Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 22 - História no Ensino Fundamental
01/07/2009
 
o
NOTICIAS
 

Conteúdo de história se transforma em literatura de cordel

A professora Eliane Barreto Maia Santos, com alunos do Colégio Destaque, em Pinhais (PR).

A professora Eliane Barreto Maia Santos, com alunos do Colégio Destaque, em Pinhais (PR).

Autor: Arquivo pessoal


Ao unir os conteúdos trabalhados nas aulas de história e de língua portuguesa com seus alunos do 5º ano (4ª série) do ensino fundamental, a professora Eliane Barreto Maia Santos criou o projeto Migração e Literatura de Cordel e obteve excelentes resultados. O projeto foi desenvolvido em 2008, no Colégio Destaque, no município paranaense de Pinhais.

Após escolher alguém para entrevistar, de sua própria família ou do círculo de amigos, que se encaixasse no perfil de migrante, cada estudante confeccionou um livrinho em formato de cordel, contando a trajetória de vida dessa pessoa. “Os textos foram produzidos de maneira poética, com uma pitada de humor e complementados com desenhos”, explica a professora.

Os livros ficaram expostos, inicialmente, na própria sala. Depois, na Semana do Folclore, a exposição passou para o pátio da escola, a fim de ser vista por toda a comunidade escolar. No término do projeto, os livros foram presenteados aos entrevistados, juntamente com uma carta de agradecimento escrita pela professora.

Segundo Eliane, a repercussão foi imensa nas famílias que receberam os livros. “As pessoas ficaram emocionadas e responderam as cartas enviadas, agradecendo a transformação de histórias de vida sofridas e difíceis em algo tão meigo”, conta. As crianças, por sua vez, sentiram-se valorizadas ao ver a reação da família lendo o livro que fizeram, ressalta Eliane, que é formada em pedagogia e leciona desde 1992.

Outro trabalho que obteve repercussão foi o desenvolvido a partir do poema Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. De acordo com a professora, o poema foi lido, inicialmente, em função do tema Tiradentes/Inconfidência Mineira, mas como as crianças ficaram surpresas ao ler um poema de assunto tão sério, escrito por alguém que fez muitos poemas infantis e alegres, surgiu o desejo de conhecer mais sobre a escritora.

Fizeram, então, um grande estudo sobre ela. Descobriram fatos de sua vida que refletiam nos poemas e montaram uma exposição com objetos e reprodução de fotos, além de poemas ilustrados. “Durante a Mostra Cultural da escola, realizada em outubro de 2008, o trabalho do 5º ano foi imensamente elogiado pelos visitantes. Alguns, diziam, até se emocionaram”, relata Eliane.

(Fátima Schenini)

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.