Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 117 - Cultura Digital na Escola
10/09/2015
 
o

Cultura Digital e Escola

Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella (Orgs) – Editora Papirus – Brasil – 2012

“Esse livro reúne trabalhos de professores e pesquisadores do Brasil e da Itália que atuam no espaço de intersecção entre cultura, comunicação e educação. Eles investigam crianças e jovens na cultura contemporânea, formação docente e usos das tecnologias na escola.

Obra dividida em três partes, a primeira atualiza as discussões sobre mídia-educação, revendo conceitos a fim de fortalecer teórica e metodologicamente esse campo em construção. A segunda parte destaca os usos das mídias e tecnologias na escola com base em pesquisas desenvolvidas com professores em diferentes contextos, instigando a reflexão sobre os diversos aspectos da formação e de suas competências profissionais. Por fim, a terceira parte analisa temas como jovens em rede, software livre e formação, cidadania, comunicação e práticas colaborativas nos espaços da educação formal e não formal, e seus desafios para a necessária transformação da escola no atual cenário de mudanças da cultura digital.”


Cultura Digital na Escola – Habilidades, Experiências e Novas Práticas

Alex Sandro Gomes, Pasqueline Dantas Scaico, Lays Rosiene Alves da Silva, Ivson Henrique Bezerra dos Santos – Editora Pipa – Brasil (livro digital ou impresso)

“De autoria dos pesquisadores Alex Sandro Gomes, Pasqueline Dantas Scaico, Lays Rosiene Alves da Silva e Ivson Henrique Bezerra dos Santos, todos vinculados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o livro digital inaugura a série Professor Criativo: construindo cenários de aprendizagem, cujos volumes têm o objetivo de oferecer a professores e pesquisadores conteúdo capaz de fomentar a discussão sobre inovação das práticas de ensino.”


Educ@r – A Revolução Digital na Educação

Martha Gabriel – Editora Saraiva – Brasil – 2013

“A Era da Informação está dando lugar à Era da Inovação e com isso questionamentos surgem: como deve ser a educação na era digital? Que desafios e oportunidades ela nos traz?

O professor exerce um papel essencial nesse novo mundo digital, não mais como um 'provedor de conteúdos', mas funcionando como um catalisador de reflexões e conexões para seus alunos nesse ambiente mais complexo, que também é mais rico e poderoso. A intenção é auxiliar os professores a se sentirem preparados para continuar acompanhando as tendências e possibilidades que surgirão. Como este livro trata de transformações digitais, nada mais natural do que apresentar cases e exemplos de forma digital. Assim, para permitir que o leitor acesse links digitais apresentados ao longo do texto, os cases e exemplos trazem um QRcode que pode ser escaneado e acessado imediatamente on-line. Assim, a experiência de leitura do livro físico torna-se totalmente integrada com o conteúdo digital!”


Sala de Aula Digital

Dilermando Piva Jr. – Editora Saraiva – Brasil – 2013

“As novas tecnologias estão cada vez mais difundidas na sociedade, o que faz com que o dia a dia das crianças e jovens esteja imerso nesse novo ambiente. Assim, a escola não pode manter-se isolada desse processo de mudança e a inclusão dessa cultura digital na sala de aula faz-se cada vez mais urgente. Diante desse cenário, questionamentos são frequentes:

- Por que as novas tecnologias têm sido tão mal utilizada nas escolas?

- Como fazer que o uso dos computadores no sistema educacional não acabe como outras tecnologias: de panaceias a ferramentas esquecidas no fundo dos armários?

- Como utilizar de forma eficiente e eficaz os recursos existentes, tais como a internet, os softwares educacionais, os aplicativos no processo educacional?

- Qual a metodologia adequada para integrar a tecnologia à Educação?

Sala de aula digital discute tais questões, oferecendo ferramentas para que os educadores possam fundamentar e utilizar a cultura digital a serviço de sua principal atividade: a arte de educar.”


