Ana Maria Kaufman, Maria Helena Rodriguez – Editora Artmed – Brasil
As autoras propõem que se trabalhe de forma construtiva com os erros e que sejam criadas situações de contato, exploração e reflexão sobre a produção de textos que permitam aos alunos otimizar seu aprendizado, aproveitando ao máximo suas possibilidades.
Juracy Assmann Saraiva, Ernani Mügge e Cools – Editora Artmed - Brasil
Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental é um convite para a exploração de poemas e narrativas de autores renomados da literatura brasileira e internacional. Ele revitaliza a parceria centenária entre a literatura e a escola ao apresentar idéias inovadoras, testadas e aprovadas, capazes de mostrar que o texto em sala de aula pode, sim, formar leitores e concretizar as metas de ensino da língua portuguesa.
Ezequiel Theodoro da Silva– Editora Ática – Brasil
O autor alia a observação da prática do profissional de ensino à reflexão teórica para elaborar uma proposta de ensino que incentive a leitura.
Ezequiel Theodoro da Silva e Regina Zilbermann – Editora Ática – Brasil
Enfoque do fenômeno da leitura numa perspectiva interdisciplinar.
Ezequiel Theodoro da Silva – Editora Ática – Brasil
O autor aponta os caminhos para a formação de leitores no Brasil, saindo dos limites da discussão para chegar à realidade.
Paulo Freire – Editora Cortez – Brasil
O presente livro fala dos diferentes momentos em que o ato de ler ocorreu na vida do autor e como aconteceu. Também relata os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida em São Tomé e Príncipe.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!