Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 58 - Blogs na Educação
08/08/2011
 
o
NOTICIAS
 

Espaço virtual é meio de expressão e aproxima professora paulista de alunos


Apenas o trabalho na sala de aula não supria as necessidades de expressão da professora Janaína Spolidorio, que gosta de escrever e elaborar atividades didáticas, mas depois que ela criou seu blog passou a ter mais motivação e a usar suas ideias exatamente como desejava. Formada em letras, com licenciatura plena em português e inglês e pós-graduação na área de informática, a professora da rede pública de ensino de São Bernardo do Campo (SP), tem 18 anos de magistério. Sua experiência profissional inclui educação infantil, ensino fundamental e médio e escolas de idiomas.

“O blog é um espaço virtual que pode ter a função que você desejar. A experiência que ele proporciona é ímpar e certamente pode trazer uma grande ampliação de conhecimentos para o professor”, avalia Janaína. Para ela, os blogs são parte da vida dos alunos, naturalmente, e podem se tornar parte da vida do professor também, sendo uma excelente ferramenta de trabalho.

Ela conta que percorreu um caminho virtual tortuoso e enfrentou algumas dificuldades até chegar ao blog professora Janaina Spolidorio. Nele são disponibilizadas ideias e atividades prontas para a educação que ela costuma elaborar, inclusive com textos de sua autoria. A maioria dos conteúdos do blog é das áreas de português e de matemática, mas também há materiais para artes, ciências, geografia e história. Segundo Janaína, as atividades não são divididas por ano, para não limitar o professor.

Além desse blog principal, ela mantém mais dois ligados a ele: o blog simplificado, que traz alguns materiais divididos por tema e o pergunte a Janaína Spolidorio, criado para que os leitores possam ter um espaço mais adequado às suas dúvidas. Ela criou ainda um blog destinado a professores de inglês como segunda língua, que foi desativado devido às dificuldades enfrentadas para a manutenção de dois blogs com grande quantidade de postagens.

Como seus alunos são pequenos – turma de alfabetização - quem participa do blog são os pais. “Uma parte do blog – sob a categoria pedagogia –é destinada a ensinar aos pais como ajudar os filhos em casa, como melhorar a aprendizagem dos filhos e outras coisinhas mais”, adianta a professora. Ela diz que gostaria muito de fazer um blog mais voltado aos alunos, mas para isso acredita que eles precisariam ser mais velhos. “Se tivesse assumido uma terceira ou quarta série, tinha planos de fazer um blog participativo orientado, no qual os alunos iriam aprender a gerenciar blogs, escrever artigos, elaborar web episódios, entre outras coisas”, ressalta Janaína, que sonha montar um portal de recursos educacionais abertos (REA), onde colocaria um diretório de indicação de blogs de alguns professores que considera “maravilhosos”.

(Fátima Schenini)

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.