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Edição 108 - Prêmio Professores do Brasil-2014
15/12/2014
 
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Rita de Cassia Cavalcanti Porto (UFPB): “Projetos tornam a aprendizagem dos alunos mais significativa”

Rita Cavalcanti Porto enfatiza a importância de se trabalhar com currículos mais críticos

Rita Cavalcanti Porto enfatiza a importância de se trabalhar com currículos mais críticos

Autor: Arquivo pessoal


Professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rita de Cassia Cavalcanti Porto faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da mesma universidade. Doutora em educação pela Unicamp, na área de ensino, avaliação e formação de professores, Rita de Cassia estudou a política de formação dos profissionais de educação e deu destaque à elaboração de projetos político-pedagógicos (PPP). Graduada em pedagogia e mestre em educação, realizou estudos de aperfeiçoamento na área da teoria crítica de currículo na University of Wisconsin, dos Estados Unidos.

Para ela, a pedagogia de projetos aparece no bojo das discussões da pedagogia nova, “como alternativa ao modelo de currículo centrado nas disciplinas isoladas, propondo-se a criar formas alternativas de organizar o currículo por projetos de trabalho e tornando a aprendizagem dos alunos mais significativa”.

“Os estudantes deixam de receber depósitos de conteúdos já determinados pelas orientações curriculares e passam a problematizar suas experiências nos projetos da escola”, destaca a professora, que é pesquisadora da Rede Freireana de Pesquisadores e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire, da UFPB. Membro do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Paraíba e do Fórum Estadual de Educação da Paraíba, Rita de Cassia também integra o Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC-EB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Jornal do ProfessorDesde que o Prêmio Professores do Brasil foi criado, em 2005, o Ministério da Educação distingue projetos pedagógicos desenvolvidos em escolas da educação básica pública de todo o país. Qual a importância de os professores trabalharem com projetos?

Rita de Cassia Cavalcanti Porto – Gostaria de enfatizar a importância de trabalharmos com currículos mais críticos, que considerem a leitura do mundo contextualizado com a leitura da palavra. O grande educador Paulo Freire [1921-1977] já nos chamava a atenção para compreendermos que “todo projeto pedagógico é político e se acha molhado de ideologia. A questão a saber é, a favor de quê e de quem, contra quê e contra quem se faz a política de que a educação jamais prescinde”. Nessa perspectiva é que entendemos a importância de trabalharmos com projetos contextualizados através da leitura do mundo e propostas de transformação da realidade.

Quais os principais benefícios dessa metodologia na aprendizagem dos alunos?

– Sabemos que, historicamente, o currículo vem apresentando concepções das mais tradicionais às mais críticas. Nesse contexto, a pedagogia de projetos aparece no bojo das discussões da pedagogia nova como alternativa ao modelo de currículo centrado nas disciplinas isoladas, propondo-se a criar formas alternativas de organizar o currículo por projetos de trabalho e tornando a aprendizagem dos alunos mais significativa. Ela considera as experiências dos estudantes e o processo democrático da escola como necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes deixam de receber depósitos de conteúdos já determinados pelas orientações curriculares e passam a problematizar suas experiências nos projetos da escola.

E para os professores? Os projetos também trazem contribuições? Quais?

– A pedagogia de projetos não é nova. Surge no início do século 20, com John Dewey [1859-1952] e outros educadores da chamada “pedagogia ativa”. Dewey criou o Método do Problema, mas Willian H. Kilpatrick [1871-1965] criou uma filosofia de educação, traduzida no Método de Projetos, no qual priorizou a participação do educando na situação de aprendizagem. No Brasil, ela aparece no bojo do debate da escola nova com os pioneiros da educação e retorna ao debate, na década de 1990, com contribuições do educador espanhol Fernando Hernández, ao afirmar que um projeto pode organizar-se seguindo um determinado eixo: “A definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma”. Sabemos que, na perspectiva do trabalho coletivo e do diálogo, os projetos trazem importantes contribuições. Dentre elas, podemos citar o envolvimento dos professores e estudantes como partícipes do currículo da escola; a abertura para compreender os saberes de experiências dos estudantes e a cultura escolar; a integração de diversas disciplinas por meio de temas ou eixos e a proposição de resoluções de problemas da vida prática diária, capazes de contribuir com o debate nacional.

Quais os pontos que não podem ser esquecidos em um projeto?

– O projeto deve ser construído a partir da reflexão critica das ações dos professores e estudantes sobre os problemas contemporâneos da educação escolar e as possibilidades de resolução desses problemas. Podemos destacar:

• A leitura da realidade e o contexto cultural no entorno da escola.

• O conhecimento do projeto político-pedagógico e do currículo da escola e sua articulação com os projetos desenvolvidos pelos professores.

• A participação da comunidade escolar na seleção e problematização dos temas.

• O trabalho coletivo e interdisciplinar.

• O conhecimento dos saberes socialmente transmitidos.

• A escolha das atividades a serem desenvolvidas.

• A apresentação do projeto à comunidade.

• O conhecimento dos documentos oficiais (LDB, PNE, leis que tratam da diversidade e DCN).

• A avaliação emancipatória (ação-reflexão-ação)

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