Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 106 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2014
29/10/2014
 
o
NOTICIAS
 

UnB participa da exposição de ciência e tecnologia

A UnB mostrou parte do acervo do Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina

A UnB mostrou parte do acervo do Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina

Autor: Fátima Schenini


O Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) apresentou parte de seu acervo no estande montado para a exposição da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além da possibilidade de ver de perto dois esqueletos, que chamavam bastante atenção, os visitantes puderam acompanhar a evolução da formação do ser humano e visualizar peças anatômicas de órgãos sensoriais.

Quem não pôde visitar a mostra realizada no Pavilhão de Eventos do Parque da Cidade Sara Kubitschek, de 13 a 19 de outubro, não precisa ficar triste. O Museu de Anatomia Humana fica aberto à visitação pública. Localizado no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, o espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As visitas podem ser agendadas pelo email mah@unb.br ou pelo telefone (61) 3107-1920.

De acordo com a professora Viviane Urbini Vomero, os futuros médicos participam de alguns projetos ligados à comunidade que incluem visitas dos estudantes universitários a escolas de ensino básico e participação em eventos como feiras de ciências e até mesmo empréstimo de materiais do museu. “Uma vez por semestre, os alunos participam de atividades em postos de saúde do Paranoá, Itapuã e São Sebastião, regiões atendidas pela faculdade de medicina”, explica. “Isso é bom tanto para os alunos da universidade, que têm uma inserção maior na realidade, quanto para os estudantes dessas localidades, que têm um contato maior com a universidade. Isso serve como estímulo e meta para o futuro”, acredita.

Formada em fisioterapia, com mestrado e doutorado em biologia celular e estrutural na área de anatomia, Viviane está no magistério há dez anos. “Sempre sonhei em ser professora”, revela.

Sementes - Outro ponto de destaque no estande da UnB foi o Laboratório de Sementes Florestais, que apresentou o projeto Semeando o Cerrado: educar e monitorar. No local, as alunas Letícia Mendes e Ana Beatriz de Freitas, do curso de engenharia florestal, estagiárias do laboratório, forneciam explicações sobre algumas árvores típicas do cerrado e mostravam suas sementes: baru, copaíba, jatobá, mogno, faveira e jacarandá foram algumas das espécies mostradas.

“O laboratório recebe demandas de pessoas que pedem para analisar sementes que adquiriram, para ver se são viáveis ou não”, diz Letícia. “E nós acompanhamos os testes de viabilidade de sementes feitos pelos alunos e que envolvem pontos como germinação e envelhecimento acelerado”, salienta a estudante. (Fátima Schenini)

Conheça o Museu de Anatomia Humana

 

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.