Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 22 - História no Ensino Fundamental
01/07/2009
 
o
NOTICIAS
 

Gibis estimulam aprendizagem de história

A professora Natania Nogueira, de Leopoldina (MG), criou o projeto Gibiteca na Escola.

A professora Natania Nogueira, de Leopoldina (MG), criou o projeto Gibiteca na Escola.

Autor: Arquivo pessoal


As histórias em quadrinhos foram o recurso escolhido por uma professora do município mineiro de Leopoldina, a cerca de 300 Km de Belo Horizonte, Minas Gerais, para melhorar o rendimento dos alunos nas aulas de história. Natania Aparecida da Silva Nogueira, da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, criou o projeto Gibiteca na Escola, um dos vencedores da terceira edição do prêmio Professores do Brasil.

“A gibiteca foi uma forma de incentivar mais a leitura, essencial para as aulas de história. Os textos dos livros didáticos, por vezes, são cansativos para os alunos, que chegam ao fundamental acostumados a leituras breves”, explica a professora. Ela desenvolve trabalhos com os estudantes utilizando em quadrinhos e também trabalha a interpretação de textos. “Alunos que leem mais têm mais facilidade em aprender o conteúdo”, acredita Natania, que leciona nessa instituição desde 1998, como professora concursada do município.

Segundo a professora, a gibiteca se tornou um grande projeto interdisciplinar que atende a cerca de 650 alunos, de todas as idades, do ensino fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A cada ano, o número de leitores tem crescido mais na escola e temos promovido atividades que motivam o trabalho voluntário dos mais velhos. Com isto, a comunidade escolar está dando mais importância à escola, que vem ganhando espaço dentro do município”, salienta.

Graduada em história, com especialização em história do Brasil, Natania faz mestrado em ciências políticas, mas não pretende abandonar o ensino fundamental. “Acho que aulas para estudantes entre 11 e 15 anos são mais produtivas. Existe uma empatia muito maior entre aluno e professor, o que ajuda o meu trabalho e facilita a aprendizagem dos alunos”, justifica.

Ela tem se preocupado em convidar pessoas de fora da escola para fazer palestras, como uma forma de tentar trazer a história para mais perto dos estudantes. Com os alunos mais velhos, dará início, em agosto, a um trabalho com pesquisa. “Eles irão estudar documentos antigos do município, fazer entrevistas e montar um pequeno jornalzinho sobre a história da saúde em Leopoldina.”

Em 2008, Natania e Lucilene Nunes, que também é professora do município, fizeram um livro didático para o ensino fundamental I, sobre a história de Leopoldina. “Trabalhei algumas partes do livro com meus alunos e eles acharam ótimo poder estudar algo que está mais próximo da sua realidade,” conta. Natania mantém dois blogs: Brasil: História e Ensino e Gibiteca.com.

(Fátima Schenini)

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.