As Tecnologias Digitais na Escola e na Educação

Lúcia Amante – Editora Melo – Brasil – 2011

“Apresentamos, neste livro, algumas experiências de integração e utilização das TIC no dia a dia da escola e do Jardim de Infância. É nosso objetivo que esta partilha permita aos professores e educadores estabelecer ligação com a sua realidade, provocando a reflexão, o questionamento e o desejo de enfrentar o desafio de melhorar e renovar continuamente a sua prática pedagógica.”


Integração das Tecnologias e da Cultura Digital na Educação

Graciela Inés Presas Areu, Eduardo Fofonca (Orgs) – Editora CRV – Brasil – 2014

“Dentre todas as possibilidades de abordagem de um tema tão amplo, interdisciplinar e contraditório, a relação entre comunicação, educação e tecnologia – tema do presente livro – é uma das mais instigantes. Tal relação desperta interesse científico para diferentes enfoques. À medida que os avanços tecnológicos se tornam realidade, novas questões investigativas se apresentam e os dez textos aqui agrupados trazem algumas reflexões e análises sobre várias dessas novas perguntas. Há em cada um deles e no conjunto uma preocupação em esclarecer e analisar os impasses e possibilidades do uso ou da presença dessas novas tecnologias na escola sob o olhar de autores de diferentes formações teóricas.

Tal preocupação remete a uma segunda questão estratégica para a sociedade do século XXI: que educação deve ser pensada para as gerações “conectadas e interativas”? Que tipo de profissional vai dar conta de ensinar as gerações que chegam à escola já tendo recebido desde a mais tenra idade um mundo editado pelos meios de comunicação de massa e as mais avançadas tecnologias de informação e de comunicação? O que privilegiar neste ensino: saberes técnicos operacionais ou teóricos e filosóficos? Com que finalidade: mercado ou cidadania?”


Comunicação digital – Educação, Tecnologias e Novos Comportamentos

André Barbosa Filho, Cosette Castro – Editora Paulinas – Brasil – 2008

“Este volume destina-se a todos os interessados no tema das novas tecnologias e das plataformas digitais, da convergência tecnológica e do complexo pensamento do século XXI, que extrapola as fronteiras das ciências, exigindo novos saberes, novas habilidades e novos ofícios. As novas tecnologias em informação e comunicação, também chamadas TICs, estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia. Mas as transformações, que ocorrem numa velocidade vertiginosa, ultrapassam o campo tecnológico, e torna-se necessário, então, refletir sobre seus impactos na economia, na política, na cultura, na história, no comportamento e nos relacionamentos sociais.

A proposta de uma análise transdisciplinar, com a integração dos saberes, é o objetivo dos autores, especialistas em comunicação, interessados na democratização do acesso à comunicação, como meio para o desenvolvimento pessoal e coletivo.“


Tecnologias para Transformar a Educação

Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores – Editora Artmed – Brasil – 2006

“Neste livro, os autores apresentam caminhos para compreender a natureza dos desafios que enfrentam e princípios de atuação para superá-los. Já os profissionais da Administração, com responsabilidade no planejamento e na implementação de políticas educativas destinadas a melhorar a escola, encontrarão neste texto elementos para refletir sobre o sentido de seu trabalho.”


Educação Digital – A Tecnologia a Favor da Inclusão

Luiza Elena L. Ribeiro do Valle, Maria José Viana Marinho de Mattos, José Wilson da Costa (Orgs) – Editora Penso – Brasil – 2013

Como podemos utilizar as novas tecnologias para promover a inclusão?

Nesta obra, profissionais brasileiros de diferentes áreas - Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, entre outras - que trabalham com tecnologias da informação e comunicação (TICs) discutem essa questão em uma perspectiva educacional. O termo inclusão, nesse contexto, abrange a inclusão digital, a inclusão escolar e os direitos à formação profissional, fatores diretamente relacionados à promoção da inclusão.”


