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DIARIO
Edición 22 - História no Ensino Fundamental
01/07/2009
 
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Banquete medieval desperta interesse de alunos para estudo da história

Dismael Sagás é professor de história em Santa Catarina.

Dismael Sagás é professor de história em Santa Catarina.

Autor: Arquivo pessoal


Em São José, município de Santa Catarina, estudantes do 7º ano (6ª série) do Colégio Posição prepararam um banquete com receitas medievais. As iguarias foram comidas sem talheres, de acordo com os costumes da época. “Os estudantes puderam vivenciar a experiência, lambuzando o rosto e comendo com as mãos. Por incrível que pareça, a aula transcorreu sem bagunça e as explicações das receitas foram ouvidas por todos,” diz o professor de história, Dismael Sagás, ao recordar o episódio ocorrido em maio de 2006.

A ideia de desenvolver o projeto Banquete Medieval surgiu após a leitura de textos, na sala de aula, sobre o costume dos banquetes e as normas de etiqueta desenvolvidas por Erasmo de Rotterdam. “Os alunos me perguntaram o que comiam naquela época e como comiam. Nesse momento, sugeri que fizessem uma pesquisa e marcamos o banquete”, explica.

Segundo o professor, o projeto possibilitou que os objetivos didáticos fossem alcançados e colaborou para fortalecer os laços, não só entre os estudantes, como deles com o professor. Licenciado e bacharel em história, com pós-graduação em gestão educacional e metodologia do ensino interdisciplinar, Sagás leciona esta disciplina desde 2004. Antes, trabalhou como professor de educação física para as séries iniciais, já que fez curso técnico de magistério nessa área. Seus sonhos para o futuro incluem um mestrado na área da educação, pois acredita que faltam historiadores nesta área.

De acordo com Sagás, ele sempre procura desenvolver pequenos projetos durante suas aulas, pois acredita que eles possibilitam a vivência dos alunos, compreensão dos fatos e a formação da visão crítica do estudante. “Já trabalhei com produção de vídeos de diversos assuntos, recriação de fotos antigas, contação de lendas, criação de paródias, criação de jornais, elaboração de tabuinhas de argila (como os antigos sumérios), e simulação de tribunais.”

Sagás trabalha, atualmente, em duas instituições. Pela manhã, atua no Colégio Visão, onde desenvolve um projeto de rádio com os estudantes – a Rádio Corredor. À noite, leciona no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Educacional Municipal Jardim Solemar. “Nas aulas noturnas, os recursos são limitados e dificilmente conseguimos aplicar um projeto”, destaca o professor. Em sua opinião, somente com o apoio da direção e de outros professores, além de muita criatividade, é possível atingir bons resultados. “Uma proposta interessante e que deu certo foram as entrevistas sobre a Reforma Protestante e religiões atuais, com a turma da 6ª série. Porém, de uma forma geral, é difícil driblar a falta de recursos na rede pública de ensino”, ressalta.

O professor coordena, no momento, a elaboração de quatro vídeos sobre a Segunda Guerra Mundial. Mantém, ainda, dois blogs, pois acredita que são ótimos meios de divulgar, discutir e aperfeiçoar idéias. O História e Projetos foi feito para discutir projetos de história e o Blog do Disma para divulgar e discutir textos de diversos assuntos.

(Fátima Schenini)

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