Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 27 - Jornal na Escola
29/09/2009
 
o
NOTICIAS
 

Professora ajuda estudantes a realizar sonho de fazer jornal

Jornal Escola é o primeiro periódico da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Engrácio da Silva, de Serra (ES).

Jornal Escola é o primeiro periódico da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Engrácio da Silva, de Serra (ES).

Autor: Arquivo da escola


O envolvimento de estudantes com a tarefa de criar e produzir jornais escolares traz inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de escolher temas, buscar fatos, redigir e revisar textos, entre outras atividades necessárias à realização de um jornal, incentiva a leitura e a escrita, estimula a pesquisa, possibilita o acesso a informações e opiniões diferentes, e contribui para uma maior interação do aluno com a realidade.

Além disso, a produção de um jornal pode ser um importante aliado para elevar a autoestima dos estudantes e provocar mudanças positivas no comportamento. É o que tem acontecido, em um curto espaço de tempo, com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Engrácio da Silva, no município de Serra, no Espírito Santo, que lançam seu primeiro jornal impresso no dia 30 de setembro: o Jornal Escola.

“A melhora dos alunos foi extraordinária, no que se refere a resultados e a comportamento, pois eram alunos muito conversadores, que gostavam de passear pela sala”, conta a professora Ilcileni Vaillant França, que leciona língua portuguesa na instituição desde o início do ano letivo de 2009. Segundo ela, agora eles entendem a questão de valores como respeito, espaço e direitos dos outros.

Graduada em letras (português e inglês), com pós-graduação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), 14 anos de experiência no magistério, Ilcileni foi figura chave na produção do jornal, que era um desejo antigo da turma. Ao tomar conhecimento que seus alunos tinham feito um único exemplar de jornal à mão, em 2008 e vendo o entusiasmo e a euforia com que falavam da obra, a professora não vacilou. Procurou a direção da escola, que deu total apoio ao projeto. “Dividimos os grupos e suas tarefas. Um grupo saiu às ruas em busca de patrocínio, outros atrás de notas, entrevistas e desta forma fomos juntando material”, lembra Ilcileni.

Segundo ela, os estudantes conseguiram a quantia de R$ 38 no comércio local e 150 folhas de papel chamex. A diretora, Ledimar Correa Ramos de Souza, pensou em editar o jornal em uma gráfica, mas o alto preço cobrado inviabilizou essa possibilidade. Mas nada impediu a realização do sonho de publicar um jornal, que foi impresso na própria escola. “A autoestima da turma e também a minha, enquanto professora, está elevada, pois vimos que quando se quer, se faz”, garante Ilceleni.

(Fátima Schenini)

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.