Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 101 - Copa do Mundo na Escola
12/06/2014
 
ou
NOTÍCIAS
 

Temas sobre futebol contribuem para novas aprendizagens

Os alunos ficaram entusiasmados com a participação dos pais

Os alunos ficaram entusiasmados com a participação dos pais

Autor: Arquivo da escola


As professoras da Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em Belo Horizonte, estão desenvolvendo o projeto Copa do Mundo com os alunos da educação infantil. Aberto em 26 abril, com um jogo de futebol entre pais e familiares dos alunos, durante as comemorações da Festa da Família, o projeto atende crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, de turmas dos turnos da manhã e da tarde.

No dia da abertura do projeto, antes da realização do jogo, as crianças fizeram uma apresentação de música e dança. “Confeccionamos pompons, faixas para cabeça e saias nas cores verde e amarela, simbolizando a torcida dos times e as cores do Brasil”, lembra a professora Juliana Oliveira Assis da Silva. “Os alunos ficaram muito felizes e entusiasmados ao verem os pais participando”, diz Juliana. Há 12 anos no magistério, ela tem formação em curso normal superior. O jogo reuniu os pais de alunos do turno da manhã contra os do turno da tarde.

Durante a realização do projeto, as professoras organizaram rodas de conversas nas salas de aulas para falar sobre futebol e Copa do Mundo. As crianças também participaram de jogos e trabalhos relacionados ao tatu-bola Fuleco, mascote da Copa. Outra atividade foi a elaboração de formas geométricas a partir de elementos como a Bandeira do Brasil, bola e campo de futebol e de cartazes sobre o tema.

“As atividades contribuíram para o desenvolvimento da linguagem oral, conceitos matemáticos, figuras geométricas, cores, letras, símbolos, numerais e atividades interdisciplinares”, avalia a professora Raquel Gomes de Oliveira. Para ela, o projeto colaborou para a aprendizagem de novos conceitos e proporcionou a interação e a elevação da autoestima das crianças. “Os alunos ficaram curiosos, atenciosos, participativos e muito criativos”, destaca. Além disso, ela ressaltou que a realização do projeto proporcionou a interação das famílias, que têm cooperado nas atividades extraclasse. Com formação em curso normal superior, Raquel está há 11 anos no magistério.

Paixão — Segundo a coordenadora pedagógica do turno matutino, Andressa Ferreira de Jesus Ribeiro, o futebol é uma paixão nacional e faz parte da realidade e do cotidiano de todos. “Por meio dele, estão sendo desenvolvidas competências pedagógicas em diversas linguagens, tais como a oral, corporal, musical, visual, digital, matemática e escrita, visando ao enriquecimento de experiências e aprendizagens diárias dos alunos”, explica. Além disso, ela salienta que o projeto tem abordado temas como ética, cidadania, paz, cultura e ecologia.

Com formação no curso de normal superior e pós-graduação em alfabetização e letramento, Andressa trabalha há mais de sete anos na área de educação infantil. Também tem experiência no ensino fundamental.

O projeto será encerrado em julho, com exposição de fotos e dos trabalhos feitos pelas crianças. (Fátima Schenini)

Saiba mais no blogue da EM Dr. José Xavier Nogueira

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.