Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 101 - Copa do Mundo na Escola
12/06/2014
 
ou
NOTÍCIAS
 

Escola do DF cria projeto para incentivar habilidades esportivas

A Copa do Mundo foi assunto também na festa junina

A Copa do Mundo foi assunto também na festa junina

Autor: Fátima Schenini


A Escola-Classe 407 Norte, de Brasília, leva a sério a importância do esporte para o desenvolvimento pleno dos estudantes. Os alunos, que estudam em tempo integral, participam de atividades no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB) e no Centro Interescolar de Educação Física (Cief) da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Assim, este ano, a temática Copa do Mundo foi inserida no projeto político-pedagógico (PPP) da escola, intitulado Despertando as Habilidades Esportivas.

De acordo com a diretora, Ana Paula Poças Zambelli dos Reis, o tema Copa do Mundo foi explorado em diversos conteúdos de diferentes disciplinas. Mestre em educação, há 20 anos no magistério e 11 na direção, Ana Paula cita como exemplo, em língua portuguesa, a realização de pesquisas sobre o surgimento do futebol e os principais artilheiros. Em matemática, destaca o uso da geometria para a confecção de bandeiras dos países participantes do Mundial.

Nas aulas de geografia a turmas do segundo ano, a professora Jaciléa Gaspar deu ênfase aos países participantes da competição. Os alunos também consultaram o mapa-múndi, o mapa do Brasil e a localização das cidades-sedes dos jogos. “Houve muita curiosidade por parte das crianças”, salienta. Nas aulas de português, Jaciléa cita a atividade conhecida como caça-palavras, com o tema futebol. “Uma vez achadas, as palavras foram separadas em sílabas, e os alunos formaram frases com algumas.”

Com graduação em pedagogia e 14 anos de experiência no magistério, Jaciléa enfatiza o envolvimento de toda a escola com atividades relacionadas à criação de murais e apresentações.

O assunto Copa do Mundo foi abordado também na festa junina da escola. A decoração do prédio e as roupas das crianças, no estilo caipira, tinham as cores verde e amarelo. A turma do terceiro ano apresentou a música Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga. “Apesar de não ser música específica sobre a Copa, o clima esteve presente, tanto nos ensaios quanto na apresentação”, ressalta a professora Maria Socorro Pereira da Silva. Pedagoga, há 18 anos no magistério, ela acredita que a turma foi bastante participativa em relação aos trabalhos propostos. Maria Socorro percebeu que as crianças já têm conhecimentos sobre o Mundial, o que tornou as discussões em aula “muitíssimo enriquecedoras”.

Ingressos — A Escola-Classe 407 Norte está entre as 901 instituições públicas contempladas com ingressos para jogos da Copa do Mundo. A escola, que atende estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, recebeu 50 bilhetes para a partida do dia 23 de junho, em Brasília, entre Brasil e Camarões. As instituições de ensino escolhidas estão localizadas nas cidades-sedes do Mundial e fazem parte do programa Mais Educação, do Ministério da Educação. “As crianças ficaram muito felizes. É uma oportunidade única para elas e será inesquecível, sem dúvida”, avalia a diretora.

Quatro alunos de Maria Socorro e dois de Jaciléa foram contemplados com ingressos. Eles irão ao jogo com os respectivos responsáveis. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.