Comunicação Ubíqua – Repercussões na Cultura e na Educação

Lúcia Santaella – Editora Paulus – Brasil – 2013

“Informações dos mais diferentes tipos podem hoje ser acessadas de múltiplos pontos no espaço. As mesmas mídias que nos fornecem o acesso são também mídias de comunicação. Redes sem fio e, consequentemente, móveis são a tônica tecnológica do momento. Isso disponibiliza um tipo de comunicação ubíqua, pervasiva e, ao mesmo tempo, corporificada e multiplamente situada, que está também começando a se insinuar nos objetos cotidianos com tecnologia embarcada, a tão falada internet das coisas. Os atuais processos de comunicação se realizam em situações fluidas, múltiplas não apenas no interior das redes, como também nos deslocamentos espaço-temporais efetuados pelos indivíduos. Essa hipermobilidade conectada redunda em ubiquidade desdobrada: ubiquidade dos aparelhos, ubiquidade das redes, ubiquidade da informação, da comunicação, dos objetos e dos ambientes, ubiquidade das cidades, dos corpos e das mentes, ubiquidade da aprendizagem e da vida no escoar do tempo em que é vivida. Este livro examina, sob variados ângulos, como, em função da hipermobilidade, tornamo-nos seres ubíquos, intermitentemente presentes-ausentes, e quais os efeitos colaterais que tal condição acarreta.”


Prática Pedagógica – Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância

Vani Maria Kenski – Editora Papirus – Brasil – 2011 – 9ª edição

“Obra que analisa as alterações na atuação docente decorrentes do uso mais intenso das novas tecnologias digitais de comunicação e informação. É composta de uma coletânea de textos da própria autora, todos resultantes de palestras proferidas nos principais congressos educacionais realizados no Brasil, nos últimos anos.

Os profissionais da educação têm vivido grandes transformações nas práticas de ensino e de pesquisa. Seja no ensino presencial, realizado com a presença física dos alunos em salas de aulas concretas, ou no ensino a distância, mediado pelas possibilidades tecnológicas mais avançadas, os envolvidos são instados a buscar novas maneiras de agir.

Professores e alunos vivem diariamente o desafio das mudanças nas regras de convivência e nas formas de acesso às informações. Participamos todos de um aprendizado no sentido de romper as práticas rotineiras e os limites físicos da sala de aula e ir além, na busca de uma educação de mais qualidade.”


Telas que Ensinam – Mídia e Aprendizagem: Do Cinema às Tecnologias Digitais

Samuel Pfromm Netto – Editora Alínea – Brasil – 2011 – 3ª edição

“Os desafios, em matéria de educação e preparo de recursos humanos para as atividades produtivas em geral, em meio às novas tecnologias de telecomunicações e às demandas de melhor educação em todos os seus níveis e modalidades, impõem o emprego de "telas que ensinam" de qualidade.

O passado, o presente e o futuro das telas que propiciam aprendizagem e ensino com suas imagens móveis e seus textos são examinados em Telas que Ensinam - Mídia e Aprendizagem - Do Cinema às Tecnologias Digitais à luz da teorização e da pesquisa científica da natureza psicológica e pedagógica realizadas no Brasil e no exterior.”


O que é o Virtual?

Pierre Lévy – Editora 34 – Brasil

“Os computadores e as redes digitais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Pierre Lévy propõe, neste livro, uma terceira possibilidade- enquanto tal, a virtualização não é nem boa, nem má, nem neutra. Acreditando que a virtualização exprime uma busca pela hominização, o autor começa desmontando aquilo que chama de oposição fácil e enganosa entre real e virtual. A seguir, retrabalhando conceitos de outros pensadores franceses contemporâneos- como Gilles Deleuze e Michel Serres-, busca analisar um processo de transformação de um modo de ser num outro.”


