Tânia Queiroz, Célia Godoy, Editora Rideel, Brasil
A proposta das autoras é tratar a avaliação escolar de forma ampla. Por isso, conhecer como a criança pensa é essencial. Entre os temas abordados estão a proposta pedagógica e avaliação, as múltiplas inteligências, instrumentos de avaliação, dificuldades de aprendizagem e alguns recursos diagnósticos.
Margarita Ballester e Cols, Editora Artmed, 2003, Brasil
A função pedagógica da avaliação é descrita a partir dos seus fundamentos e de propostas aplicadas à educação infantil, ao ensino fundamental e ao médio.
Magdala Raupp, Adriana Reichle, Editora Edunisc, 2003, Brasil
A obra é resultado de uma longa caminhada, iniciada por Magdala Raupp no Centro para o Estudo da Avaliação na Universidade da Califórnia (EUA) e de extensa experiência em consultoria para avaliação de projetos em vários países. Para Adriana Reichle, o início foi na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Projeto Qualidade em Educação.
Clóvis Roberto dos Santos (organizador), Maria Cecília Iannuzzi Ferreira (coordenadora), Editora Avercamp, Brasil
Este livro tem como objetivo propor algumas alternativas modernas de avaliação educacional, fáceis, criativas e viáveis. Os autores são mestres e doutores com experiência em ensino superior e na educação básica, tanto na docência como no exercício de cargos ou funções de suporte pedagógico.
Benigna Maria de Freitas Villas Boas – Editora Papirus – 2004 - Brasil
O livro discute as possibilidades de uso do portfólio, tendo como ponto de referência o trabalho pedagógico do qual faz parte. Assim, discute-se a avaliação formativa e são analisadas as possibilidades da avaliação por meio do portfólio. Também são apresentados dois outros componentes do processo de avaliação: a observação e a entrevista.
Benigna Maria de Freitas Villas Boas - Editora Papirus – 2008 – Brasil
Nessa obra, a autora analisa os temas repetência e evasão escolar e propõe o uso da avaliação formativa para transformar a escola, promovendo uma formação para a cidadania crítica. Ao discutir a avaliação formativa e suas possibilidades, são apresentadas suas principais formas - como a realizada por colegas, por meio de portfólio, de provas ou ainda de registros reflexivos. O livro aborda ainda a auto-avaliação.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!