Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 23 - Aperfeiçoamento de Professores
21/07/2009
 
o
NOTICIAS
 

Mais de seis mil vagas para licenciaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste


Em Santa Catarina e Paraná, cinco instituições públicas de ensino superior oferecem 3.270 vagas em cursos de licenciatura para professores da educação básica. São 1.710 vagas em cinco tipos de cursos oferecidos em 30 municípios do Paraná e 1.560 para três cursos em 19 cidades do interior de Santa Catarina. No Estado do Rio de Janeiro há 804 vagas em sete instituições públicas, na capital e no interior. Já os três estados da região Centro-Oeste dispõem de 2.890 vagas em cursos de licenciatura a distância oferecidos por seis instituições públicas, em 33 cidades.

As vagas são exclusivas para professores das redes públicas da educação básica que ainda não têm licenciatura, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A relação de cursos, número de vagas e as localidades estão descritas na Plataforma Freire, onde também podem ser feitas as inscrições. A oferta de licenciaturas para professores em exercício faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores, que prevê o ingresso de mais de 300 mil professores entre 2009 e 2011. As aulas terão início em agosto.

Paraná – A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu 100 vagas para o curso de pedagogia a distância, em Foz do Iguaçu e em Paranaguá. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) oferece 550 vagas no curso de pedagogia a distância, em nove municípios; a Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem 160 vagas distribuídas nos cursos presenciais de filosofia, artes visuais, música e formação pedagógica para bacharéis e tecnólogos, todos na cidade de Londrina; e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu 900 vagas para o curso de pedagogia a distância, em 18 municípios.

Santa Catarina – A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) oferece 1.480 vagas para o curso de pedagogia a distância, em 18 cidades. Além disso, tem 40 vagas para geografia e 40 para história, ambos cursos presenciais na cidade de Laguna.

Rio de Janeiro – A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem 139 vagas para os cursos (presenciais) de biologia, educação artística, educação física, filosofia, física, geografia, história, matemática e letras (espanhol, inglês e português). A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) tem 70 vagas nos cursos (presenciais) de biologia, história, música, pedagogia e teatro, na capital; a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) oferece 85 vagas para licenciaturas (presenciais) no município de Campo dos Goytacazes. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro tem 24 vagas para cursos (presenciais) de física e matemática no município de Volta Redonda; o Instituto Federal Fluminense abriu 16 vagas (presenciais) para licenciaturas em biologia, física, geografia e química no município de Campo dos Goytacazes; o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ) tem 80 vagas para o curso (presencial) de física nos municípios de Petrópolis e Nova Friburgo. O Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cecierj) tem 376 vagas nos cursos (a distância) de física, história, matemática e química, em sete municípios.

Goiás – A Universidade Federal de Goiás (UFGO) tem 1.350 vagas para os cursos de física, biologia e artes visuais e a Universidade Estadual de Goiás (UEGO) oferece 750 vagas em cursos de informática, história e biologia. Os cursos, a distância, podem ser feitos em pólos localizados em 18 municípios.

Mato Grosso – Mato Grosso tem 180 vagas para os cursos de química, biologia e física, distribuídos em 11 municípios. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece 60 vagas para o curso de química nos municípios de Juara, Pontes e Lacerda e Primavera do Leste. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu 120 vagas para biologia nos municípios de Sorriso, Alto Araguaia e Jauru; e física, em Barra dos Bugres e Nova Xavantina.

Mato Grosso do Sul – Duas instituições oferecem 290 vagas no curso de pedagogia. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem 190 vagas para turmas nos municípios de Miranda e São Gabriel D’Oeste. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMES), tem 100 vagas para turmas no polo de Rio Brilhante.

(Fátima Schenini/Ionice Lorenzoni)

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.