Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 111 - Boas Práticas de Gestão Escolar
16/03/2015
 
ou
NOTÍCIAS
 

Comprometimento com qualidade leva escola a superar índices

A escola Luiza Bezerra é comprometida com a qualidade da educação

A escola Luiza Bezerra é comprometida com a qualidade da educação

Autor: Arquivo da escola


O trabalho desenvolvido na Escola Estadual Luiza Bezerra, localizada no município de Juara, no noroeste de Mato Grosso, tem ganhado destaque no cenário nacional pelos bons resultados obtidos. Com mais de 800 alunos matriculados no ensino fundamental, a instituição tem obtido índice zero de evasão escolar desde 2011.

Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) são outro ponto de destaque da escola. Em 2013, ela obteve 6,7 no Ideb dos anos iniciais (primeiro ao quinto), quando o esperado era 5,8. No Ideb relativo aos anos finais (sexto ao nono anos) o resultado de 5,8 também superou a meta de 5,6.

“O diferencial da nossa escola é o comprometimento com a qualidade da educação, o trabalho coletivo em prol da aprendizagem e o envolvimento com a comunidade”, diz a professora Sibeli Lopes, diretora da instituição. Ela cita ainda a metodologia de projetos, utilizada pela escola há alguns anos.

“O projeto Nossas mãos podem salvar o planeta – Lixo transformado em arte, incluso no projeto político pedagógico (PPP) da escola há mais de cinco anos, trabalha com conceitos de educação ambiental, solidariedade, arte, coordenação motora, conservação do patrimônio público e outros temas interdisciplinares”, explica Sibeli. “Outro projeto que vem dando muito certo há mais de 10 anos é Sala de Leitura, que explora a leitura, a interpretação e a escrita”, ressalta. Os projetos Estudantes Solidários, Apoio Pedagógico e Laboratório de Informática são outros citados pela diretora.

A Escola Estadual Luiza Bezerra foi Destaque Brasil na edição 2013 do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio do Ministério da Educação, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre outras instituições.

De acordo com Sibeli, a premiação não é resultado de sua gestão apenas, mas de um trabalho coletivo de mais de duas décadas, que envolveu muito compromisso e dedicação por parte dos profissionais da escola. “Nosso trabalho foi e é pautado no PPP da escola e nas legislações vigentes, o que dá maior consistência no fazer educacional”, adianta.

Para 2015, a diretora pretende implementar algumas ações nos projetos já existentes e implantar alguns comitês formados por grupos de alunos e um professor líder, que incluem, entre outros, o comitê de orientação sobre a preservação do patrimônio público. Outro plano é terminar as obras de reforma geral na escola, com a construção de salas para o desenvolvimento das atividades dos projetos.

Professora há cerca de dez anos e gestora desde 2013, Sibeli tem licenciatura plena em matemática e cursa, atualmente, pós- graduação em metodologia da interdisciplinaridade. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.