Informática na Educação – Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor na Atualidade

Sanmya Feitosa Tajra – Editora Érica – Brasil – 2012 – 9ª edição

“Este livro promove reflexões sobre o uso do computador como ferramenta pedagógica, sempre com exemplos, facilitando a sua aplicabilidade em sala de aula pelos professores. Aborda as tecnologias computacionais, o computador nos contextos educacional, histórico, econômico e social, bem como a política de informática na educação no Brasil. Descreve a análise e a aplicabilidade dos softwares, a implantação de um projeto de informática na educação, capacitação dos educadores e utilização de jornais, blogs e fotologs.

Esclarece o uso da internet para pesquisas, projetos e comunicações na educação, propostas inovadoras para avaliação de sites educacionais, formas de desenvolvimento de aulas, além de comentar o uso das regras da língua portuguesa nos ambientes digitais. No final dos capítulos existem reflexões para melhor análise dos conteúdos apresentados.

A nona edição, revisada, atualizada e ampliada, abrange o ciberespaço como novo local para o desenvolvimento do saber e uma análise das comunidades virtuais como um fenômeno social e biológico. Essas considerações são fundamentais para a melhor preparação do professor, a fim de atuar na área da informática na educação conforme os avanços tecnológicos.”


Educação Hoje – “Novas” Tecnologias, Pressões e Oportunidades

Pedro Demo – Editora Atlas – Brasil – 2009

“Livro indicado para cursos de pedagogia e de formação de professores em geral, tanto para introduzir a questão das "novas" tecnologias, quanto para alimentar processos de formação permanente. Contém subsídios para recriar a formação pedagógica, em particular para refazer o desafio das novas alfabetizações. Recomendado também para "pedagogias empresariais" e similares que se interessam por ambientes informais de aprendizagem.”


Práticas Pedagógicas e Uso da Tecnologia na Escola

Nilbo Ribeiro Siqueira – Editora Érica – Brasil – 2014

“Direcionado a profissionais que trabalham ou trabalharão com multimeios nas escolas, o livro apresenta algumas ferramentas com as quais o aluno pode criar, construir e interagir, de forma a ser ativo em seu processo de aprendizagem. Distingue as diferentes gerações e suas relações com a tecnologia e aborda as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e os objetos de aprendizagem disponíveis. Explica como gravar, editar e publicar vídeos na internet; como criar e administrar um blog, e como elaborar apresentações de slides para uso em sala de aula. Aborda a utilização das redes sociais e de ferramentas colaborativas e, por fim, a necessidade de capacitação dos professores para que aprendam a utilizar e incorporar as tecnologias.”


Tecnologia e Educação – As Mídias na Prática Docente

Wendel Freire (Org.) – Editora Wak – Brasil – 2008

“Novas tecnologias da informação e da comunicação, surgidas com a revolução pós-industrial, fizeram acelerar e crescer imensamente o fluxo comunicacional planetário. Nossos dias fartos de informação demandam cada vez mais à escola a seleção, a pesquisa e a maturação de toda abundância cotidiana.

Este livro busca refletir sobre o que tais adventos trazem à sociedade e apontar algumas possibilidades, que eles permitem ao processo de ensino e aprendizagem, e alguns caminhos para se chegar a uma escola mais dialógica e participativa, utilizando velhas e novas mídias.

Transbordar o esquema clássico de emissor-receptor, produzindo mensagens e conteúdos, significa sair da passividade espectadora para uma atitude protagonista. Esse movimento tem um enorme potencial pedagógico na construção da cidadania e do conhecimento.”


Educação e Novas Tecnologias – Um Repensar

Glaucia da Silva Brito, Ivonélia da Purificação – Editora IBPEX – Brasil – 2012

“Nesta obra, são abordados os alcances e os limites da tecnologia relacionada ao universo educacional, bem como a necessidade de redefinição das práticas pedagógicas a partir da inserção das novas tecnologias nas escolas.”


Sala de Aula Interativa

Marco Silva – Edições Loyola – Brasil – 2010 – 5ª edição

Este livro tem como principal objetivo operar um diagnóstico do modo como a escola está atualmente encarando o desafio dos novos meios, para traçar estratégias que possibilitem repensar a educação em um momento de generalização das tecnologias interativas.

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.