídeos de todo o trabalho das turmas. Fizeram também um blog, que funciona como um portal de comunicação, divulgando informações sobre a Escola Júlia Lopes de Almeida.

Formada em pedagogia, com habilitação em séries iniciais, pós-graduação em interdisciplinaridade e 12 anos de experiência no magistério, Tatiana observa muitas mudanças em seus alunos a partir da execução desse projeto. “Há melhorias na auto-estima, expressão corporal, oralidade, produção escrita, e no conhecimento básico com as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs). Também há troca de experiências e maior cooperação entre eles”, avalia.

Alguns estudantes se destacaram na função de repórter e foram convidados pela TV da Universidade Regional de Blumenau, para fazerem coberturas jornalísticas de jogos escolares. “Eles já estão fazendo trabalhos de reportagem. Com isso, passaram a acreditar nos sonhos e a pensar em seu futuro profissional”, ressalta a professora.

(Fátima Schenini)