Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 126 - Prêmio Viva Leitura-8ª Edição
30/06/2016
 
ou
NOTÍCIAS
 

Para professor amazonense, a leitura transforma o ser humano

Para o professor Dijaik, a leitura transforma o ser humano

Para o professor Dijaik, a leitura transforma o ser humano

Autor: Foto extraída do Facebook da biblioteca


Pedagogo em Tefé, pequeno município do Amazonas, Dijaik Nery de Sousa está empenhado em democratizar o acesso à informação e em desenvolver o gosto pela leitura entre os frequentadores da Biblioteca Pública Municipal Protásio Lopes Pessoa, por ele coordenada. “A leitura transforma o ser humano”, diz. “Ela ensina, disciplina, incita a busca do novo, o tira da escuridão da ignorância, lhe dá argumentos na busca pelos seus direitos, desenvolve sua cidadania plena; enfim, a leitura cura a mediocridade.”

Professor concursado há mais de 20 anos, Dijaik atua na biblioteca desde 2012. Imbuído da necessidade de “plantar” uma cultura do livro em Tefé, para que ela prolifere e se torne presente na vida da população, ele criou, em 2014, o projeto Plantando Leitura, Colhendo Conhecimento, que ficou entre os finalistas da oitava edição do Prêmio Viva Leitura, na categoria 1, Biblioteca Viva. A premiação é promovida pelos ministérios da Educação e da Cultura, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer boas práticas de leitura provenientes de todo o Brasil.

O projeto do professor Dijaik é desenvolvido até hoje, com ações variadas, que incluem crianças, jovens e adultos. Uma delas é o Clube de Leitura, com reuniões em dois sábados por mês, na própria biblioteca, para discutir a importância de ler e para realizar ações que promovam o gosto pela leitura. Outra ação é a Visitando a Biblioteca, iniciativa que promove visitas de estudantes das redes pública e particular de ensino, às sextas-feiras, de manhã e à tarde. Nos dois últimos anos, mais de cinco mil estudantes visitaram a biblioteca e foram feitos mais de 10 mil empréstimos de livros e documentos.

A comemoração do aniversário da biblioteca, em 13 de junho, é outra atividade do projeto. “Durante a semana do aniversário, realizamos ações de mediação de leitura em escolas e na própria biblioteca, com estudantes convidados; servimos lanches e bolo”, diz Dijaik.

Entre outras ações do projeto estão o Sarau Literário, ocasião na qual poetas da cidade e jovens do Clube da Leitura recitam textos próprios e poesias dos grandes clássicos da literatura, e a implantação do Natal da Leitura, com campanha para arrecadação e doação de livros infanto-juvenis a crianças de comunidades carentes. “Estamos com a ideia de começar a campanha a partir de setembro e buscar parcerias fora do município, pois nosso povo não tem livros para doar todo ano”, diz o professor.

Missão — Acessível apenas por transporte aéreo ou fluvial, Tefé não conta com teatro, cinema ou centros culturais. Daí a enorme importância das ações desenvolvidas pela biblioteca. “Nossa missão é tornar a biblioteca pública um centro local de informação, que permita o pronto acesso dos usuários a todo tipo de conhecimento, independentemente da idade, raça, sexo, cor, religião, nacionalidade, língua ou status social”, salienta o coordenador. “Fazer as pessoas gostarem de ler não é fácil, mas estamos realizando essas ações, mostrando que todos podem ter um livro na mão, basta querer, e nós estamos tentando mostrar esse caminho, tentando criar uma cultura do livro, até então inexistente.”

A biblioteca conseguiu cerca de 400 novos livros para o acervo em 2014 e de 200 em 2015, por meio de doações de usuários e permutas com escolas e outras bibliotecas. “Hoje, já há uma cobrança por mais ações e vários pedidos por livros novos”, afirma o professor. “Nosso público tem aumentado diariamente e nosso acervo não acompanha essa demanda.”

Segundo Dijaik, há a necessidade de um local maior para atender mais turmas de alunos, além de novos equipamentos. (Fátima Schenini)

Acesse o Facebook da Biblioteca Pública Municipal Protásio Lopes Pessoa

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.