Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 13 - Música na Escola
27/01/2009
 
o

Orquestra dos Meninos

Janeiro de 1995. Um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, a 150 km de Recife, é sequestrado. Os policiais acreditam que o responsável é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa). Com a acusação o trabalho realizado até então com a comunidade carente da cidade corre o risco de desaparecer.

Assita ao trailler aqui.

Site Oficial: www.orquestradosmeninosofilme.com.br


Música do Coração

Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar às crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide por cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.

Assista ao trailler aqui.

Site Oficial: www.musicoftheheart.com


Mr. Holland - Adorável Professor

Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

Assita ao trailler aqui.


A voz do coração

Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.

Assista ao trailler aqui.


Ensinando Música Musicalmente

Keith Swanwick

Do educador musical Dr. Keith Swanwick, o livro é resultado de muitos anos de experiência em ensino e pesquisa em educação musical, e vem oferer uma série de fundamentos importantes para que o profissional da área possa desenvolver procedimentos didáticos e currículos que contemplem o poder mágico da música em todas as suas dimensões e possibilidades estéticas e criativas.


Como usar a música na sala de aula

Martins Ferreira

Esta abrangente obra de Martins Ferreira, foi desenvolvida com o intuito de capacitar o professor na utilização deste surpreendente veículo de comunicação que é a música. Com exercícios e muitos exemplos práticos, este livro serve como um guia para atividades com música desenvolvidas em todas as disciplinas. Da ópera às canções populares, de Beethoven à Waldick Soriano, o autor não teme em ousar, apresentando exemplos que envolvam todos os gêneros musicais para achar as melhores soluções direcionadas à cada área do conhecimento. Fundamental para professores e educadores que desejem trazer a criatividade e o prazer musical para a sala de aula, ampliando o horizonte de seus alunos e garantindo um aprendizado mais criativo e duradouro.

 


Escola Pode Ensinar as Alegrias da Música?

Georges Snyders

Vivemos uma mutação histórica no ensino da música: pela primeira vez, torna-se tecnicamente possível fazer os alunos ouvirem obras musicais em condições de quase perfeição.

A música é feita para ser bela e o belo existe para proporcionar alegria, a alegria estética. O ensino da música tem por objetivo levar os alunos a um contato feliz com as obras musicais, fazê-los viver uma experiência de alegria a partir delas.

As diferentes músicas podem contribuir para isto: é necessário levar a sério o rock e os outros gêneros apreciados pelos jovens, assim como é preciso incitá-los a exprimir e viver seus gostos sem culpas nem provocações.

O ensino da música é o mais desesperado, porque conta muito pouco para o futuro profissional e escolar dos alunos em seu conjunto. E é o mais carregado de esperança: o professor não tem de passar aos alunos o amor pela música, pois, sem dúvida, nenhuma geração de jovens viveu tão musicalmente como a de agora, cabe a ele "simplesmente" estabelecer a comunicação entre a música "deles" e as outras.

 


Musicalizando a Escola: Música, Conhecimento e Educação

Carlos Eduardo De Souza Campos Granja

Neste livro (originalmente Tese de Mestrado na USP), o autor nos mostra que a música pode auxiliar muito no aprendizado da matemática e da lógica, embora seja pouco utilizada nos programas escolares, pois é uma linguagem capaz de articular, ao mesmo tempo, as dimensões perceptiva e conceitual do conhecimento, uma vez que a prática musical envolve múltiplas inteligências (musical, lingüística, corporal, lógico-matemática, interpessoal, intrapessoal), favorecendo, inclusive, a convivência e a colaboração entre as pessoas e, propiciando, ainda, auto-conhecimento corporal e psicológico.


Ensino de Música na Escola Fundamental

Alicia Maria Almeida Loureiro

 

O livro busca analisar a situação do ensino de música na escola brasileira. A autora discorre sobre o sentido e o significado da educação musical, seus aspectos mais importantes, seu lugar no atual currículo do ensino fundamental, discutindo a formação pedagógica do educador musical e as possibilidades e os limites para a educação musical como disciplina. Suas pesquisas, de campo e bibliográfica, permitem-lhe comprovar a importância da música na formação da criança e do jovem. Para que a música cumpra o importante papel que lhe cabe na construção da cidadania, a autora defende que a sua (re)inserção no universo escolar seja pautada pelo seu entendimento como linguagem, com possibilidades de transformar, modificar e estabelecer uma nova concepção de homem, de sociedade e de mundo.

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.